Na Política

Biblia Online

06/08/13 | 22:42h (BSB)

Ônibus do BRT para Aracaju têm diferenciais

Ampliar Foto

Modelo do ônibus BRT

Por Raissa Cruz

 

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), apresentará à imprensa na manhã da quinta-feira, dia 08, na praça de eventos da Orla de Atalaia um modelo do ônibus do sistema BRT (Bus Rapid Transit), que ele pretende implantar em Aracaju. A informação é de que o ônibus articulado terá corredores exclusivos e plataformas, além de possuir uma largura maior interna para facilitar a circulação dos passageiros, o que deve proporcionar mais conforto.

 

Para longo prazo

Segundo comentou o secretário-adjunto de Comunicação do Município, André Carvalho, “os ônibus podem ter GPS, televisão digital, internet sem fio (wireless), câmeras de segurança, computador de bordo, além de sistemas de indicação de parada áudio visual e gerenciamento de frota”.  Um projeto ideal para o planejamento do transporte, mas para implantação em longo prazo. Como a prefeitura de Aracaju já solicitou ao Ministério das Cidades a inclusão da capital no PAC da Mobilidade Urbana (que está limitado às cidades com mais de 700 mil habitantes), espera-se que em curto e médio prazo sejam implantados, ao menos, corredores exclusivos de ônibus, com semáforos programados para propiciar maior agilidade ao veículo que transporta a maioria da população. 

 

*Atualizada às 15h20

Na Assembleia, morador de Carmópolis nega ter sido induzido à invasão

Os moradores de Carmópolis, que se envolveram na ocupação do conjunto habitacional do povoado Aguada, estiveram na manhã de hoje na Assembleia Legislativa de Sergipe para buscar apoio dos parlamentares. Segundo o líder comunitário, Maurício Gonzaga, as moradias estavam prontas há um ano e meio, quando muitos desabrigados resolveram ocupar. “Não houve invasão, foi ocupação”, enfatiza ele, afirmando ainda que não procede a informação de que vereadores induziram pessoas a invadirem as casas. “Tudo isso é boato. A gente foi de livre e espontânea vontade. As casas estavam prontas e vazias, e a gente precisando de moradia, então ocupamos”, diz Maurício, pai de família, desempregado. Do plenário, diversos parlamentares declaram apoio aos moradores que compareceram às galerias da Casa Legislativa, reivindicando da prefeitura sensibilidade para liberar as residências.

 

Rita Lee desdiz

A cantora Rita Lee voltou a fazer declarações no Twitter negando que a frase “Para safado, nenhum tostão furado” tenha sido direcionada aos militares, que ameaçam impetrar mais ações contra ela por danos morais, depois dos xingamentos disparados pela cantora à categoria em um show em Sergipe. A cantora afirmou que as declarações do dia último dia 02, em sua rede social, “não faziam referências a policial de lugar algum”. Para amenizar, Rita Lee pede ainda: “paz na Terra aos de boa vontade, pelo amor de Deus”.

 

Assédio

Já está em repercussão nacional a notícia de que uma jornalista sergipana está processando o diretor de Jornalismo da TV Sergipe (afiliada da Rede Globo) por assédio. Em notas publicadas em colunas sergipanas (de André Barros e Cláudio Nunes) e republicadas nacionalmente, como no 247, Vírgula Online, Diário do Congresso, conta-se que a emissora chegou a receber na semana passada uma visita da Justiça do Trabalho devido a certos abusos cometidos, incluindo o caso de outro processo impetrado por um funcionário, apontando o acúmulo de funções. Talvez dando mídia as coisas sejam tencionadas a uma breve apuração da Justiça e sirva de prevenção a outras suspeitas.

 

Reajuste dos policiais

O deputado capitão Samuel Barreto (PSL) afirmou que vai cobrar do Governo o envio do reajuste linear dos servidores militares e civis. Samuel ainda declarou no Twitter que as Associações Militares precisam fazer assembleias e definir as prioridades e manifestações em relação ao reajuste Linear.

 

Limite prudencial

O deputado Venâncio Fonseca (PP) criticou o baixo efetivo dos militares no interior do Estado. O parlamentar afirma que as delegacias estão funcionando com apenas dois policiais, que ficam impedidos de se deslocarem para as ocorrências. Venâncio ainda questionou o fato de o Estado dizer que não tem recursos, mas alugando jatinho. “Todas as vezes que esse jatinho levantar voo, eu vou denunciar”.

 

Antônio Moraes

“A única linguagem que o governo de Jackson Barreto ouve é a greve, sendo que só os professores foram atendidos após várias ocupações”. O desabafo é do presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Antônio Moraes, que não aceita a justificativa do limite prudencial, e vai além: “é tudo desculpa esfarrapada pra não atender várias categorias”.

 

Com Colaboração de Adriana Freitas

Da redação Universo Político.com 



17-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter