Na Política

Biblia Online

18/05/15 | 13:27h

 

Quem paga a conta?

Com a queda da ponte de Pedra Branca construida há 82 anos rompendo as tubulações das adutoras do São Francisco, um milhão e 400 mil sergipanos ficaram sem água por quase uma semana. Um prejuízo incalculável para toda essa gente. Os que puderam comprar, gastaram dinheiro para adquirí o produto com as finalidades de consumo e uso doméstico. Os que não tiveram condição financeira foram em busca de ajuda em qualquer lugar. Encontraram em poços artesianos, cantos de rua, praças e em outros diversos lugares. Uma humilhação causada pela falta de compromisso da Deso com o serviço. Passado o susto e o sacrifício vem a pergunta: Quem vai pagar a conta? As pessoas gastaram dinheiro e foram humilhadas. Isso não pode ficar de graça. O Procon e o Ministério Público estão de portas abertas.

 

Reforma Política

Mas uma vez os deputados federais voltaram a discutir a reforma política. Muitos pontos ainda estão obscuros. Até agora o que está claro é que os próximos mandatos de vereadores e prefeitos terão duração de seis anos. O voto distritão ( vence quem tiver mais votos ) interessa a políticos com mandato mas desagrada a maioria por causa do favorecimento para quem costuma vencer as eleições comprando votos.

 

Sergipe Violento

As estatísticas divulgadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública revelam que Sergipe ocupa a sétima colocação em violência no País. O dado é preocupante porque se trata do menor estado da Federação e ter também a menor população. Pelo visto o desarmamento executado pelo Governo Federal pode ter desarmado as pessoas de bem mas não os bandidos.

 

Dengue na Ativa

O homem com toda sua inteligência não consegue vencer a luta contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue. A doença continua ativa em todo País e fazendo milhares de vítimas. Os governantes contribuem para a proliferação dos casos quando não intensificam as ações de combate. E a população ajuda quando acumula água parada dentro de casa.

 

Reforma Previdenciária

A Câmara dos Deputados aprovou o fim do fator previdenciário que retirava direitos do trabalhador. A medida agora falta ser aprovada em duas votações pelo Senado. Mas o presidente Renan Calheiros já disse que a medida será aprovada como veio da Câmara. Isso representa uma vitória para milhares de pessoas que estão prestes a se aposentar e perderiam 30% dos salários com as regras antigas.

 

Roubo de Gado

O roubo de gado continua intenso em cidades do interior do Estado. Os mais penalizados são pequenos agricultores que veem o sustento da família ser dizimado pela ação de bandidos. A Secretaria de Segurança Pública precisa intensificar mais as ações para evitar que esse tipo de crime continue acontecendo em Sergipe. O cidadão que já é sacrificado com o pagamento de impostos perde muito com essa prática criminosa.

 

Obra de açúcar

O trecho da Br 101 no município de Nossa Senhora do Socorro que afundou há mais de um ano continua do mesmo jeito. A obra não chegou a ser nem inaugurada e foi destruída. O Denit- órgão responsável pela fiscalização das BR'S apenas observa o que está acontecendo. As decisões são tomadas em Brasília. O escritório de Sergipe funciona apenas com observador.

 

Animais Silvestres

Continua forte o comércio de animais silvestres em feiras livres de todo Estado. Os traficantes capturam aves e outros bichos em matas sergipanas e vendem como forma de ganhar dinheiro. Vez por outra o Ibama realiza operações com o Pelotão Ambiental da Policia Militar para coibir o crime. Mas essas ações não tem sido suficientes para inibir a venda ilegal. Talvez se o Congresso Nacional aprovasse penas mais rígidas a situação fosse outra.

 

25/02/15 | 11:52h

A oposição elegeu 11 deputados estaduais na eleição de 05/10/2014. Mas, mesmo antes de confetes e serpentinas das comemorações terem sido sido limpados dos salões, os deputados Augusto Bezerra, DEM, Goreti Reis, DEM e Paulinho das Varzinhas, PTdoB anunciaram que vão integrar a base do Governo. E como fica a fidelidade partidária ? Os partidos aos quais pertencem os deputados fazem oposição ao atual governador Jackson Barreto, PMDB. O líder do PSC deputado federal André Moura, fiel escudeiro do senador Eduardo Amorim já bradou: Não queremos deputados Denorex - aqueles que parecem mas não são - no nosso meio. Esse argumento deve obrigar os " infiéis" a buscar um novo partido. É bom se apressar já que o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab está criando o PL.

 

Cospe Fogo

O ex-prefeito de Capela Manoel Messias Sukita tem hoje como principal inimigo aquele que um dia foi o maior aliado, o senador Antonio Carlos Valadares. Sukita atribui sua decadência política a investidas do comandante do PSB. A maior recente derrota do ex-prefeito foi o arquivamento da tentativa de provar que a assinatura no termo de  renúncia era falsa.

 

Padre Inaldo

O deputado estadual Padre Inaldo, PCdoB não abre mão de disputar a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro em 2016. Na eleição de 2012 ele obteve quase 45% dos votos válidos e se credenciou como liderança do bloco de oposição. Algumas pesquisas feitas no inicio deste ano revelam que se a eleição fosse hoje, o Padre Inaldo venceria com uma vantagem muito grande sobre os três secretários municipais que pretendem concorrer.

 

Gol de Placa

A Arena Batistão foi reinaugurada pelo governador como a principal praça esportiva do Estado de Sergipe. A reforma tem atraído milhares de torcedores que se sentem confortáveis durante os jogos. Estádio temos, falta futebol de qualidade. Além disso, o que dizer dos quase dois mil ingressos que tem sido distribuídos a cada partida ?

 

Chapa Quente

A chapa que vai disputar os cargos majoritários em 2018 nas eleições estaduais pode se confirmar da seguinte forma: Para governador João augusto Gama, senadores: Jackson Barreto e Heleno Silva. A vice ficará aberta para composições. Com a possível ida do atual vice Belivaldo Chagas para o Tribunal de Contas, Luciano Bispo conduzirá o processo.

 

2016 vem aí

O bloco de oposição já apresenta quatro nomes para disputar a Prefeitura de Aracaju em 2016. São eles: Edvaldo Nogueira, PCdoB, Valadares Filho, PSB, Robson Viana, PMDB e Ana Lúcia, PT. Dos quatro, Edvaldo Nogueira se mostra o mais consistente de acordo com as pesquisas para enfrentar o atual prefeito João Alves. Há quem afirme que o bloco irá dividido. Ah, você pode perguntar: E Eliane Aquino ? Pelo PT não, porque O bloco de Rogério Carvalho não deixa.

 

Homicídios em Alta

Nas últimas semanas o número de homicídios no Estado de Sergipe tem assustado a população e deixado as autoridades com as orelhas em pé. Nunca se matou tanto na história desta que é a menor unidade da Federação. O que fazer quando são necessários oito policiais militares e temos apenas perto de cinco mil. É como querer cobrir um corpo com um cobertor curto.

 

13 de Julho

Quando o prefeito João Alves assinou a ordem de serviço para construir o novo Calçadão da Praia 13 de Julho, cheguei a pensar que as obras seriam iniciadas a todo vapor no dia seguinte. Mas no local existem apenas alguns poucos trabalhadores. Perguntar não ofende: Será que até o final deste ano a obra não ficará pronta?

 

*Aélio Argôlo é aracajuano, formado em radialismo e jornalismo desde 1988. Trabalhou nas rádios Jornal, Liberdade AM e FM. Em emissoras de televisão desempenhou a função de repórter nas TV`S Sergipe, Canção Nova e Atalaia. Com 26 anos de experiência no mundo jornalístico chega para somar com o portal NaPolitica.

22/01/15 | 22:25h

O Governo Federal lançou uma campanha para atrair investidores de preferência de capital estrangeiro (leia-se dólar) para aplicarem na Caixa Econômica Federal. A intenção é transformar o Banco em sociedade de economia mista semelhante aos Correios e a Petrobras. A caixa presta grandes serviços sociais ao povo brasileiro como financiamento de moradia popular, empréstimos e pagamento do bolsa-família. Mas o que será que está acontecendo com essa instituição que sempre foi sólida?   Os economistas estão em alerta máximo. A luz amarela da economia brasileira está acesa. O governo iniciou o ano com aumento da carga tributária. Há algo mais além de aviões de carreira no ar. Uma coisa é certa: A conta para equilibrar as finanças será paga pelo povo brasileiro que já trabalha cinco meses por ano para saciar a fome do leão do imposto de renda que está mais voraz do que nunca.

Subvenções

O oficial de justiça está encontrando dificuldades para notificar os 24 deputados estaduais acusados de desvio de dinheiro público. A partir da notificação o acusado tem cinco dias para apresentar defesa. O destino dos parlamentares está nas mãos da justiça. Pode haver cassações.

Ana Lúcia

A deputada estadual Ana Lúcia do PT enjoou da verba de subvenção. Nos dois primeiros mandatos ela destinou três milhões de reais para instituições espalhadas pelo Estado de Sergipe. Após a acusação feita pelo Ministério Público Federal de que muitos deputados utilizaram a subvenção para comprar votos, a parlamentar disse que defende o fim da verba.


Execução

Apesar do pedido de clemência feito pelo Governo Brasileiro para poupar a vida do traficante Marcos Asher, o carioca foi executado. Ele já havia entrado várias vezes na Indonésia com drogas e nunca foi preso. Sabia que a pena de morte existe no País. É como você saber que tem um leão solto na rua e sair para passear com as crianças.

Mesa Diretora

Na reta final para eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa que acontece no próximo dia 01/02/2015 dois nomes disputam a presidência: Luciano Bispo, PMDB e Gustinho Ribeiro, PSD. O governador Jackson Barreto, PMDB, não disse publicamente qual a sua preferência. Uma coisa é certa: Quem vencer será abraçado pelo governador.

Violência no Trânsito

Um sargento da policia militar de Sergipe sacou a pistola ponto 40 e ameaçou um casal após uma briga no trânsito. O valentão foi identificado pela polícia através de filmagens de celular e   informações sobre a placa da moto que conduzia. Agora vai responder nas esferas criminal por tentativa de homicídio e administrativa por desvio de conduta.

Paredão

A policia ambiental precisa tomar providências urgentes em relação aos paredões de som espalhados pela capital sergipana. Quando um desses equipamentos é estacionado numa determinada região acaba o sossego dos moradores.  O art. 42, III, da Lei nº 3.688 garante ao cidadão o bem estar sem barulho a qualquer hora do dia e não apenas após às 22 horas como se propaga.

Álcool na Praça

O novo cartão postal que começou a ser construido pela Prefeitura de Aracaju na Praia 13 de Julho vai ter alguns bares com venda de bebida alcoólica. O prefeito garantiu durante a assinatura da ordem de serviço que as vendas serão praticadas com moderação. É bom mesmo. Do contrário, as famílias não frequentarão um lugar onde existam bêbados.

 

Aélio Argôlo é aracajuano, formado em radialismo e jornalismo desde 1988. Trabalhou nas rádios Jornal, Liberdade AM e FM. Em emissoras de televisão desempenhou a função de repórter nas TV`S Sergipe, Canção Nova e Atalaia. Com 26 anos de experiência no mundo jornalístico chega para somar com o portal Napolitica.

05/01/15 | 11:26h

Alguns sergipanos se manifestaram através das redes sociais se dizendo indignados com a repercussão nacional do escândalo envolvendo deputados estaduais sergipanos. Acrescentaram que o Estado de Sergipe foi envergonhado. Mas a história não é bem assim: A vergonha deve recair sobre aqueles que praticaram desmandos com o dinheiro público. No caso em tela os deputados estaduais acusados pelo Ministério Público Eleitoral de usarem as verbas de subvenção que cada um tem direito por ano ( R$ 1,5 milhão de reais ) para fins eleitorais. O dinheiro, segundo determina lei aprovada por eles mesmos, deveria ser doado a instituições sem fins lucrativos como APAE, APADA, AMO, AVOSOS e outras. Segundo a investigação do MPF as verbas foram destinadas a instituições fantasmas e grande parte dos recursos voltou para o deputado doador. Capitalizado o parlamentar usou o dinheiro para comprar votos na ultima eleição. Diante das provas que conseguiu juntar O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação de 13 deputados reeleitos, a inegibilidade de outros seis que não disputaram a reeleição e multa nos cinco restantes. Agora a decisão caberá ao TRE- Tribunal Regional Eleitoral que deve julgar os pedidos encaminhados pelo MPF. À sociedade resta tão somente aguardar o desfecho do caso que desmascarou muitos deputados que eram vistos como santos- não do pau-ôco.

 

Fora do Governo

O PSB- Partido Socialista Brasileiro comandado em Sergipe pelo senador Valadares ficou fora do novo governo de Jackson Barreto. Dos novos secretários indicados nenhum teve o aval dos socialistas. O vice-governador Belivaldo Chagas apesar de ser do PSB vai exercer o cargo de secretário chefe da Casa Civil por decisão pessoal do governador.

 

Sem restrições

Os dois únicos deputados estaduais eleitos na ultima eleição que não tiveram restrições nas contas foram Padre Inaldo do PC do B e Ana Lùcia do PT. O restante ainda terá que correr atrás de documentos para regularizar os números. Mas essa falta não prevê a perda de mandato nem torna inelegível o eleito. Súmula do STF garante essa proteção.

 

Heleno Silva X João Daniel

Na queda de braço entre o prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva, do PRB e o deputado federal João Daniel, do PT o líder do MST levou a melhor. João Daniel emplacou seu fiel escudeiro Esmeraldo Leal na Secretaria da Agricultura. A pasta era comandada por Chico Dantas indicação direta de Heleno Silva.

 

Faltam só quatro

O governador Jackson Barreto, PMDB falta fazer apenas quatro indicações para secretarias do seu governo. Ação Social, Meio Ambiente, Indústria e Comércio e Trabalho. A disputa nos bastidores é muito grande. Os grupos políticos se articulam e fazem pressão junto ao governador. Mas pelo anúncio dos primeiros nomes Jackson Barreto demonstra que deseja um governo mais técnico do que político.

 

Prêmio de Consolação

Por não ter sido eleito deputado federal Mendonça Prado, DEM foi indicado para o cargo de Secretário de Segurança Pública. Mendonça durante o período eleitoral se rebelou contra o grupo dos irmãos Amorins do qual seu segmento político fazia parte e decidiu apoiar a candidatura de Jackson Barreto. Competência para exercer a pasta não lhe falta mas sem suporte não poderá fazer muito.

 

Presidência da ALESE

Após a posse do Governador Jackson Barreto as conversas para eleição da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa começaram a esquentar. O mais interessado no cargo é o ex-prefeito de Itabaiana Luciano Bispo, PMDB. Ele já procurou todos os segmentos políticos das bancadas que tomam posse no dia 02/02/2015 para entendimentos e posterior apoio.

 

Adivinhos seguem a realidade

Todos os jogadores de búzios, cartomantes e adivinhos são unânimes em afirmar que 2015 será um ano de dificuldades financeiras. Mas antes deles fazerem suas previsões os economistas já alertavam para a crise que será enfrentada pelo Brasil no próximo ano. Em 2014 o PIB- Produto Interno Bruto do País cresceu apenas 0,2%. A balança comercial registrou défict de R$ 4 bilhões e ainda este mês a energia elétrica deve aumentar em torno de 30%.

 

Aélio Argôlo é aracajuano, formado em radialismo e jornalismo desde 1988. Trabalhou nas rádios Jornal, Liberdade AM e FM. Em emissoras de televisão desempenhou a função de repórter nas TV`S Sergipe, Canção Nova e Atalaia. Com 26 anos de experiência no mundo jornalístico chega para somar com o portal Napolitica. 

04/12/14 | 11:42h

O escândalo da roubalheira na Petrobras já ultrapassou os limites da inteligência humana. O ministro do STF- Supremo Tribunal Federal Gilma Mendes, disse que em comparação com essa nova veia de corrupção, o escândalo do mensação, deveria ser julgado em juizado de pequenas causas. Isso devido a quantidade de dinheiro que ja se descobriu desviada dos cofres da empreiteira. Um dos participantes do esquema, Pedro Barusco que é fichinha, disse na Policia Federal que se for beneficiado pela delação premiada, devolve 100 milhões de dólares. Paulo Roberto Costa, que está preso e é apontado como chefe da quadrilha, disse que desde o governo Collor até os dias de hoje, todas as obras e compras da Petrobrás tiveram milhões de dólares desviados em forma de propina. Olhando por esse prisma, chegamos a conclusão que o mensalão diante do tamanho de desvio de dinheiro da Petrobrás não passa de pinto de um dia.

 

À base de Tranquilizante

O ministério Público Federal e o Tribunal Regional Eleitoral continuam investigando a aplicação de verbas de subvenção dos deputados estaduais de Sergipe. Cada parlamentar tem direito a um milhão e meio de reais por ano. Já há informações suficientes para impedir que pelo menos 03 deputados eleitos no ultimo dia 05 de outubro não sejam diplomados. Será ?

 

Calcinha Nele

A vereadora Lucimara Passos, PC do B, não se conforma com a advertência que recebeu da presidência da Câmara, por ter exposto uma calcinha na Tribuna do Parlamento Municipal de Aracaju. Tudo começou quando o vereador Agamenon Sobral, PP, disse em plenário que uma noiva foi impedida de casar pelo padre, por está sem calcinha. Segundo Lucimara, a mulher é quem decide se usa ou não calcinha como e onde quiser.

 

Pegou mal

Um delegado da Policia Federal disse após conclusão da operação Poço Vermelho, que o grupo de extermínio foi formado por causa da ausência do Estado na região do município de Poço Verde. Trocando em miúdos o delegado quis dizer que a segurança pública no município de Poço Verde inexiste. Por conta disso formaram uma milícia com participação de policiais militares e civis para eliminar os contraventores da lei.

 

Lágrimas de crocodilo

Com uma canetada só, o governador Jackson Barreto exonerou mais de tres mil cargos em comissão do Estado. Houve muito choro e ranger de dentes. Mas quem conhece de perto a questão afirma que as lágrimas são de crocodilos bem criados. Segundo a fonte, quase que a totalidade dos cargos eram ocupados por pessoas que mamavam nas tetas do Governo há mais de 20 anos mas nunca trabalharam.

 

Batistão

As obras de reforma e ampliação do Estádio Lourival Batista, o Batistão, se arrastam sem prazo previsto para acabar. O ano passado os campeonatos Sergipano e Brasileiro disputado pelo confiança que subiu para a série " C " foram prejudicados. Se ao menos um pouquinho do dinheiro desviado da Petrobrás fosse colocado na obra já estaria pronta. Nesse País, esporte nunca foi prioridade.

 

Jeguinho ligeiro

O ex-prefeito de Itabaiana e deputado eleito Luciano Bispo, PMDB, arrancou na frente na disputa pela Presidência da Assembleia Legislativa. O jeguinho como é conhecido, costura nos bastidores o apoio dos deputados eleitos pela base do Governo e também da oposição. Ja ganhou a simpatia do Governador e agora é so manter o ritmo para cruzar a reta de chegada em primeiro lugar.

 

Pacotaço

Os deputados estaduais devem votar até o final do período legislativo o pacotaço do Governo que propõe a extinção de pelo menos oito secretarias. A medida faz parte da iniciativa do Executivo para eliminar gastos. Segundo o governador Jackson Barreto, é necessário o corte nas despesas de no mínimo 30 milhões de reais ao mês para conseguir a governabilidade.

 

Aélio Argôlo é aracajuano, formado em radialismo e jornalismo desde 1988. Trabalhou nas rádios Jornal, Liberdade AM e FM. Em emissoras de televisão desempenhou a função de repórter nas TV`S Sergipe, Canção Nova e Atalaia. Com 26 anos de experiência no mundo jornalístico chega para somar com o portal Napolitica. 

07/09/14 | 13:24h

No dia 07 de setembro de 1822 às margens do Riacho Ipiranga o então príncipe regente do Brasil Dom Pedro I, tirou da bainha a espada e gritou: " Independência ou Morte ". A frase histórica ecoa até os dias de hoje por todos os cantos do País. Após esse ato o Brasil, segundo os historiadores, se tornou livre do domínio da Corôa Portuguesa. Mas será que houve libertação mesmo? A Nação Brasileira continuava a ser saqueada por estrangeiros como franceses, holandeses e outros povos que roubavam nossas riquezas. Passamos pela proclamação da República, ditadura militar e finalmente a tão sonhada democracia. Mas onde está essa liberdade do povo brasileiro? O voto ainda é obrigatório, o salário mínimo escraviza o trabalhador, os bancos continuam acumulando os maiores lucros a cada ano e a inflação bate a porta a cada dia. Acredito que um dia, não sei quando, os brasileiros vão comemorar o sete de setembro com civismo e amor à Pátria. Espero que não demore muito para o gigante despertar do berço esplêndido.

 

 

Prostituta Política

Ainda se encontra eleitores que cobram dos candidatos para garantir o voto. Eles prometem votar em troca de benefícios pessoais como dentadura, óculos, remédios, materiais de construção e pagamentos de contas de água, luz e telefone. Esses são chamados de prostitutas da politica. Quem recebe antes não tem moral para cobrar dos eleitos depois.

 

Carros de Som

Apesar da lei eleitoral não permitir o volume do carro de som acima de 80 decibéis não é o que se vê nas ruas de Aracaju. Sem qualquer respeito ao eleitor os motoristas colocam o volume em níveis insuportáveis. Pensam eles que estão com isso ajudando o candidato. Na verdade prejudicam porque irrita o eleitor que pode até mudar a intenção de voto.

 

Tornozeleiras

As delegacias sergipanas acumulam mais de 500 presos em celas que não passam de seis metros quadrados. Os detentos ficam amontoados e tem que fazer revezamento na hora de dormir. Para amenizar a situação a Secretaria de Justiça prometeu adquirir 400 tornozeleiras que seriam colocadas nos presos com acompanhamento via satélite. Os equipamentos ainda não chegaram e o problema continua.

 

Animais silvestres

Ainda existem apreensões de animais silvestres em feiras livres de todo estado de Sergipe. A prática prejudica drasticamente o eco sistema. São vendedores ilegais que capturam principalmente aves nas matas nativas do interior do estado. Durante o final de semana foram aprendidos 120 pássaros que estavam sendo comercializados no bairro Lamarão em Aracaju.

 

Buracos

Várias ruas e avenidas da capital precisam de reparos urgentes. Se a Emurb não pode fazer o recapeamento asfáltico que seria o ideal, que pelo menos tape os buracos. É grande a reclamação de motoristas e motociclistas. Os veículos quebram com frequência e ainda o risco de acidente é enorme.

 

Transporte Coletivo

O sistema de transporte coletivo de Aracaju está longe de agradar aos usuários. Os ônibus, apesar de algumas renovações feitas, ainda deixa a desejar. Não é difícil encontrar um veículo quebrado nas ruas da capital sergipana.

 

Aélio Argôlo é aracajuano, formado em radialismo e jornalismo desde 1988. Trabalhou nas rádios Jornal, Liberdade AM e FM. Em emissoras de televisão desempenhou a função de repórter nas TV`S Sergipe, Canção Nova e Atalaia. Com 26 anos de experiência no mundo jornalístico chega para somar com o portal Napolitica. 

25/08/14 | 14:05h

Eis a questão muito discutida entre o povo brasileiro desde ultimo dia 13 quando aconteceu o episodio envolvendo a aeronave que matou de uma so vez o candidato a da Republica Eduardo Campos, o assessor Pedrinho Valadares e mais seis pessoas que estavam no avião. Eduardo ocupava a terceira colocação na corrida presidencial e não passava dos 12% em todas as pesquisas de intenção de voto. Apos a morte dele a ex-senadora Marina Silva que seria sua vice despontou já em segundo lugar e apareceu com 22% da preferencia do eleitorado ultrapassando o candidato Aécio Neves do PSDB que segundo a pesquisa divulgada pelo instituto Data-Folha tem 21%. E agora para os pregadores da teoria da conspiração ! A trama para a morte de Eduardo Campos, se ela que houve, teria partido da sua própria agremiação politica ou veio do alem ? Como já dizia o famoso detetive dos filmes de ficção Sherloque Homes: Ser ou não ser. Eis a questão.

 

A volta do chapéu mexicano

Há quem afirme que um renomado politico sergipano visitou o ex-prefeito de Capela Sukita apos ele ter deixado a prisão. A intenção e obter os votos que o ex-prefeito ainda detêm na região. Para não chamar a atenção dos curiosos, porque como se sabe voto não se rejeita, o experiente politico usou um chapéu mexicano semelhante ao utilizado pelo personagem ligeirinho dos desenhos animados.

 

De pai pra filho

Nessa eleição são muitos os pais que ocupam cargos políticos ou públicos que querem dar de presente um mandato eletivo aos filhos. Eles copiam uma das letras do renomado compositor Luiz Gonzaga que diz: De pai pra filho. Ou seja de Januário para Luiz. Essa gente quer transformar Sergipe nas antigas capitanias hereditárias

 

Educação em risco

O professor Carlos Cristyan Almeida Gomes e a mais recente vitima da violência dentro da escola. Um aluno de 17 anos de idade so porque obteve nota abaixo da media na disciplina biologia disparou cinco vezes contra o professor. A que ponto chegamos. Não se tem segurança nem dentro do estabelecimento de ensino.

 

Terceirização já

A diretoria do Detran/Se já decidiu terceirizar os serviços de reboque e guarda de veículos apreendidos. Isso porque no patio destinado a armazenar carros e motos recolhidos nas ruas por documentação obrigatória irregular, não ha mais vagas. Dessa forma o comando do Detran acredita que haverá mais espaço para abrigar as novas apreensões de que param de acontecer dia apos dia.

 

Bicho solto

E grande a quantidade de animais abandonados dentro do Campus Universitário de São Cristóvão. Na grande maioria são cães e gatos deixados la por pessoas inescrupulosos. Esse tipo de gente não e provida de qualquer sentimento de amor. Vale lembrar que os animais também tem sentimentos.

 

Tropas federais

O TRE/Se- Tribunal Regional Eleitoral avalia a necessidade de solicitar a presença de homens do Exercito durante as eleições nos municípios de Boquim, Canindé e Pacatuba. Se a medida for concretizada a instituição que coordena as eleições em todo Estado demonstra que não confia na Policia Militar para garantir um pleito decente nessas localidades.

 

CNH por voto

Três deputados estaduais denunciaram no plenário da Assembleia Legislativa que um candidato a deputado federal e uma candidata a deputada estadual, estão distribuindo Carteiras Nacionais de Habilitação em troca de votos. A denúncia é grave e precisa ser apurada. Os parlamentares prometeram acionar o Ministério Publico para investigar o fato.

 

Aélio Argôlo é aracajuano, formado em radialismo e jornalismo desde 1988. Trabalhou nas rádios Jornal, Liberdade AM e FM. Em emissoras de televisão desempenhou a função de repórter nas TV`S Sergipe, Canção Nova e Atalaia. Com 26 anos de experiência no mundo jornalístico chega para somar com o portal Napolitica. 

31/07/14 | 00:45h

 
O comando da Policia Militar afirma nos quatros cantos do Estado que a segurança pública em Sergipe vai bem. Mas os assaltos, latrocínios ( assalto seguido de morte ) carros roubados, furtos de celulares e outros delitos mostram o contrário. O problema é que não se pode fazer uma segurança pública de qualidade sem continente. Segundo a ONU- Organização das Nações Unidas, são necessários 01 PM para cada grupo de 250 pessoas. Em Sergipe essa sugestão está reduzida pela metade. Temos Dois milhões de habitantes para um contingente policial de quatro mil homens e mulheres. Seriam necessários no mínimo oito mil integrantes na coorporação. Como se observa: Segurança pública no Estado é feita apenas para grego ver. E o cidadão comum que se vire como puder para fugir da ira dos bandidos.
 
Sukita
 
Depois que saiu da prisão, após passar 40 dias detido, o ex-prefeito de Capela Manoel Messias Santos Sukita, concedeu uma entrevista à imprensa. Disse que não fez nada, não sabe de nada e que nada tem a ver com as acusação que estão sendo feitas pelos Ministérios Públicos do Estado e Federal. Sukita é acusado de desvio de dinheiro público, formação de quadrilha e improbidade administrativa. Para apimentar a paródia vamos convocar a cantora Verônica que canta: Nada, nada, nada, naaaada.
 
Sertanejos sem água
 
Esta semana centenas de sertanejos ficaram sem o abastecimento de água da Deso nos municípios de Porto da Fôlha, Nossa Senhora da Glória e Poço Redondo. Um problema elétrico provocou a interrupção no fornecimento de água na região. Se fosse nos tempos da luz de candeeiro isso não aconteceria mas também o povo não tinha água encanada.
 
Reação provocou morte
 
O comerciante Joselito Resende, 60 anos que foi assinado na avenida Osvaldo Aranha em frente a sua loja que vendia ovos reagiu pela sobrevivência. Amigos contaram que ele já havia sido assaltado há 30 dias e teve que pagar pelas mercadorias roubadas ao fornecedor. Tentando evitar mais um prejuízo reagiu e desta vez perdeu além do dinheiro a vida.
 
Só não foge quem não quer
 
Os cerca de 500 presos que estão distribuídos nas delegacias de Aracaju fogem a hora que quiserem. Não existe a mínima segurança nem condições de trabalho para os policiais civis que tomam conta dos detentos. Dos 42 presos que estavam na quinta delegacia do Conjunto joão Alves em Socorro, 21 fugiram e ainda levaram 03 armas e trancaram um policial civil no xadrez e um agente administrativo.
 
Voto a peso de ouro
 
Tem candidato e padrinho de candidato a cargo eletivo nas próximas eleições que já começaram a caça aos votos. Em alguns casos eles oferecem até 500 reais por eleitor ao cabo eleitoral que resolver ajudá-los. Isso acontece nos bastidores bem longe dos olhares dos representantes da Justiça Eleitoral.
 
 
Dengue
 
O índice de infestação do mosquito da dengue sofre redução de 38% durante o  mês de junho. Era de 3,4% em maio e caiu para 2,1%. Isso mostra que autoridades e população estão trabalhando juntos contra o mosquito aedes aegypt transmissor da doença. Se cada um fizer a parte que lhe cabe vamos ficar livres do mosquitinho que apesar de pequeno causa um estrago muito grande na saúde humana.
 
 
Falta ônibus
 
 
Moradores dos municípios da Grande Aracaju reclamam da deficiência no transporte coletivo. ônibus colocados para circular nos horários de pico não tem sido suficientes para transportar a quantidade de passageiros. Tem muita gente chegando atrasada no trabalho e na escola. Está mais do que na hora dos responsáveis pelas SMTT´s dos quatro municípios que compõem a região metropolitana resolverem a situação.
 
 
Alvos fáceis
 
 
Algumas escolas em Aracaju são alvos fáceis para os bandidos. A última investida aconteceu no colégio José Rolemberg Leite localizado no bairro José Conrado de Araújo. Bandidos levaram durante a madrugada TV`S de 50 polegadas, notbooks, máquinas fotográficas e parte da merenda escolar. A facilidade para os marginais quando eles encontram o estabelecimento sem vigilante.
 
Aélio Argôlo é aracajuano, formado em radialismo e jornalismo desde 1988. Trabalhou nas rádios Jornal, Liberdade AM e FM. Em emissoras de televisão desempenhou a função de repórter nas TV`S Sergipe, Canção Nova e Atalaia. Com 26 anos de experiência no mundo jornalístico chega para somar com o portal Napolitica.  
`


19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter