Na Política

Biblia Online

29/12/23 | 18:52h (BSB)

Governo de Sergipe fortalece a capacidade de resposta da Defesa Civil estadual frente aos desafios d

O ano de 2023 foi marcado por uma atuação intensiva da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec/SE) no enfrentamento de diversos desafios e eventos adversos em Sergipe. Desde alertas sobre riscos iminentes até ações emergenciais, a Supdec mostrou seu comprometimento em proteger a população e gerenciar situações de crise.

No início do ano, em janeiro, os agentes da Defesa Civil estadual cumpriram com a sua obrigação, alertando às populações ribeirinhas para o risco de inundação em virtude do aumento de vazão da CHESF. A resposta rápida envolveu ações de acompanhamento, análise do cenário e desocupação de áreas afetadas ao longo do Rio São Francisco, abrangendo 13 municípios.

Segundo o superintendente da Supdec/SE, tenente-coronel Luciano Queiroz, a Defesa Civil estadual é a responsável pelo envio dos alertas à população, por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP) desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). “A plataforma tem o objetivo de enviar alertas na iminência de uma ocorrência ou quando esta ocorrer, bem como as informações necessárias para o salvamento e melhor atendimento da população, prevenindo e orientando as pessoas quanto aos procedimentos que devem ser adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outros eventos adversos”, explica.

Ainda de acordo com Queiroz, até novembro deste ano, foram cadastrados para o envio de alertas via SMS sobre desastres, no território sergipano, 102.011 celulares, e durante os últimos 12 meses, foram enviadas 120 mensagens de alertas à população. Além disso, o superintendente enfatizou a relevância do monitoramento contínuo de tremores de terra, evidenciando o papel proativo da Supdec/SE na antecipação e resposta a eventos sísmicos na região. “A parceria com o Laboratório Sismológico da UFRN evidenciou esse nosso compromisso, visando antecipar e responder a eventos sísmicos no Estado”, ressalta.

A Coordenadoria de Recuperação e Gestão de Cenários de Riscos da Supdec/SE desempenhou papel importante na avaliação das ameaças e vulnerabilidades de ocorrência de desastres, e também nas decisões relativas às ações de recuperação pós-desastres. “Ao longo de 2023, foram realizadas 82 vistorias, resultando em relatórios técnicos e ações preventivas em diversas localidades. Ademais, houve a participação da equipe em 17 atividades que consistiram em reuniões, viagens, eventos, cursos de capacitação e afins”, detalha o superintendente.

Sobre as iniciativas de capacitação, o tenente-coronel ressaltou a importância do Curso de Operações e Gestão de Desastres realizado no início deste ano. “A Supdec/SE capacitou 246 agentes e coordenadores nas oito mesorregiões do estado. O objetivo do curso foi atualizar e especializar os agentes das instituições envolvidas nas ações relacionadas aos desastres, promovendo uma padronização das operações de prevenção e preparação; resposta e mitigação; restabelecimento e reconstrução, de modo a contribuir para o desfecho rápido das ações, diminuindo sobremaneira os danos e prejuízos e, principalmente, o sofrimento das pessoas afetadas pelo desastre. Conseguimos atingir a meta de ampliar para 100% a criação e operacionalização das Compdec’s (Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil) em Sergipe”, informa.

Queiroz ressalta também a realização do Seminário de Mitigação aos Efeitos das Chuvas 2023. “Esse foi um evento grande que teve como principal objetivo enfatizar a importância do planejamento por parte dos gestores municipais, para desenvolver ações preventivas e mitigatórias, buscando a redução dos efeitos ocasionados pelas fortes chuvas”, completa.

Em dezembro, Sergipe entrou em estado de alerta por conta das chuvas e ventos fortes que atingiram diversos municípios. A atuação do Governo do Estado se destacou ao monitorar os estragos causados e fornecer apoio aos moradores da região. A ação faz parte de um plano de contingência, que tem a participação de órgãos estaduais como a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), Corpo de Bombeiros, Samu 192 Sergipe, Defesa Civil estadual, além da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi).

Diante da seca e estiagem, a Supdec/SE desenvolveu, neste ano, ações emergenciais, orientações e assessorias em 10 municípios. Na busca por respostas eficazes e comprometidas a esses desafios climáticos, a coordenação da Supdec realizou o seminário “Mitigação aos Impactos da Seca e Estiagem 2023”. Além disso, vale destacar que a Operação Carro-Pipa foi acionada para fornecer água a 63.770 sergipanos, evidenciando a abrangência das ações diante de eventos climáticos extremos. O credenciamento de pessoas físicas e jurídicas para transporte de água potável reflete o esforço em mobilizar recursos e apoio logístico para enfrentar a escassez hídrica.

O superintendente menciona o reconhecimento nacional da Supdec/SE, evidenciado pela contribuição da instituição para o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), onde a Supdec/SE colaborou em situações de emergência em todo o país. “A solicitação foi feita pelo secretário nacional, Wolnei Wollf Barreiros, ao governador do Estado de Sergipe, Fábio Mitidieri, objetivando dar uma maior celeridade aos processos de situação de emergência e estado de calamidade pública em virtude das fortes chuvas que atingiram o Brasil neste ano”, detalha.

Por fim, Queiroz agradece ao Governo de Sergipe por fortalecer a capacidade de resposta da Defesa Civil estadual frente aos desafios do ano e reafirma o compromisso contínuo da Supdec/SE com a população. Em suas palavras, a atuação da instituição é pautada pela eficiência, preparação e resiliência, visando sempre a segurança e o bem-estar da comunidade sergipana.

Da Ascom



27-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter