Na Política

Biblia Online

31/10/14 | 09:16h (BSB)

Dr. Emerson afirma que mamografia é um direito de todas as mulheres

O câncer de mama já tirou a vida de muitas mulheres, durante esse mês o tema esteve em evidência, graças ao Outubro Rosa, que tem como objetivo principal incentivar às mulheres a realizarem a mamografia. Na manhã desta quinta-feira, 30/10, o vereador Dr. Emerson (PT), ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para abordar a importância do diagnóstico precoce dessa doença.


“Estamos finalizando o Outubro Rosa e temos uma Lei Municipal, de minha autoria, que envolve a Prefeitura na dedicação para que seja intensificado o chamamento dos cuidados em relação ao câncer da mama”, ressalta o vereador.


Segundo Dr. Emerson, é preciso alertar as mulheres, informá-las em relação ao câncer de mama. “Esse câncer tem eliminado vidas em nosso País e no mundo inteiro. A gente precisa cada vez mais chamar a atenção para a grande possibilidade que é a prevenção, durante algum tempo se estimulou muito o autoexame das mamas, hoje nos temos sensibilidade muito grande através da mamografia. E o que a gente tem que fazer é garantir a grande maioria da população, as mulheres deste País, deste Estado e desta cidade, que tenham acesso à mamografia”, enfatiza Dr. Emerson.


Ele recomenda que as mulheres façam os exames a partir dos 40 anos, mas há casos em que o exame deve ser feito antes disso. “Aquelas mulheres que têm casos na família, dois casos, três casos de câncer de mama, devem prioritariamente começar o exame mais cedo, por volta dos 30 anos de idade”, orienta Dr. Emerson.


Segundo ele, essas mulheres têm que fazer a mamografia associada a ultrassom. “Existe o problema da sensibilidade do exame, nas mulheres mais jovens a densidade das mamas dificulta a sensibilidade da metodologia da mamografia, então muitas vezes precisa está associando mamografia com ultrassonografia”, ressalta Dr. Emerson.


Diagnóstico Precoce


O vereador Dr. Emerson enfatiza a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “É importante esse alerta, porque a possibilidade de sobrevida depende do momento que se faz esse diagnóstico, da precocidade do diagnóstico. É preciso que a gente tire a cultura do medo, as mulheres que têm medo de fazer o exame, que evitam fazer o exame, não é recomendável mais que se acredite na questão do autoexame”, destaca o vereador.


De acordo com ele, quando a mulher detecta o nódulo ao realizar o autoexame muitas vezes esse tumor já pode está numa fase que ultrapassa o estágio um da lesão. “É importante que se faça o diagnóstico de câncer da mama em estágio um, porque assim a possibilidade de resolução, de sobrevida é muito grande. Essa é a grande mensagem que fica neste mês de outubro, para que as mulheres façam cada vez mais os seus exames com regularidade. Nós temos uma dificuldade do acesso à mamografia na Rede Pública, é preciso garantir esse acesso, porque é o grande exame hoje que a gente faz com possibilidade de detectar o câncer de mama num momento bem inicial”, argumenta Dr. Emerson.

O vereador afirma que todas as mulheres tem o direito de fazer a mamografia com regularidade, que isso seja feito pelo menos uma vez por ano. “É fundamental que se faça isso para garantir a saúde da mulher. É mportante que as pessoas procurem os aparelhos que tem uma frequência maior, então quando a pessoa for fazer a mamografia é bom sempre procurar saber qual é a frequência do aparelho, se é monografia digital, porque os aparelhos acima de 8,0 megaHertz é que vão ter condições de fazer um exame com muito mais qualidade e com uma maior possibilidade de detecção das lesões precoce”, explica Dr. Emerson.


Da Ascom



26-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter