Na Política

Biblia Online

08/10/15 | 07:49h (BSB)

Balança comercial de Sergipe registra superávit pelo segundo mês consecutivo

Incentivado pelas recentes mudanças no câmbio do dólar, Sergipe, pelo segundo mês consecutivo, fecha com saldo positivo, de US$ 3,10 milhões, a balança comercial. As informações são passadas pela equipe do Observatório de Sergipe, na publicação Radar do Comércio Exterior, que é divulgada mensalmente pela equipe e que tem como base informações da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC/SECEX) .


De acordo com o levantamento as exportações cresceram 8,3% em relação ao mês anterior, e as importações 13,5%. No acumulado do ano, o saldo foi negativo em US$ 98,62 milhões, com acréscimo de 11,84% nas exportações e queda de 15,8% nas importações, comparado ao mesmo período do ano anterior.


“Acompanhar a evolução do comércio exterior sergipano é um importante meio para vermos o desempenho e perspectivas da economia local. Por exemplo, a recente valorização do dólar está favorecendo o aumento da exportação de alguns produtos fabricados em Sergipe, como sucos de laranja e calçados. Esta oportunidade deve ser aproveitada por estas cadeias produtivas”, destaca o coordenador do Observatório, Ciro Brasil.

 

O levantamento aponta ainda que no comparativo entre setembro de 2014 e setembro de 2015, as exportações subiram 140,7% e as importações reduziram em 49,6%. Vale destacar que os principais produtos exportados foram sucos e óleos de laranja. Já as importações, concentraram-se principalmente em insumos químicos para fertilizantes.


Sobre o Radar

O “Radar” é uma série de publicações que medem indicadores econômicos do estado, seja nas áreas de emprego, comércio, entre outras. No caso do Radar Comércio Exterior, o Observatório de Sergipe analisa mensalmente dados referentes a transações comerciais ocorridas na economia sergipana. “O intuito do Radar Comércio Exterior é que, em apenas uma página, o leitor consiga ter uma boa visão sobre o assunto. Analisamos a performance da balança comercial com o mês e o ano anterior, além de elencarmos os principais produtos, empresas e países envolvidos nas transações”, completa Ciro Brasil.


Da ASN



27-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter