Na Política

Biblia Online

29/10/14 | 11:55h (BSB)

Almir Santana é homenageado pelo Ministério da Saúde

O gerente do programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Almir Santana, recebeu uma homenagem do Ministério da Saúde (MS) durante a 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), em Brasília. A mostra teve início nesta terça, 28, e segue até a próxima sexta-feira, 31. A solenidade para entrega da homenagem contou com a participação do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e do secretário de Vigilância em Saúde do MS, Jarbas Barbosa.

 

A homenagem é um reconhecimento aos profissionais que desenvolveram ações de epidemiologia, controle e prevenção de doenças. Almir Santana, que também é médico com especialização em Saúde Pública, desenvolveu ações inovadoras a exemplo das campanhas de prevenção regionalizadas no Brasil. Criou o Camisildo, a Unidade Móvel Fique Sabendo e o programa de prevenção da Sífilis Congênita em parceria com a Igreja Católica. Além disso, Almir Santana integra grupos de trabalho na área de comunicação do departamento Nacional DST/AIDS e Hepatites Virais.

 

O Camisildo é o único carro em forma de camisinha existente no Brasil e é utilizado em grandes eventos para distribuir preservativos femininos e masculinos, além de chamar a atenção das pessoas para a importância do uso nas relações sexuais. A Unidade Móvel Fique Sabendo, por sua vez, é um pioneirismo de Sergipe. Trata-se de um veículo adaptado que leva gratuitamente os Testes Rápidos para detecção em até 20 minutos do HIV e da Sífilis para os locais mais distantes, de difícil acesso e com aglomeração de pessoas (feiras livres, festas populares, entre outros). A Unidade Móvel foi destaque na Copa do Mundo de 2014 e esteve em Salvador (uma das cidades-sede) a convite do Unaids.

 

Já a parceria com a Igreja Católica, também pioneira no país, consiste na realização de palestras sobre a Sífilis Congênita para os fiéis após as missas dominicais. “É uma honra ser reconhecido oficialmente pelo Ministério da Saúde pelo trabalho que estamos desenvolvendo, pois as pessoas que recebem essa homenagem são cientistas e grandes sanitaristas do país. Quero compartilhar essa homenagem com minha família, amigos, equipe e colegas da Secretaria de Estado da Saúde e, em especial, com a atual gestão da SES. Sou motivado pela secretária Joélia Silva Santos, que sempre facilita o desenvolvimento do trabalho da Gerência Estadual DST/AIDS. Meu muito obrigado para todos”, agradeceu Almir Santana.

 

A secretária Joélia Silva Santos parabenizou o médico Almir Santana pela homenagem. “Quero parabenizar o companheiro Dr. Almir Santana por todo esse comprometimento e doação em prol das pessoas vivendo com HIV/AIDS. A sua maneira de atuar faz a diferença. Obrigada por compartilhar conosco e com sua equipe de trabalho a grandeza do seu convívio e dessa homenagem mais do que merecida”, disse.

 

O profissional

Almir Santana é médico formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1981 e desde 1982 leciona Biologia. Foi o primeiro médico sergipano a atender pacientes com HIV/AIDS há 28 anos. Em 1987 se tornou gerente do programa Estadual DST/AIDS, onde até hoje milita em prol do respeito pelos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e pela prevenção. Ele ainda faz consultoria sobre prevenção em diversos estados brasileiros para o SESI e assessorou o Ministério da Saúde na área de prevenção.

 

Essa não foi a primeira homenagem recebida pelo médico. Entre as várias outras estão: Prêmio AIDS Responsabilidade Social, Medalha Tiradentes, Troféu Imprensa, Comenda Aperipê, Prêmio Brasil de Medicina, Médico do Ano (SESI Nacional), Troféu Augusto Franco e o Prêmio Gente Que Faz, da Rede Globo.

 

Da ASN



27-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter