Na Política

Biblia Online

23/05/16 | 16:02h (BSB)

Amorim e deputados debatem com o TCE situação crítica da Fundação Hospitalar de Saúde

TCE aponta dívida de R$ 300 milhões da Fundação com fornecedores

A "situação de quase falência da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS)" foi discutida pelo senador Eduardo Amorim, pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Clóvis Barbosa, e pelos deputados estaduais Antônio dos Santos e Geogeo Passos nesta segunda-feira, dia 23. Na reunião, alguns dados das inspeções realizadas pela Corte foram apresentados e toda a documentação será analisada pelos parlamentares. O senador Eduardo Amorim levou ofício protocolado para obter acesso aos documentos do tribunal e ficar a par da atual situação da Fundação.

 

“Precisamos de mais transparência nessa gestão. São mais de seis mil pessoas que trabalham na Fundação. Se essa instituição "quebrar" para onde irão esses funcionários? A crise está presente e mais pessoas ficarão sem emprego. A população perde ainda mais qualidade na Saúde Pública. Recebemos várias denúncias. É uma questão de vida ou morte. É lamentável que uma gestão tenha deixado chegar a tal ponto de irregularidades”, disse o senador.

 

O presidente Clóvis Barbosa apontou alguns dados contidos nos relatórios das inspeções feitas. “Realizamos inspeção em duas partes. Muitas irregularidades foram encontradas. São médicos que respondem a processo criminal na esfera federal e estadual. Da receita da Fundação, 83% era usado com quadro pessoal e apenas 17% para o restante. Na fase da fiscalização de contratos, foram constatadas ainda mais irregularidades nas licitações e contratos. Há uma dívida com fornecedores da ordem de R$ 300 milhões. Um valor impagável”, apontou Barbosa.

 

Os parlamentares vão analisar o documento de inspeção da Corte e marcarão audiência com o Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual. “Depois de ouvirmos as instituições vamos procurar as soluções. Começamos pelo Tribunal de Contas do Estado e procuraremos as outras para termos mais orientações”, disse o senador Eduardo Amorim.



25-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter