Souza: sempre firme na luta, destacam os amigos
*Notícia atualizada
Por Raissa Cruz
Diversos sindicalistas expressaram seu lamento pelo falecimento, aos 56 anos, do presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, José Souza, que atuava no sindicalismo desde os anos 80. Souza estava em Fortaleza na expectativa de participar de uma reunião para assinatura do acordo coletivo da categoria no BNB, quando foi encontrado morto em um quarto de hotel, na tarde desta terça-feira, 21.
A presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe (Seese), Shirley Marshal, disse que Souza sempre foi um parceiro dos demais sindicatos. “Souza sempre esteve conosco. Um parceiro de todas as horas... A Enfermagem é grata a Souza, a família Seese é grata a Souza, e eu sou muito grata a ele. Uma pessoa simples, companheira, alegre. Ele me ensinou muita coisa. O admirava muito. Um guerreiro. Partiu, inclusive, num momento em que lutava por suas bandeiras, nossas bandeiras, bandeiras do trabalhador”, frisou a enfermeira, em publicação em sua rede social.
O Sindicato dos Jornalistas emitiu nota à imprensa, em nome da categoria, para manifestar seu pesar pelo falecimento de Souza, e dedicar votos de consolo, em especial, à jornalista Niuria Belfort, sua esposa. “O presidente do Sindijor-SE, seus diretores e toda a classe jornalística solidarizam-se com os familiares, amigos e toda a categoria bancária neste momento de profunda dor. Ao mesmo tempo, reconhece que o sindicalismo sergipano perde um dos seus maiores símbolos de luta, coragem e determinação. Souza, carinhosamente chamado assim por todos, deixa um grande legado a ser seguido pelas novas gerações de líderes sindicais: dedicação, diálogo, determinação e amor à profissão. Um trabalho em defesa da classe trabalhadora que ficará eternizado na história”, ressalta a nota.
Um dos diretores do Sindicato dos Bancários, Adilson Cruz (pai da jornalista que assina esse texto), comentou que os colegas bancários estão muito sentidos com a notícia. "O fato nos pegou de surpresa, e a dor é como de quem perde um familiar muito próximo. Porque Souza era o nosso grande representante. Um parceiro, sempre firme na luta em defesa da nossa categoria e do povo em geral. Ficam agora as lembranças dos longos anos do nosso amigo entre nós, e a perda irreparável”.
O presidente do Sindicato dos Radialistas, Fernando Cabral, também expressou seu pesar. “Ele sempre esteve presente na luta do Sindicato dos Radialistas de Sergipe. Que Deus conforte o coração da companheira jornalista Niura Belfort e dos seus dois filhos. Souza, um guerrilheiro na defesa dos operários sergipanos e brasileiros, vá em paz grande camarada”.
Dirigentes da Central dos Trabalhadores Brasileiros (CTB), do SEEB/SE, na sequencia, Edval Góes, Ivânia Pereira e Adilson Azevedo, foram com familiares de Souza a Fortaleza, de onde devem enviar notícias sobre o horário e local do velório e sepultamento, até o momento não confirmados.
Da redação NaPolítica.com
Foto: Dea Jacobina/SEEB
saiba mais
-
16/04 - 21:16 - Setransp prorroga inscrições do XI Prêmio de Jornalismo para o dia 20 de abril
23/12 - 07:43 - Setor do transporte coletivo abre área de vivência para trabalhadores
24/07 - 19:41 - Deso: falta de água em alguns bairros de Aracaju
03/07 - 05:35 - População de povoados na Grande Aracaju pode ficar sem ônibus
25/06 - 07:17 - Huse registra 18 vítimas de queimaduras na véspera do São João
29/01 - 12:12 - Nota sobre explosão de veículo no Centro
10/01 - 06:52 - Facebook do Capitão Samuel é invadido
01/12 - 11:03 - Av. Ivo do Prado: obra deixará trânsito em meia pista a partir do dia 4
20/10 - 08:37 - Café do Setransp com jornalistas destaca prioridade para o coletivo
25/09 - 09:46 - Prefeitura envia Plano de Saneamento Básico