A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Sergipe visitou, na manhã dessa segunda-feira (14), as dependências do Hospital Universitário em Aracaju. Segundo a presidente da Comissão, deputada estadual Janier Mota (PL), o objetivo do encontro foi de tentar encontrar meios para resolver as pendências e acelerar a abertura da Unidade Materno Infantil instalada naquela unidade hospitalar.
Há um entendimento de todos no sentido que se formalize um contrato entre o HU/UFS e a Prefeitura de Aracaju ou com o Governo do Estado para que todos os serviços da unidade sejam ofertados à população sergipana. Através desse contrato poderão ser adquiridos equipamentos e recursos humanos. Hoje a unidade só opera com a parte ambulatorial e com o internamento pediátrico.
“Acompanho sempre a luta árdua dos nossos hospitais, dos nossos profissionais de saúde, que são verdadeiros anjos humanos, e hoje, junto com os meus colegas parlamentares, pude ver de perto todos os espaços da Unidade Materno Infantil. Trata-se de uma estrutura excelente, inclusive, melhor que muitos hospitais privados, que precisa ser posta em funcionamento o quanto antes, em prol da melhoria da saúde do nosso Estado. Nossa população precisa de uma estrutura dessa, pois a carência de leitos maternos enfrentada em Sergipe é grande. O que depender de mim, iremos resolver essa situação”, afirma Janier Mota.
Deputados
Além da parlamentar, também estavam representando a Comissão de Saúde da Alese os deputados estaduais Kitty Lima (Cidadania) e Zezinho Sobral (PODE), líderes das bancadas de oposição e de situação, respectivamente. Eles foram recepcionados pelo reitor da UFS, o professor Valter Santana, e pela superintendente do HU-UFS, a professora Drª Ângela Silva; além de representantes da comissão de aprovados do concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o HU.
Zezinho Sobral
Para o deputado estadual Zezinho Sobral não há tempo para se perder e a contratualização entre o poder público e o HU/UFS deve ser feita imediatamente. “Nós visitamos a Unidade e percebemos que ela está pronta, precisando sim é ser aberta para fortalecer a Rede Materna de Sergipe”, pontuou, assumindo o compromisso com os representantes da comissão de aprovados do concurso público, dizendo que “pode contar com o meu apoio e minha interlocução para que a Maternidade do HU entre em atividade”.
Kitty Lima
Por sua vez, a deputada estadual Kitty Lima foi ainda mais incisiva dizendo que “o que a gente precisa é que a Maternidade funcione! Vontade política! Isso aqui (hospital) vai salvar vidas, as mulheres precisam, as mães precisam e a gente quer que todos os aprovados no concurso sejam convocados. Essa é a nossa missão como membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa”.
Da Alese
saiba mais
-
15/10 - 09:34 - Energisa realiza obras para melhoria da rede elétrica
15/10 - 09:32 - Deso realiza mais de 60 mil análises de água
15/10 - 09:31 - Programa Ambiental Despoluir ganha nova versão
15/10 - 09:28 - Operação Desafino cumpre 15 mandados de busca e apreensão em Sergipe
15/10 - 09:20 - MPF e UFS assinam acordo para reparar política de cotas em concursos para professor efetivo
15/10 - 09:19 - Justiça Eleitoral orienta candidatos sobre a divulgação de pesquisas no 2º turno
15/10 - 09:06 - Vila da Criança segue com programação diversificada
15/10 - 08:57 - Setor de transporte disponibiliza compra de créditos do Mais Aracaju através do Pix
15/10 - 08:51 - Inscrições para concurso dos Correios
06/10 - 12:52 - Eleições:Central de Atendimento em Libras