A mobilidade dos usuários do transporte dentro dos ônibus é um direito que rende comodidade aos passageiros e ainda contribui para agilidade do sistema. Foi pensando nisso que as empresas do transporte coletivo estarão lançando uma Campanha Educativa, que se iniciará no próximo dia 03 de março, para o incentivo ao uso da catraca de ônibus, não só aos passageiros pagantes, mas, em especial, àqueles que dispõem do direito à gratuidade, e muitas vezes ocupam apenas a parte dianteira do veículo.
O setor implantou nos últimos anos o sistema de bilhetagem eletrônica Finger (identificação biométrica), que junto com cartão de recarga Mais Aracaju dá acessibilidade ao passageiro para transitar por todo o veículo. Entre os tipos de cartões Mais Aracaju há o Cartão Gratuidade, para recepcionar os idosos, as pessoas com deficiência, e os prestadores de serviços públicos que dispõem de gratuidade regulamentada, como policiais, oficiais de justiça e carteiros. O sistema do transporte aponta que, atualmente, mais de 39 mil destes cartões circulam na Grande Aracaju. No entanto, ainda presenciamos o acumulo de pessoas na parte dianteira do veículo ou se arriscando entrar pelas portas de desembarque, mesmo diante de total proibição.
Passando pela catraca o passageiro dá fluidez no local de entrada de outras pessoas no ônibus e, principalmente, libera o espaço que é reservado exclusivamente às gestantes e pessoas obesos ou com pouca capacidade de mobilidade. Assim, essa Campanha Educativa, organizada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), em parcerias com Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e as entidades representativas das categorias que utilizam a gratuidade, estará conscientizando o passageiro sobre os benefícios à mobilidade do transporte coletivo que o uso da bilhetagem eletrônica proporciona. A campanha orientará sobre a documentação de identificação necessária para fazer uso da gratuidade, bem como auxiliará os passageiros que estiverem com dificuldades para o uso do sistema de identificação biométrica ou do Cartão Mais Aracaju.
Nesta quinta-feira, 26, às 7h30, o Setransp e a AracajuCard, empresa que administra a bilhetagem eletrônica do transporte coletivo, estarão concedendo entrevista coletiva à imprensa para divulgar maiores detalhes sobre a campanha educativa.
Da Ascom
saiba mais
-
16/04 - 21:16 - Setransp prorroga inscrições do XI Prêmio de Jornalismo para o dia 20 de abril
23/12 - 07:43 - Setor do transporte coletivo abre área de vivência para trabalhadores
24/07 - 19:41 - Deso: falta de água em alguns bairros de Aracaju
03/07 - 05:35 - População de povoados na Grande Aracaju pode ficar sem ônibus
25/06 - 07:17 - Huse registra 18 vítimas de queimaduras na véspera do São João
29/01 - 12:12 - Nota sobre explosão de veículo no Centro
10/01 - 06:52 - Facebook do Capitão Samuel é invadido
01/12 - 11:03 - Av. Ivo do Prado: obra deixará trânsito em meia pista a partir do dia 4
20/10 - 08:37 - Café do Setransp com jornalistas destaca prioridade para o coletivo
25/09 - 09:46 - Prefeitura envia Plano de Saneamento Básico