Na Política

Biblia Online

17/11/16 | 14:27h (BSB)

Governo altera regime de tributação atacadista e recebe novos empreendimentos

A forte recessão pela qual o país passa tem refletido de forma determinante para a queda nos índices de geração de empregos observados em todo o país, principalmente no setor industrial. Na contramão dessas estatísticas, o Estado de Sergipe comemora a chegada de dois grandes investimentos no ramo de supermercados, que alavancou de forma surpreendente a performance do emprego no comércio local. Um dos fatores que contribuiu para isso foi a criação de um decreto, que vigora desde 2014, que reduziu a alíquota de ICMS para centros de distribuição. Somente no último mês de outubro, o Jomart Atacado, que tem origem na cidade de Arapiraca, no agreste alagoano, e o Assaí Atacadista, do grupo Pão de Açúcar, geraram em Sergipe mais de 200 empregos diretos, sem contar com outras centenas de novos postos de trabalho de forma indireta.

 

Inaugurada no último dia 05 de outubro, a primeira loja do Jomart Atacado, em Aracaju, conta com 12 check-outs e 2.500 m² de área de vendas, onde trabalham mais de 130 pessoas, além de gerar aproximadamente 360 empregos indiretos. Foram investidos mais de R$ 20 milhões. Localizada na Avenida Maranhão, na zona norte da capital sergipana, a mais nova unidade do Grupo Vieira trabalha com um mix de aproximadamente sete mil itens, tendo como objetivo oferecer um serviço diferenciado ao público sergipano.

 

Ocupando a posição de segunda maior rede de atacado do país, o Assaí Atacadista inaugurou em Aracaju, no último dia 20 de outubro, sua centésima loja, sendo a primeira de Sergipe. Presente em 15 Estados brasileiros, o grupo investiu R$ 40 milhões no empreendimento de quase 13 mil m² de área construída, sendo 5.300 m² de área de vendas, 386 vagas de estacionamento e 28 caixas. Localizada no bairro José Conrado de Araújo, a nova loja do Assaí Atacadista gerou 120 empregos diretos e outras centenas de novos postos de trabalho de forma indireta.

 

“A centésima loja do Assaí é um marco muito importante e, por isso, precisava ser registrada de uma forma única. Chegar a um novo Estado e a uma nova capital é a maneira ideal de registrar esse momento especial. É um número pelo qual trabalhamos muito e representa a força da nossa expansão, que teve início em 2012, com apenas 14 lojas no Estado de São Paulo. Hoje, o Assaí está presente em todas as regiões do País, o que nos deixa muito satisfeitos e com o anseio de crescer sempre mais”, afirma Belmiro Gomes, Presidente do Assaí Atacadista. A rede apresenta um crescimento de 200% nos últimos quatro anos e, em 2016, passou a ser o formato de negócio com maior participação dentro do segmento de varejo alimentar do GPA, com 37%, ultrapassando os hipermercados.

 

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Chico Dantas, a chegada de grandes empresas atacadistas a Sergipe pode ser melhor observada desde 2014, quando o setor recebeu um grande incentivo do Governo do Estado. “Graças ao Decreto nº 29.911, de 14/11/2014, criado pelo governador Jackson Barreto, foi possível incluir os produtos do comércio atacadista no mecanismo de Substituição Tributária, com redução de alíquota do ICMS para a criação de Centros de Distribuição que adquirirem mercadorias para venda a outras unidades da federação”, destacou, ao citar os índices reduzidos, de 12% para 1%, de 17% e 25% para 3%, e de 19% e 27% para 5%.

 

De acordo com o secretário, com isso os Centros de Distribuição passaram a ter um atrativo maior para se estabelecerem em Sergipe, além da localização estratégica favorável - entre os maiores mercados da região Nordeste, Bahia e Pernambuco. “Isso fez com que eles possam se instalar aqui e atender todo esse mercado regional”, ressaltou.

 

Da Sedetec 



26-03-2017
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter