Na Política

Biblia Online

18/11/10 | 10:12h (BSB)

"Não é hora de pensarmos em mágoas"

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB), que havia prometido no seu Twitter, há duas semanas, para depois do segundo turno, ajuizar sobre o processo eleitoral, nas suas palavras, "doa a quem doer", parece que, finalmente, encontrou paz de espírito. Indagado por Universo Político.com, na semana passada, no Iate Clube, sobre o que prometeu em seu micro-blog, eis que surge um Valadares zen. "O que aconteceu nas eleições passou. Grupo fechado. Vamos trabalhar para eleger Dilma. Essa não é hora de pensarmos em mágoas nem em algum constrangimento que tenhamos passado nas eleições. Tudo isso passou. Agora é uma nova etapa da vida política do Estado e do Brasil. Estamos preparando o nosso futuro, e o nosso futuro é agora", disse. Para a maioria dos mortais que vivem a política sergipana, Valadares "estava" chateado pelo fato de o deputado federal Eduardo Amorim (PSC) ter chegado ao primeiro lugar na corrida pelo Senado, e ele, Valadares, ter corrido o risco de perder a segunda vaga para Albano Franco (PSDB), na reta final da campanha. Valadares teria dito a pessoas mais próximas que os concorrentes gastaram muito dinheiro. Ingenuamente, o senador teria esperanças de que o governador Marcelo Déda (PT) tomasse alguma medida que, na sua ótica, representaria um "freio". A mágoa teria tirado Valadares não apenas de cima do trio elétrico onde Déda, Jackson, Amorim, Sílvio... comemoraram a vitória, na noite das eleições, como também da entrevista coletiva do dia seguinte. A tese de contrariedade, aliás, ganha consistência quando se recorda que Valadares chegou a declarar em plena campanha não mais subir no palanque com Eduardo Amorim, e mudou de ideia depois que o governador disse não ser babá de senador. A animosidade foi tão flagrante que, mesmo com o deputado Eduardo Amorim assegurando que todos os prefeitos do PSC votariam em Valadares, um dos prefeitos mais renomados do PSB, Sukita, de Capela, deixou de apoiar Amorim para estar ao lado de Albano Franco. Valadares também declarou que, se fosse eleito, seria uma prova de que o sergipano vota consciente... Sem mais, caso Valadares mude mais uma vez de ideia, Sergipe poderá, enfim, saber da sua própria boca o que "doerá e em quem doerá". (Por Joedson Telles)

 

Aborto
Não se espera outro posicionamento do Partido dos Trabalhadores frente às críticas de setores das igrejas católicas e evangélicas por conta da resolução pela descriminalização do aborto. O PT deve, e precisa, se defender, sobretudo porque a oposição pega carona no tema, e a mais importante eleição está em jogo. Ou seja, defender a companheira Dilma é questão de sobrevivência.

 

Aborto II
Agora, é lamentável, sobre todos os aspectos, que setores da imprensa sergipana, que não têm personalidade para ouvir todos os lados, e cumprir, assim, o ofício com ética, alimentando o debate para que a sociedade, e somente ela, faça o seu julgamento, tente, nas entrelinhas, jogar "panos quentes" para fazer valer à velha, e que já está virado lugar comum, ridícula serventia. Isso, sim, é ser a favor do aborto. Do aborto do bom e sério jornalismo.

 

Saúde
Uma servidora pública da Saúde municipal mandou um e-mail ao radialista Gilmar Carvalho denunciando a morte de pacientes no chamado Hospital Nestor Piva, na zona Norte de Aracaju, por falta de medicamentos simples. A mesma servidora disse ter enviado o mesmo texto ao Ministério Público do Estado. E fez também um apelo à sociedade, ao ser entrevistada, na manhã desta segunda-feira, dia 18, na Rede Ilha.

 

Saúde II
Com suas palavras, alertou sobre a necessidade de união de forças para tirar a saúde pública da precária situação que se encontra. Ela observa que, mesmo tendo um plano de saúde, qualquer um está sujeito a morrer em um hospital público por falta de remédio ou de aparelhos. Basta passar mal e ser encaminhado para um deles.

 

Robson e Fábio Reis
Ressalvando que sempre teve uma grande relação de amizade com o vereador Robson Viana (PT) e com sua família, o vice-governador eleito, Jackson Barreto (PMDB), assegura que isso nunca influenciou na campanha. "O que Robson conseguiu foi com o desempenho dele e não foi por minha causa. Eu desafio qualquer um para dizer que me viu fazendo campanha para candidatos a deputado estadual. Eu não tive tempo e nem podia, tinha a responsabilidade para a campanha do governador", disse.

 

Fábio Reis
Segundo Jackson Barreto, a única reunião que fez como presidente do PMDB foi na sede do partido, quando defendeu a candidatura a deputado federal de Fábio Reis. "Pedi voto para Fábio Reis, um jovem pobre, mas de futuro. Coloquei minha cara pela eleição dele, mas se Fábio não conseguiu não foi culpa minha. Minha parte eu fiz. Com relação a deputado estadual, tudo não passa de conversa", assegura.

 

Edvaldo
Jackson acredita que a derrota em Aracaju teve vários responsáveis. "Mas o que eu lamento é que nas regiões mais pobres, onde tínhamos um carinho das pessoas, infelizmente, perdemos. Recomendo a Edvaldo que dedique mais tempo, seus olhos, braços e carinho, para a população pobre de Aracaju".

 

Eduardo Amorim
O deputado federal e senador eleito, Eduardo Amorim (PSC), esteve na tarde do domingo, dia 17, na 52ª Edição da Peregrinação de Divina Pastora. O parlamentar esteve acompanhado do governador Marcelo Déda (PT) e do deputado federal e vice-governador eleito, Jackson Barreto (PMDB). Este ano o evento religioso teve como tema "E o reconheceram ao partir o pão... e partiram imediatamente", baseado no Evangelho de Lucas.

 

Eduardo Amorim II
"O povo sergipano é religioso e de muita fé. Sou cristão e estou aqui como os peregrinos de Divina Pastora, para agradecer as bênçãos alcançadas. São mais de 60 mil pessoas que há 50 anos são agraciadas por esse momento. Meus parabéns a prefeita, Maria Augusta, pela organização e estrutura", disse Eduardo Amorim, que teve uma recepção calorosa dos fiéis.

 

Eduardo Amorim III
Depois de receber o abraço dos fiéis que faziam questão de abraçá-lo, Eduardo Amorim participou da missa de encerramento que foi celebrada pelo arcebispo de Aracaju, dom José Palmeira Lessa. "Somos peregrinos da vida", disse o arcebispo que pregou sobre o agradecimento na caminhada da vida.

 



17-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter