Na Política

Biblia Online

Tamanho da letra

18/05 | 13:27h

A ponte caiu, e quem paga a conta?; veja essa e outras notas NaPolítica

 

Quem paga a conta?

Com a queda da ponte de Pedra Branca construida há 82 anos rompendo as tubulações das adutoras do São Francisco, um milhão e 400 mil sergipanos ficaram sem água por quase uma semana. Um prejuízo incalculável para toda essa gente. Os que puderam comprar, gastaram dinheiro para adquirí o produto com as finalidades de consumo e uso doméstico. Os que não tiveram condição financeira foram em busca de ajuda em qualquer lugar. Encontraram em poços artesianos, cantos de rua, praças e em outros diversos lugares. Uma humilhação causada pela falta de compromisso da Deso com o serviço. Passado o susto e o sacrifício vem a pergunta: Quem vai pagar a conta? As pessoas gastaram dinheiro e foram humilhadas. Isso não pode ficar de graça. O Procon e o Ministério Público estão de portas abertas.

 

Reforma Política

Mas uma vez os deputados federais voltaram a discutir a reforma política. Muitos pontos ainda estão obscuros. Até agora o que está claro é que os próximos mandatos de vereadores e prefeitos terão duração de seis anos. O voto distritão ( vence quem tiver mais votos ) interessa a políticos com mandato mas desagrada a maioria por causa do favorecimento para quem costuma vencer as eleições comprando votos.

 

Sergipe Violento

As estatísticas divulgadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública revelam que Sergipe ocupa a sétima colocação em violência no País. O dado é preocupante porque se trata do menor estado da Federação e ter também a menor população. Pelo visto o desarmamento executado pelo Governo Federal pode ter desarmado as pessoas de bem mas não os bandidos.

 

Dengue na Ativa

O homem com toda sua inteligência não consegue vencer a luta contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue. A doença continua ativa em todo País e fazendo milhares de vítimas. Os governantes contribuem para a proliferação dos casos quando não intensificam as ações de combate. E a população ajuda quando acumula água parada dentro de casa.

 

Reforma Previdenciária

A Câmara dos Deputados aprovou o fim do fator previdenciário que retirava direitos do trabalhador. A medida agora falta ser aprovada em duas votações pelo Senado. Mas o presidente Renan Calheiros já disse que a medida será aprovada como veio da Câmara. Isso representa uma vitória para milhares de pessoas que estão prestes a se aposentar e perderiam 30% dos salários com as regras antigas.

 

Roubo de Gado

O roubo de gado continua intenso em cidades do interior do Estado. Os mais penalizados são pequenos agricultores que veem o sustento da família ser dizimado pela ação de bandidos. A Secretaria de Segurança Pública precisa intensificar mais as ações para evitar que esse tipo de crime continue acontecendo em Sergipe. O cidadão que já é sacrificado com o pagamento de impostos perde muito com essa prática criminosa.

 

Obra de açúcar

O trecho da Br 101 no município de Nossa Senhora do Socorro que afundou há mais de um ano continua do mesmo jeito. A obra não chegou a ser nem inaugurada e foi destruída. O Denit- órgão responsável pela fiscalização das BR'S apenas observa o que está acontecendo. As decisões são tomadas em Brasília. O escritório de Sergipe funciona apenas com observador.

 

Animais Silvestres

Continua forte o comércio de animais silvestres em feiras livres de todo Estado. Os traficantes capturam aves e outros bichos em matas sergipanas e vendem como forma de ganhar dinheiro. Vez por outra o Ibama realiza operações com o Pelotão Ambiental da Policia Militar para coibir o crime. Mas essas ações não tem sido suficientes para inibir a venda ilegal. Talvez se o Congresso Nacional aprovasse penas mais rígidas a situação fosse outra.

 




02-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter