Na Política

Biblia Online

16/11/10 | 08:13h (BSB)

Políticos sergipanos são vítimas de preconceito da grande imprensa

Sergipe estará representado no governo da petista Dilma Rousseff com José Eduardo Dutra, o presidente Nacional do PT? Ou será com o senador Antônio Carlos Valadares (PSB), que seria alçado a um ministério abrindo, assim, a vaga de Dutra no Senado? Em esta tese estando correta, a torcida seria para o senador eleito Eduardo Amorim (único do PSC) ser mais um sergipano no governo Dilma? Se depender da imprensa do Sudeste, nada feito. Sergipe não estará representado no governo da primeira mulher a presidir o Brasil. Neste final de semana, uma matéria do portal G1, da Rede Globo, listou 30 nomes cogitados para serem escalados ministros no governo Dilma Rousseff. A lista postada no portal da Globo com direito a fotografias não traz sequer Dutra, que sacrificou uma eleição praticamente certa para a Câmara Federal, para estar ao lado de Dilma, ainda quando ela assistia ao tucano José Serra disparar com mais 40% das intenções de voto. O mesmo Dutra que hoje coordena a transição. Para os jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, O Globo e o Zero Hora (este da região Sul), claramente, não há espaço para sergipanos no governo do PT. Nem sendo sergipano de coração. Felizmente, Dilma não é empregada de nenhum dos diários. Seria o primeiro tapa na cara dado por ela nos sergipanos, após a eleição. Confira a lista, que segundo os quatro diários, tem mais condições que qualquer sergipano de ajudar Dilma a administrar o Brasil, no www.g1.com.br Puro preconceito.

 

Saúde 
O prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) admite que, caso o governo federal não socorra os estados brasileiros, Aracaju e outros municípios continuarão a enfrentar sérios problemas na área da Saúde Pública. O prefeito também explicou não ter uma solução para resolver o problema de Aracaju, e acredita que pelo fato de ser um problema nacional, cabe ao governo federal resolvê-lo. "Agora, é preciso com urgência encontrar financiamento para a saúde", disse.

 

De grupo
O presidente estadual do PT, o vice-prefeito Silvio Santos, não mostrou apenas ser amigo do prefeito Edvaldo Nogueira, ao aceitar a batata fervendo da saúde em suas mãos. Mais que isso, Silvio mostrou coragem e vocação para ser homem de grupo.

 

De grupo II
Silvio sabe que não tem caixa no momento para corresponder às expectativas da sociedade, mas nem por isso se furtou. Assumiu falando em financiamento e divisão da responsabilidade, mas não deixou o grupo na mão.

 

 

Escolha diferente
O mínimo que a oposição, a imprensa e a sociedade precisam ter neste momento é paciência com quem está tendo a boa vontade quase que heróica de ajudar. Seria bem mais cômodo ficar no ar-condicionado do gabinete de vice-prefeito. Mas Silvio fez uma escolha bem diferente.

 

 

Albano Franco
Indagado sobre as declarações do deputado federal Albano Franco (PSDB), que prometeu fazer oposição aos governos Marcelo Déda (PT) e Edvaldo Nogueira (PC do B), o prefeito de Aracaju disse que a postura é uma naturalidade da política, mas que continuará amigo de Albano. "Vou continuar tratando bem o PSDB. Obviamente que não depende de mim (a aliança). Depende do PSDB. É uma decisão de outro partido, que eu respeito", disse.

 

Impressos
Sergipe está para ganhar mais um jornal diário. A ideia vem sendo trabalhada nos bastidores e o impresso deve circular já no próximo mês. Além deste diário, o leitor sergipano pode ganhar outro. É que um grande empresário estuda a possibilidade de adquirir um antigo jornal sergipano. Caso a negociação não saia do papel, ele garante que monta um jornal "novinho em folha".

 

Protesto
O deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa, prometeu continuar se retirando do plenário daquela Casa todas as vezes que houver votação, mas seus projetos forem retirados de pauta. Na última sessão, isso voltou a acontecer.

 

Comunicação
Acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, no auditório do Palácio da Justiça, na Praça Fausto Cardoso, o 'II Seminário Comunicação e Justiça'. O encontro visa aproximar os profissionais da imprensa, estudantes de Comunicação e Direito dos integrantes do Poder Judiciário, estabelecendo canais de entendimento e facilitando meios para que a sociedade possa conhecer cada vez mais o serviço prestado pela Justiça sergipana.

Comunicação II
A palestra de abertura, na quinta-feira, às 19h30, será ministrada pela jornalista Rosângela Sanshes, assessora de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ela vai falar sobre o trabalho da assessoria do Judiciário paulista no julgamento do casal Nardoni, em março deste ano, e como a equipe se organizou para atender à grande demanda de jornalistas.

 

Comunicação III
No dia seguinte, pela manhã, os participantes conhecerão o funcionamento do Poder Judiciário, através da palestra do Juiz Auxiliar da Presidência do TJSE, José Amintas Noronha. Após, o diretor de Planejamento do TJSE, Erick Andrade, falará sobre o Planejamento Estratégico do Judiciário sergipano.

 

Comunicação IV

A primeira palestra da tarde de sexta-feira, às 14h30, será ministrada pelo jornalista e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Túlio de Oliveira Martins, que já trabalhou em vários segmentos da área de Comunicação e agora é o atual presidente do Conselho de Comunicação Social do TJRS. Ele vai falar sobre sua experiência nas duas profissões.

 

Comunicação V

O seminário será finalizado com um painel, às 16 horas, sobre 'O Papel da Justiça, do Ministério Público e da Polícia'. Participarão o promotor de Justiça Deijaniro Jonas Filho, a juíza de Direito Iracy Mangueira e a delegada Georlize Teles, que coordena o Departamento de Grupos Vulneráveis da Polícia Civil (DAGV). As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir do próximo dia 17. A primeira edição do seminário aconteceu em abril de 2008. Mais informações: 79-3226-3125.

 



17-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter