Na Política

Biblia Online

05/08/16 | 16:15h (BSB)

Impasse no DEM acaba e João é candidato com Jailton Santana de vice

"Eu entendi que política não se faz só com um indivíduo... Tinha que preservar a harmonia dos partidos", diz João

*Notícia atualizada às 18h50

Por Raissa Cruz

 

O imbróglio sobre a definição do prefeito de Aracaju João Alves Filho (DEM) candidatar-se ou não à reeleição e a escolha do seu vice na chapa finalmente acabou na tarde desta sexta-feira, 5 - último dia para a realização das convenções partidárias de acordo com o calendário eleitoral. Desistindo da sua desistência anunciada na noite de ontem em reunião com democratas e demais aliados, João decidiu disputar as eleições e apresentou como vice o vereador e radialista Jailton Santana (PSDB).

 

"Eu entendi que política não se faz só com um indivíduo. Eu tinha o direito de ser ou não candidato, mas tinha que preservar a harmonia dos partidos, e isso foi feito como muita discussão, o que também é normal", considerou João Alves.  

 

João havia alegado estar com a saúde fragilizada e por isso recuaria do pleito. O próprio Jailton chegou a reprisar para a imprensa as palavras de João na reunião com os vereadores, mas, após consecutivas reuniões com os vereadores da bancada, que alegaram estar prejudicados quanto a legenda na falta de sua candidatura, João mudou de ideia.

 

"Foi um pedido dos vereadores e demais aliados que o prefeito concorresse à reeleição, e nós aceitamos o desafio junto com esse bloco que compõe essa aliança", disse o vereador Jailton à imprensa. Por sua vez, João sustentou: "o PSDB indicou e eu aceitei com prazer, é um vereador muito ativo e guerreiro".

 

Mais cedo João Alves Filho teria feito o convite ao vereador Manoel Marcos, antigo colega partidário do DEM e atualmente PSDB, que acabou não aceitando. De igual modo, o deputado Robson Viana (PEN), que era um dos nomes cotados para essa vaga, com a especulação de que o governador Jackson Barreto (PMDB) podia estar por trás disso, também agradeceu a referência do nome e manteve o compromisso de apoiar João mesmo fora da disputa.

 

De fato, a repercussão da gravação de uma conversa informal do vice-prefeito José Carlos Machado, líder tucano no estado, falando contra a “equipe de João” acabou ferindo sua relação com o prefeito que desde ontem já descartava o nome de Machado para vice.

 

A coligação para chapa proporcional será formada por DEM, PEN, PSDB, PPS e PHS.  

 

Do Portal NaPolítica 



26-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter