Na Política

Biblia Online

25/08/15 | 12:18h (BSB)

Samuel: “Temos 2400 encarcerados para 10 agentes penitenciários”

Deputado aponta alternativas para o sistema presidiário

Do Portal

O deputado estadual Capitão Samuel (PSL) denunciou mais uma vez a superlotação nos presídios sergipanos. Segundo o líder da oposição, o Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copecan) atende o dobro da sua capacidade.


“A lotação do Copecan, está no dobro da capacidade, temos 2400 encarcerados, para 10 agentes penitenciários. Então é óbvio que isso é perigoso e o mais contraditório é que, o Estado que faz isso, é o mesmo que paga 41 agentes para tomar conta de 400 presos, isso é desproporcional. Nós temos agentes de menos, unidades de menos e presos demais”, alertou Samuel.


Como alternativa, o deputado estadual apontou que Sergipe adote o sistema do Juiz de Custódia, já aplicado em 10 estados brasileiros. O sistema foi criando pelo Conselho Nacional de Justiça com o objetivo de agilizar os processos judiciais e reduzir a lotação do sistema carcerário.

“Temos muitos presos que estão há mais tempo do que precisavam nas cadeias e outros que não precisavam nem ser presos, apenas pagar fiança ou cumprir a pena em regime aberto. O juiz de custódia, juntamente com a polícia, iria adiantar todo o processo e decidir qual ação deve ser tomada para cada tipo de delito, ainda na delegacia, sem precisar que o indivíduo seja preso e fique anos esperando uma posição do judiciário e do Estado. São ações que não iam custar caro do governo estadual e iriam ajudar muito”, ressaltou o Capitão Samuel.

Da redação



26-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter