Na Política

Biblia Online

16/04/10 | 07:44h (BSB)

"A Câmara precisa se respeitar"

Com a frase que serve de título para este texto, o vereador Danilo Segundo (PSB), visivelmente irritado, explicou o que o levou a deixar o plenário da Câmara Municipal, na manhã de ontem, quinta-feira, dia 15, em protesto à presença do secretário de Saúde da Prefeitura de Aracaju, o presidente municipal do PDT, Antônio Samarone, que foi até lá em nome da SMTT, mesmo não estando mais à frente do órgão. "A gente aprovou um requerimento convocando, não foi pedindo, não: foi convocando, o superintendente da SMTT para estar aqui no dia 15 de setembro de 2009, para dar explicação sobre o trânsito nesta Casa. O prazo foi de 15 dias. Mas Samarone vem dia 15 de abril de 2010? Uma gestação. E chega como ex-superintendente. É muita falta de respeito ao Poder Legislativo Municipal. Ele não respeita ninguém. Vereador nenhum eu admito mais subir nesta tribuna para exigir respeito do prefeito. Vou rebater. Nenhum vereador está se respeitando, mas estão questionando as declarações que dei ao Universo Político.com (Danilo criticou aqui, recentemente, os colegas parlamentares por conta de o Projeto de Lei que revisa o Plano Diretor de Aracaju ainda não ter retornado à Câmara). Será que o Executivo não respeita a CMA ou será que é o próprio Legislativo é que não se respeita? Acho que os próprios vereadores não se respeitam. A CMA fez o povo de Aracaju de palhaço, hoje (ontem). Samarone não responde mais pela pasta, como vai resolver algo?", indagou.

 

O preço
É notório que, ao cobrar mais personalidade da CMA frente ao Executivo, o vereador Danilo Segundo cresce junto à população. Afinal, nenhum cidadão que uma Câmara pelega, como ele denuncia. Entretanto, o mais jovem parlamentar da Casa já começa a pagar o preço, ao enfrentar um certo desgaste junto aos demais vereadores.

 

Samarone

O secretario municipal de Saúde Antônio Samarone, que esteve por quase quatro horas falando sobre trânsito para os vereadores, entende que o vereador Danilo Segundo está no seu direito. Samarone minimizou o episódio, optando por comentar sua explanação. "As perguntas que os vereadores fizeram tentamos responder, mas percebi que, em grande parte, era muito mais falta de entendimento do que discordância. Nenhuma tese que eu defendia, eu deixo de defender depois da reunião", afirmou.

 

Samarone II
Samarone disse ainda que as críticas e ponderações feitas pelos parlamentares são todos da natureza da política. "A política vive disso. Depois compreendi que foi porque demorei a comparecer aqui. Mas, na verdade, depois constatamos que eu fui o único secretário a comparecer à Câmara Municipal nesta legislatura. Mas estamos à disposição. É obrigação de quem está num cargo público dar explicações à sociedade e à imprensa", entende.

 

Denúncia de Juvêncio

A denúncia do vereador Juvêncio Oliveira (DEM), que assegura que Samarone foi nomeado secretário municipal de Saúde para fechar as portas do órgão para o deputado estadual Rogério Carvalho (PT), com o objetivo de facilitar a eleição de José Eduardo Dutra (PT), que disputa com Rogério uma das vagas de deputado federal, Samarone negou.

 

Denúncia de Juvêncio II
"Essa ilação do vereador não me compete responder. Eu hoje sou técnico. Não tenho nada contra ninguém. Vou lá (Secretaria de Saúde) tentar cumprir a minha tarefa de gestor. É muito difícil a tarefa de saúde", disse, assegurando que o deputado Rogério Carvalho nunca se meteu em trabalho de ninguém. "Rogério é uma liderança que está fazendo o trabalho dele. Não tem nada a ver uma coisa com a outra", disse.

  

Denúncia de Juvêncio III
Em suma, Samarone entende que o vereador Juvêncio Oliveira tentou pautar um tema que interessa à oposição. "Como eu não estou disputando mandato, estou gerindo uma pasta, não tenho como entrar neste debate. A Saúde vai ser gerida republicanamente como foi a SMTT, independente se é período de eleição ou não. Isso não tem nada a ver", garantiu.

 

Eduardo Amorim
O deputado federal Eduardo Amorim (PSC), pré-candidato ao Senado Federal, avaliou como positiva a pesquisa do Ibope. Mesmo não estado em primeiro lugar, Eduardo sabe que terá tempo de mostrar a Sergipe o que tem a oferecer para contribuir com o desenvolvimento do estado e conseguir a vitória almejada.

  

Eduardo Amorim II

Amorim, ao comentar a pesquisa, lembrou que está apenas no seu primeiro mandato, e até já votou em políticos que também pretendem uma vaga de senador e disputarão com ele.

 

Rogério
O deputado estadual Rogério Carvalho (PT) levantou algumas considerações que colocaram em xeque a forma como vem sendo conduzido o embate em torno da instalação de uma usina nuclear em Sergipe. Rogério também defendeu a necessidade de se convidar para Assembléia Legislativa um técnico que seja a favor da instalação da usina.

  

Rogério II
De acordo com o deputado petista, a opção do Governo Federal de diversificar a matriz energética do país, mediante a construção de usinas nucleares, não se deve a uma mera opção. Ele enfatizou a total dependência do mundo atual por fontes energéticas e novas tecnologias. Rogério também lembrou que "essa necessidade constante do mundo atual se processa com aquilo que a humanidade traçou como projeto".



17-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter