A partir de 2020, é proibido que os partidos formem coligações para as disputas dos cargos legislativos, ou seja vereadores e deputados. Para os demais cargos, as coligações são permitidas. Assim, os partidos passam a disputar sozinhos, anulando a soma das legendas. Porém, ainda é permitido que o eleitor vote na legenda e não em um candidato especifico.
Com isso, é provável que as grandes partidos ocupem mais assentos no Legislativo, diminuindo as chances de eleição de siglas menores, que eram beneficiados com as legendas.
Antes, as cadeiras do Legislativo eram distribuídas de acordo com os votos dados aos candidatos, e partidos, de uma coligação. Ou seja, as vezes um voto dado a um candidato ajudava na eleição de outro candidato com propostas completamente diferentes.
De acordo com a Folha de S.Paulo, a tendência é ocorrer um aumento no número de candidatos a prefeito e que alguns deles não buscarão, necessariamente, a eleição, mas irão se candidatar para fortalecer a chapa de vereadores dos partidos.
Ainda segundo a Folha, a lista de pré-candidatos às prefeituras das capitais brasileira ultrapassa 200 nomes, sem contar as legendas “nanicas”. Faltando menos de dez meses paras as eleições municipais deste ano, este número ainda pode aumentar com a criação da Aliança pelo Brasil, partido do presidente Jair Bolsonaro.
Entre os 14 prefeitos de capitais que podem tentar reeleição está o gestor de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB). Eleito pela última vez em 2016, Edvaldo já exerceu o mandato em 2006 (quando foi vice de Déda, que deixou o cargo para se eleger a governador), sendo reeleito em 2008. O atual prefeito da capital sergipana já anunciou que disputará a reeleição e conta com o apoio do governador Belivaldo Chagas.
A oficialização das candidaturas será realizada entres os dias 25 de julho e 5 de agosto. O primeiro turno acontece em 4 de outubro e o segundo, se ocorrer, no dia 25 do mesmo mês.
Com informações da Folha de S. Paulo
saiba mais
-
06/10 - 12:45 - Eleições: Saiba como justificar ausência
06/10 - 12:38 - Eleições 2024: relembre as regras para o dia da votação
05/09 - 20:46 - SUS passará a custear novo remédio para tratamento de neuroblastoma
05/09 - 20:43 - STF pode retomar julgamento de recursos sobre revisão da vida toda
29/07 - 20:36 - TRE-SE determina a suspensão da anotação de órgão partidário
29/07 - 20:30 - Sistema de transporte intensifica fiscalização sobre o uso indevido dos cartões de gratuidade
29/07 - 20:11 - Secretarias de Estado da Saúde e da Educação se unem no combate ao mosquito da dengue
29/07 - 20:02 - Dez milhões de brasileiros têm a nova Carteira de Identidade Nacional
29/07 - 20:01 - Vôlei feminino estreia com vitória
26/07 - 06:17 - Ministério da Saúde confirma duas mortes por febre oropouche