Na Política

Biblia Online

Tamanho da letra

05/01 | 11:26h

Vergonha Nacional: Verba de subvenção ou de corrupção?

Alguns sergipanos se manifestaram através das redes sociais se dizendo indignados com a repercussão nacional do escândalo envolvendo deputados estaduais sergipanos. Acrescentaram que o Estado de Sergipe foi envergonhado. Mas a história não é bem assim: A vergonha deve recair sobre aqueles que praticaram desmandos com o dinheiro público. No caso em tela os deputados estaduais acusados pelo Ministério Público Eleitoral de usarem as verbas de subvenção que cada um tem direito por ano ( R$ 1,5 milhão de reais ) para fins eleitorais. O dinheiro, segundo determina lei aprovada por eles mesmos, deveria ser doado a instituições sem fins lucrativos como APAE, APADA, AMO, AVOSOS e outras. Segundo a investigação do MPF as verbas foram destinadas a instituições fantasmas e grande parte dos recursos voltou para o deputado doador. Capitalizado o parlamentar usou o dinheiro para comprar votos na ultima eleição. Diante das provas que conseguiu juntar O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação de 13 deputados reeleitos, a inegibilidade de outros seis que não disputaram a reeleição e multa nos cinco restantes. Agora a decisão caberá ao TRE- Tribunal Regional Eleitoral que deve julgar os pedidos encaminhados pelo MPF. À sociedade resta tão somente aguardar o desfecho do caso que desmascarou muitos deputados que eram vistos como santos- não do pau-ôco.

 

Fora do Governo

O PSB- Partido Socialista Brasileiro comandado em Sergipe pelo senador Valadares ficou fora do novo governo de Jackson Barreto. Dos novos secretários indicados nenhum teve o aval dos socialistas. O vice-governador Belivaldo Chagas apesar de ser do PSB vai exercer o cargo de secretário chefe da Casa Civil por decisão pessoal do governador.

 

Sem restrições

Os dois únicos deputados estaduais eleitos na ultima eleição que não tiveram restrições nas contas foram Padre Inaldo do PC do B e Ana Lùcia do PT. O restante ainda terá que correr atrás de documentos para regularizar os números. Mas essa falta não prevê a perda de mandato nem torna inelegível o eleito. Súmula do STF garante essa proteção.

 

Heleno Silva X João Daniel

Na queda de braço entre o prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva, do PRB e o deputado federal João Daniel, do PT o líder do MST levou a melhor. João Daniel emplacou seu fiel escudeiro Esmeraldo Leal na Secretaria da Agricultura. A pasta era comandada por Chico Dantas indicação direta de Heleno Silva.

 

Faltam só quatro

O governador Jackson Barreto, PMDB falta fazer apenas quatro indicações para secretarias do seu governo. Ação Social, Meio Ambiente, Indústria e Comércio e Trabalho. A disputa nos bastidores é muito grande. Os grupos políticos se articulam e fazem pressão junto ao governador. Mas pelo anúncio dos primeiros nomes Jackson Barreto demonstra que deseja um governo mais técnico do que político.

 

Prêmio de Consolação

Por não ter sido eleito deputado federal Mendonça Prado, DEM foi indicado para o cargo de Secretário de Segurança Pública. Mendonça durante o período eleitoral se rebelou contra o grupo dos irmãos Amorins do qual seu segmento político fazia parte e decidiu apoiar a candidatura de Jackson Barreto. Competência para exercer a pasta não lhe falta mas sem suporte não poderá fazer muito.

 

Presidência da ALESE

Após a posse do Governador Jackson Barreto as conversas para eleição da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa começaram a esquentar. O mais interessado no cargo é o ex-prefeito de Itabaiana Luciano Bispo, PMDB. Ele já procurou todos os segmentos políticos das bancadas que tomam posse no dia 02/02/2015 para entendimentos e posterior apoio.

 

Adivinhos seguem a realidade

Todos os jogadores de búzios, cartomantes e adivinhos são unânimes em afirmar que 2015 será um ano de dificuldades financeiras. Mas antes deles fazerem suas previsões os economistas já alertavam para a crise que será enfrentada pelo Brasil no próximo ano. Em 2014 o PIB- Produto Interno Bruto do País cresceu apenas 0,2%. A balança comercial registrou défict de R$ 4 bilhões e ainda este mês a energia elétrica deve aumentar em torno de 30%.

 

Aélio Argôlo é aracajuano, formado em radialismo e jornalismo desde 1988. Trabalhou nas rádios Jornal, Liberdade AM e FM. Em emissoras de televisão desempenhou a função de repórter nas TV`S Sergipe, Canção Nova e Atalaia. Com 26 anos de experiência no mundo jornalístico chega para somar com o portal Napolitica. 




02-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter