A Prefeitura de Aracaju, através do projeto TestAju, já realizou, nos 44 bairros da capital sergipana, 9.439 testes RT-PCR, considerado o padrão ouro para detecção do coronavírus. Desse quantitativo, 895 tiveram resultados positivos e 8.541 negativos.
Para a realização desse trabalho, cerca de 20 profissionais, divididos em quatro equipes, percorrem os bairros da cidade realizando testes na população. A seleção acontece de forma aleatória, através do Agente de Combate às Endemias. A metodologia de escolha dos imóveis segue os critérios sanitários já utilizados pelos agentes na realização do LIRAa e, no caso do TestAju, é escolhida uma pessoa por residência para realização do exame. Para quem mora em condomínio, o agente solicita o chamamento de moradores na portaria.
Entre os bairros com maiores taxas de infecção, levando em conta apenas os RT-PCR do TestAju, estão Atalaia, Porto Dantas, Industrial, Robalo, José Conrado e Jardins. Já entre os com menores taxam se encontram Capucho, Farolândia, Cirurgia, 13 de Julho, Japãozinho e Suissa.
A assessora técnica da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Ana Régia Oliveira de Andrade, ressalta que a adesão da população é fundamental na execução do projeto, pois nos casos detectáveis da doença, as pessoas são orientadas a permanecer em isolamento domiciliar, e todos os demais residentes no imóvel também devem ser testados.
“Sem a colaboração das pessoas, a atuação do município fica limitada a ação dos profissionais. Por isso é tão importante que os testados cumpram o isolamento, que repassem as orientações aos moradores com quem convivem e que informem todo agravamento dos sintomas aos nossos profissionais do MonitorAju, caso isso ocorra. Com esse acompanhamento de perto, não apenas conseguimos entender melhor o comportamento da doença, como também podemos evitar uma piora mais grave com evolução a óbito”, alertou a assessora.
Alguns bairros já receberam os profissionais ligados ao projeto mais de uma vez. São eles: 17 de Março; Jabotiana; Bugio; Novo Paraíso; Atalaia; Coroa do Meio; Inácio Barbosa; Industrial; Porto Dantas; Areia Branca; Suissa; José Conrado de Araújo; Robalo; Getúlio Vargas; Jardins; Aruana; Centro; Mosqueiro; Grageru; São José e América. De acordo com a DVAS, já estão previstas novas coletas nos bairros Aruana; Centro; Mosqueiro; Grageru; São José e América.
Da Ascom
saiba mais
-
15/10 - 09:34 - Energisa realiza obras para melhoria da rede elétrica
15/10 - 09:32 - Deso realiza mais de 60 mil análises de água
15/10 - 09:31 - Programa Ambiental Despoluir ganha nova versão
15/10 - 09:28 - Operação Desafino cumpre 15 mandados de busca e apreensão em Sergipe
15/10 - 09:20 - MPF e UFS assinam acordo para reparar política de cotas em concursos para professor efetivo
15/10 - 09:19 - Justiça Eleitoral orienta candidatos sobre a divulgação de pesquisas no 2º turno
15/10 - 09:06 - Vila da Criança segue com programação diversificada
15/10 - 08:57 - Setor de transporte disponibiliza compra de créditos do Mais Aracaju através do Pix
15/10 - 08:51 - Inscrições para concurso dos Correios
06/10 - 12:52 - Eleições:Central de Atendimento em Libras