Na Política

Biblia Online

24/03/15 | 12:09h (BSB)

João Alves participa de Workshop sobre as experiências Britânicas em PPPs

Em parceria com a Embaixada Britânica do Brasil, a London School of Economics (LSE Enterprise), a Prefeitura Municipal de Aracaju realizou nesta segunda-feira, 23, o Workshop "Experiências Britânicas e Brasileiras em Parcerias Público-Privadas (PPPs) de Infraestrutura Social". O prefeito João Alves Filho abriu o evento no auditório no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, que apresenta cases de sucesso das PPPs no Reino Unido e como podem ser aplicados nos projetos que estão sendo desenvolvidos pela Administração Municipal. Além disso, também estão sendo discutidas propostas de como a parceria com empresas do setor privado pode colaborar, de forma eficiente, na operação de serviços que prezem por melhorar a qualidade de vida do aracajuano.


Aracaju é a primeira cidade a sediar o evento, com o apoio oficial do Consulado Britânico. No workshop promovido pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), foram apresentadas as experiências britânicas em PPPs aplicadas à Saúde, Iluminação Pública, além dos conceitos e de como estruturar uma Unidade de Parceria Público-Privada.


O Reino Unido é reconhecidamente pioneiro internacional na aplicabilidade de PPPs, com aproximadamente três décadas de experiência no assunto. Em 2014, o prefeito João Alves Filho esteve em Londres, Inglaterra, a convite da Embaixada Britânica, participando da missão técnica "Aperfeiçoando as Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Brasil".


De acordo com o prefeito, este é um evento muito importante, pois mostra o êxito de outro país na união de capital público e privado. "Fui à Inglaterra e conheci o processo de financiamento que foi aperfeiçoado no Reino Unido. Naquela época, o país estava em crise e hoje tem um endividamento baixíssimo, exatamente pelo uso adequado das PPPs. A viagem foi extremamente positiva e pude conhecer a utilização das Parcerias Público-Privadas em várias áreas, como na saúde, infraestrutura e outras. O país passa por grandes dificuldades e essa é uma alternativa que não podemos deixar de aproveitar", explicou o prefeito, destacando que essa é uma oportunidade para tirar dúvidas e avançar em alguns projetos já existentes.


De acordo com o secretário do Planejamento Orçamento e Gestão, Igor Albuquerque, a Prefeitura Municipal já tem projetos em andamento que serão desenvolvidos em parcerias com o setor privado. "As PPPs deixaram de ser o futuro da Administração Pública, hoje elas são o presente de qualquer gestão moderna e eficaz no atendimento das demandas da população. Por isso, no dia 19 de março foi instalado o Conselho Gestor do Programa Municipal de PPPs , para que os projetos prioritários da Prefeitura sejam desenvolvidos ainda esse ano, incluindo áreas como a iluminação pública, construção de manutenção do edifício Garagem no Centro de Aracaju e a Gestão e Manutenção dos Mercados Centrais", esclareceu.

Representando o governador de Sergipe, que não pôde comparecer, o secretário João Augusto Gama, da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), enfatizou a importância do evento que a Prefeitura de Aracaju está realizando. "Vim participar do Workshop por entender que esse evento é muito importante por se tratar da modernidade dos governos. Estamos num momento particularmente difícil da economia brasileira e é preciso procurar parcerias com a iniciativa privada, para que haja a fusão com os Governos preenchendo determinadas lacunas que as Gestões Públicas não podem atender", afirmou.


Da PMA



26-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter