Na Política

Biblia Online

22/05/17 | 09:38h (BSB)

Inscrições para o Prêmio Waldemar Lima

Foi lançado na noite de quinta-feira, 18, no Museu da Gente Sergipana, o edital do concurso “1 Minuto Cidadão”, que irá selecionar roteiros cinematográficos inéditos de curta metragem com os temas Corrupção, Transparência e Cidadania. Os participantes concorrerão ao Prêmio Waldemar Lima, em alusão ao fotógrafo cinematográfico sergipano que ficou famoso pela fotografia do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha. O vencedor em cada categoria também ganhará R$ 5 mil.


O edital será publicado no Diário Oficial do Estado e nos portais da Secretaria da Cultura e do Tribunal de Contas do Estado. As inscrições serão abertas na segunda-feira, 22, na Secretaria da Cultura, prosseguindo até o dia 3 de julho deste ano.

O concurso é promovido pelo TCE-SE, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e a Fundação Aperipê. "Nessa situação que vive hoje o país, onde a corrupção virou a regra, temos a obrigação de levarmos uma mensagem para a sociedade sobre esses temas tão atuais", comentou o conselheiro-presidente Clóvis Barbosa.


Na programação do lançamento houve a apresentação dos filmes "Um Dia na Rampa", de 1959, dirigido por Luis Paulino, e "Piano em Conserto", de 2011, de Iara Helena Magalhães, primeiro e último filmes conhecidos com fotografia assinada por Waldemar Lima. "É um sergipano de Aracaju, falecido dom 2012, que tem seu nome conhecido internacionalmente e merece esse reconhecimento", acrescentou Clóvis.


Irmão do homenageado, Osvaldo Cordeiro Santos esteve presente no lançamento do Prêmio: "É um resgate maravilhoso dos seus trabalhos, fiquei bastante emocionado e realmente maravilhado com essa homenagem", destacou.


Já a cineasta Iara Magalhães, de professora em Uberlândia, relembrou o convívio e os trabalhos desenvolvidos com Waldemar. "Tive a oportunidade de trabalhar com ele em duas frentes: no curso de cinema que coordenava em Uberlândia e quando fez a direção de fotografia do filme ‘Piano em Conserto’; foram experiências importantes porque ele parte do pressuposto de que todos nós somos iguais, que o cinema tem em si uma pedagogia por ser uma arte. Ele acreditava nisso, que todos nós somos capazes de criar”, disse ela.

Além do Prêmio Waldemar Lima e da quantia de R$ 5 mil, os três vencedores terão os trabalhos exibidos nas televisões públicas TV Aperipê, TV Alese e TV Câmara.


Da Ascom



23-07-2017
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter