Na Política

Biblia Online

31/08/14 | 20:45h (BSB)

FENAJ e OAB querem audiência com presidente do STF para tratar do caso Cristian Góes

O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Celso Schroder, e a Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR-SE) participaram de uma audiência, nesta sexta-feira (29), com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SE), Carlos Augusto, e com o ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Cézar Brito.

 

Na reunião com os representantes da OAB, os jornalistas discutiram sobre processos judiciais contra jornalistas sergipanos, PEC dos Jornalistas, federalização de crimes contra jornalistas e, principalmente, a condenação do jornalista Cristian Góes, ex-presidente do SINDIJOR.

 

O presidente da FENAJ agradeceu o apoio da OAB nos principais projetos de interesse dos jornalistas e pediu o apoio da entidade no caso Cristian Góes. “A OAB sempre foi nossa parceira nos principais projetos encaminhados pela FENAJ, como o Conselho Federal de Jornalismo, o projeto que federaliza os crimes contra jornalistas e, mais recentemente, a PEC do Diploma, que teve sua constitucionalidade declarada pelo Conselho Federal da OAB. Portanto, é uma entidade parceira das lutas dos jornalistas. Com esse reconhecimento nós queremos também o apoio da entidade na luta para que o STF reanalise o caso do Cristian Góes. É inaceitável que um jornalista seja condenado à prisão em plena democracia, isso nos remete ao tempo da ditadura, o que é péssimo para a democracia e a sociedade”, protesta.

 

Para o presidente do SINDIJOR, Paulo Sousa, a condenação imposta a Cristian Góes ataca não apenas o jornalista, mas toda a categoria. Ele e o presidente da FENAJ articularam junto à OAB uma audiência com o presidente do STF para tratar do assunto. “O caso do companheiro Cristian Góes é uma afronta à democracia e à liberdade de expressão. Preocupado com o desenrolar deste processo, o SINDIJOR trouxe o presidente da FENAJ para discutir este caso com a OAB. A FENAJ e a OAB decidiram buscar uma audiência com o presidente do Supremo Tribunal para apresentar a preocupação das duas entidades e, com isso, tentar sensibilizar os ministros da corte. O SINDIJOR continuará dando uma atenção especial a este caso que representa um ataque a liberdade de imprensa”, defende Paulo, compartilhado pelo vice-presidente e secretário geral do sindicato, Edmilson Brito.

 

“A visita do presidente da FENAJ ao nosso Estado foi muito importante, por que além de estreitarmos os laços de amizade e parceria com a nossa Federação Nacional, também pudemos ter o compromisso dela em pautas que o SINDIJOR defende, sendo o caso do companheiro Cristian Góes uma delas”, reconhece.

 

O ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Cézar Brito, destacou a importância da parceria entre as duas entidades para o fortalecimento da democracia e da sociedade, além de ressaltar sua preocupação em torno do caso Cristian Góes. “A OAB é uma grande parceira da FENAJ, sempre estiveram juntas desde a época da democratização do País, onde a Federação Nacional dos Jornalistas deu uma grande contribuição para o Brasil. A FENAJ teve uma participação muito importante nesse processo. A OAB sempre esteve defendendo as causas dos jornalistas desde a criação do Conselho de Jornalismo até a PEC dos Jornalistas, que foi aprovada pelo plenário do Conselho Federal da Ordem. Portanto, a OAB não poderia deixar de apreciar este caso do Cristian, que me parece preocupante do ponto de vista da liberdade de expressão. Acho que é importante solicitarmos uma audiência com o presidente do Supremo, para tratarmos desse assunto. O ministro Ricardo Lewandowski é um magistrado que tem defendido a liberdade das pessoas se expressarem, tem sido um juiz compreensível quanto à liberdade de imprensa”, observa.

 

O presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe, Carlos Augusto, que também defendeu maior atenção ao caso Cristian Góes e aos processos contra jornalistas em Sergipe, ressaltou a importante parceria com o SINDIJOR. “O caso do Cristian Góes é realmente algo que nos preocupa, pois está em jogo, pelo que nos parece, a liberdade de expressão. Tanto o dele como os casos de tentativa de ameaça contra a atividade jornalística em Sergipe. A liberdade de imprensa é algo consagrado em nossa Constituição e deve ser respeitada. A Constituição garante ao jornalista essa liberdade, diga-se de passagem, conseguida com muita luta e sacrifício. Por isso, é muito importante essa visita da FENAJ e do SINDIJOR a nossa entidade. Aliás, estamos numa parceria muito boa com o SINDIJOR. Ano que vem estaremos lançando o Prêmio OAB de Jornalismo, atendendo aí a sugestão do presidente do sindicato, além da organização de um encontro que teremos com os candidatos a governador, uma espécie de debate que o SINDIJOR e a OAB estão organizando. Sendo assim, não poderíamos deixar de atender o pleito da categoria dos jornalistas”, salienta.

 

Os representantes da OAB e da FENAJ decidiram que na próxima semana se reunirão em Brasília para solicitar uma audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para discutir o caso Cristian Góes e a liberdade de imprensa em Sergipe e no Brasil.

 

Visita

Durante sua visita a Sergipe, o presidente da FENAJ, Celso Schroder, cumpriu uma extensa agenda. Participou de um debate com jornalistas, professores e estudantes de Jornalismo no Auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde debateu as novas Diretrizes Curriculares do Curso de Jornalismo, PEC do Diploma, federalização de crimes contra jornalistas, piso nacional, entre outros assuntos.

 

Acompanhado da Diretoria do SINDIJOR, Celso Schroder ainda visitou as redações de jornais, emissoras de rádio e TV e concedeu entrevista aos profissionais da imprensa. Além de Paulo Sousa e Edmilson Brito, acompanharam a visita do presidente da FENAJ a Sergipe os diretores: Bruno Almeida, secretário de Comunicação e Cultura; Ronaldo Sales, secretário de Formação e Sindicalização, e Kátia Paim, integrante da Comissão de Registro e Fiscalização Profissional.

 

Enviada pela asssessoria Sindijor-SE

Foto Sindijor-SE



26-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter