Na Política

Biblia Online

31/05/24 | 17:58h (BSB)

Parceria entre setor de transporte e Governo gera segurança e combate à evasão escolar

Na manhã desta terça-feira (28), foi lançado mais um sistema de controle de acesso para estudantes vinculado à bilhetagem eletrônica, desta vez na Escola Estadual Valnir Chagas, dedicada exclusivamente ao ensino fundamental. Este sistema é uma continuidade do projeto piloto iniciado em 2019, resultado de uma parceria entre o sistema de transporte público, representado pela Aracajucard e pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), e o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc).

O projeto, agora implementado em quatro escolas estaduais, visa aumentar a segurança ao monitorar quem tem acesso às instituições, além de contribuir para combater a evasão escolar. Por meio de uma iniciativa do Governo, em parceria com o setor de transporte, os alunos da Valnir Chagas possuem gratuidade no transporte público, benefício que se estende a 32 escolas estaduais.


“Celebramos a implementação da catraca em mais uma escola. O lançamento foi realizado com o intuito de dar ciência ao recurso. A partir de agora, os pais terão mais controle e informações sobre os horários dos seus filhos, desde a entrada e saída da escola até os horários em que pegam o ônibus para ir e voltar”, comentou o diretor executivo da Aracajucard, José Carlos Amâncio.

A nova ferramenta proporciona maior transparência e segurança ao monitorar o tempo de permanência dos estudantes na escola, registrando a hora de entrada, saída e o tempo total que passam na instituição. “Com a implementação de catracas, garantimos que apenas alunos com o Mais Aracaju cadastrados, possam acessar as instalações. A medida representa uma grande vitória e esperamos ampliar essa iniciativa no futuro, beneficiando mais escolas e estudantes”, enfatizou o diretor.

Para a diretora da Valnir Chagas, Andreia Abreu, a parceria é muito benéfica para os alunos do 6º ao 9º ano. “Eles recebem a carteirinha da Seduc com recarga de passagens gratuitas, além de usufruírem de maior segurança dentro da escola através das catracas e do acompanhamento dos pais por meio do aplicativo”, salientou.

Arthur Samuel, estudante do 7º ano B, ficou entusiasmado com o novo sistema e afirmou que “a catraca é muito importante para a segurança dentro da escola e o aplicativo permite aos nossos pais o acompanhamento dos horários de chegada e saída da escola, além da possibilidade de acompanhar as informações do cartão”, disse.

Mais sobre o projeto

O projeto piloto de implementação das catracas está ativo também no Centro de Excelência Prof. José Carlos de Sousa, no Colégio Estadual Jackson de Figueiredo e no Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, beneficiando cerca de mais de 2,8 mil alunos.

A diretora de Educação de Aracaju, Maria Gilvânia, destacou a importância da parceria. “Com esse sistema, junto ao aplicativo ‘Eu na Escola’, as famílias, a escola e os próprios estudantes podem garantir e acompanhar a frequência escolar com mais eficiência. A união entre Aracajucard e Seduc reforça nosso compromisso em assegurar que os alunos estejam presentes e participando ativamente de suas atividades escolares”, frisou.

Eu na Escola

A inovação tecnológica, utilizada por cerca de 5 mil usuários, permite que pais ou responsáveis acompanhem o trajeto de ida e vinda dos estudantes na palma das mãos. O aplicativo mostra o percurso do aluno, o horário de embarque no transporte público, bem como o horário de chegada e saída da escola, além do retorno para casa de ônibus. O “Eu na Escola” também disponibiliza informações acerca do saldo do cartão, bem como a disponibilidade para validar a recarga e utilizar as passagens.  

O aplicativo, que conta com direcionamentos para o Cittamobi, Recargapay e Val,  não é restrito apenas aos estudantes que fazem parte do projeto. Ele está disponível para todos os estudantes de Aracaju, sejam eles do ensino médio ou superior e futuramente será acessível também para IOS.

Da Ascom



22-06-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter