Na Política

Biblia Online

Tamanho da letra

07/09 | 13:24h

O que comemorar no sete de setembro?

No dia 07 de setembro de 1822 às margens do Riacho Ipiranga o então príncipe regente do Brasil Dom Pedro I, tirou da bainha a espada e gritou: " Independência ou Morte ". A frase histórica ecoa até os dias de hoje por todos os cantos do País. Após esse ato o Brasil, segundo os historiadores, se tornou livre do domínio da Corôa Portuguesa. Mas será que houve libertação mesmo? A Nação Brasileira continuava a ser saqueada por estrangeiros como franceses, holandeses e outros povos que roubavam nossas riquezas. Passamos pela proclamação da República, ditadura militar e finalmente a tão sonhada democracia. Mas onde está essa liberdade do povo brasileiro? O voto ainda é obrigatório, o salário mínimo escraviza o trabalhador, os bancos continuam acumulando os maiores lucros a cada ano e a inflação bate a porta a cada dia. Acredito que um dia, não sei quando, os brasileiros vão comemorar o sete de setembro com civismo e amor à Pátria. Espero que não demore muito para o gigante despertar do berço esplêndido.

 

 

Prostituta Política

Ainda se encontra eleitores que cobram dos candidatos para garantir o voto. Eles prometem votar em troca de benefícios pessoais como dentadura, óculos, remédios, materiais de construção e pagamentos de contas de água, luz e telefone. Esses são chamados de prostitutas da politica. Quem recebe antes não tem moral para cobrar dos eleitos depois.

 

Carros de Som

Apesar da lei eleitoral não permitir o volume do carro de som acima de 80 decibéis não é o que se vê nas ruas de Aracaju. Sem qualquer respeito ao eleitor os motoristas colocam o volume em níveis insuportáveis. Pensam eles que estão com isso ajudando o candidato. Na verdade prejudicam porque irrita o eleitor que pode até mudar a intenção de voto.

 

Tornozeleiras

As delegacias sergipanas acumulam mais de 500 presos em celas que não passam de seis metros quadrados. Os detentos ficam amontoados e tem que fazer revezamento na hora de dormir. Para amenizar a situação a Secretaria de Justiça prometeu adquirir 400 tornozeleiras que seriam colocadas nos presos com acompanhamento via satélite. Os equipamentos ainda não chegaram e o problema continua.

 

Animais silvestres

Ainda existem apreensões de animais silvestres em feiras livres de todo estado de Sergipe. A prática prejudica drasticamente o eco sistema. São vendedores ilegais que capturam principalmente aves nas matas nativas do interior do estado. Durante o final de semana foram aprendidos 120 pássaros que estavam sendo comercializados no bairro Lamarão em Aracaju.

 

Buracos

Várias ruas e avenidas da capital precisam de reparos urgentes. Se a Emurb não pode fazer o recapeamento asfáltico que seria o ideal, que pelo menos tape os buracos. É grande a reclamação de motoristas e motociclistas. Os veículos quebram com frequência e ainda o risco de acidente é enorme.

 

Transporte Coletivo

O sistema de transporte coletivo de Aracaju está longe de agradar aos usuários. Os ônibus, apesar de algumas renovações feitas, ainda deixa a desejar. Não é difícil encontrar um veículo quebrado nas ruas da capital sergipana.

 

Aélio Argôlo é aracajuano, formado em radialismo e jornalismo desde 1988. Trabalhou nas rádios Jornal, Liberdade AM e FM. Em emissoras de televisão desempenhou a função de repórter nas TV`S Sergipe, Canção Nova e Atalaia. Com 26 anos de experiência no mundo jornalístico chega para somar com o portal Napolitica. 




02-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter