Na Política

Biblia Online

28/07/15 | 07:47h (BSB)

João Daniel apela ao governo federal conclusão da duplicação da BR-101 no trecho norte em SE

O deputado federal fez um apelo ao governo federal, através do Ministério dos Transportes e Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), no sentido de que sejam tomadas providências para a conclusão da obra de duplicação do trecho norte da BR-101, no sentido Sergipe/Alagoas. Segundo ele, são 98 quilômetros da rodovia federal em Sergipe e a obra se arrasta há muitos anos. “Nós acompanhamos esta obra e sabemos a importância e a necessidade do término dessa BR, compromisso do governo federal. Eu espero que o DNIT e o Ministério dos Transportes vejam isso com atenção”, disse.


Em reunião realizada com a direção do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada, Montagem e Manutenção de Sergipe (Sintepav/SE), o deputado João Daniel ouviu relatos das dificuldades pelas quais vêm passando os trabalhadores desse segmento, sobretudo no que diz respeito ao grande número de demissões nos últimos meses, além do elevado risco de acidentes em razão da precariedade da sinalização nos trechos onde as obras estão sendo interrompidas.


As obras de duplicação no trecho Norte, que liga Aracaju ao município de Propriá, na divisa com o Estado de Alagoas, estão paralisadas em vários pontos, com desdobramentos diretos em relação às demissões de trabalhadores. Segundo foi informado pela direção do Sintepav, já foram homologadas mais de mil rescisões no ano de 2015. “E note-se que, no caso das demissões de trabalhadores com tempo de carteira assinada inferior a um ano, que são a grande maioria, não é obrigatória a homologação pelo sindicato”, observou.


Para João Daniel, outro aspecto preocupante é o fato de que muitos trabalhadores estão sendo induzidos pelas empresas a aceitar receber as verbas rescisórias de forma parcelada, o que se constitui numa ilegalidade. “E algumas empreiteiras chegam a abandonar as obras sem pagar os direitos trabalhistas, ou mesmo recorrem à recuperação judicial, com grande prejuízo para os trabalhadores”, completou.

O deputado manifestou seu apoio aos trabalhadores do segmento e ao Sintepav, que está buscando alternativas para garantir os empregos e a dignidade dos trabalhadores. “Nossa solidariedade aos companheiros operários da construção pesada de Sergipe. Temos certeza que o governo federal está sensível às reivindicações e viabilizará a retomada das obras com a necessária brevidade”, acrescentou João Daniel.


Da Ascom



26-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter