Na Política

Biblia Online

29/08/16 | 08:37h (BSB)

TCE analisará qualidade do asfalto utilizado em SE

O Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) estuda a viabilidade de aquisição de um equipamento voltado a verificar, em tempo real, se o asfalto utilizado nas obras realizadas em Sergipe está de acordo com as normas técnicas e os respectivos projetos.
 
 
A novidade foi divulgada pelo conselheiro-presidente Clóvis Barbosa, que já na próxima semana enviará técnicos da Corte para conhecer as instalações do laboratório do TCE do Distrito Federal (TC/DF).
 
 
"Nossa ideia é poder atuar no momento em que a obra está sendo realizada, para acompanhá-la e assim determinar que as empresas contratadas façam a correção dos possíveis erros encontrados antes do pagamento e evitar prejuízos aos cofres públicos", explicou o conselheiro. 
 
 
Ainda conforme Clóvis Barbosa, o equipamento é capaz de mostrar, por exemplo, os índices de compactação, o traço do asfalto (mistura de componentes), e o percentual de ligante existente no pavimento (material que dá liga que une todas as outras substâncias que compõem a massa asfáltica). "Tudo isso na hora em que a obra está sendo feita", complementou.
 
 
Por meio da novidade, os técnicos do TCE poderão retirar amostras do asfalto e colocar no equipamento, para avaliar itens como umidade, compactação, durabilidade e coesão do pavimento.  As medidas vão ajudar os analistas a definir se o produto aplicado nas vias está de acordo com as especificações do edital.
 
 
Da ascom



27-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter