Do Portal NaPolítica
Uma discussão acirrada sobre quem solicitou a Força Nacional para Sergipe. De um lado o senador Eduardo Amorim (PSC) afirma que ele que solicitou através de uma reunião com o presidente Michel Temer (PMDB), por outro lado a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirma que só governador do estado pode solicitar a Força Nacional.
Em nota Eduardo Amorim explicou que foi uma reivindicação dos parlamentares. "Atendendo à solicitação dos parlamentares, o ministro informou que a partir de janeiro/2017, ou seja, deste mês, seriam desenvolvidas ações que visassem intensificar o combate à criminalidade na região metropolitana de Aracaju pelo “Plano Nacional de Segurança Pública”. Dentre as prioridades, foram listados a proteção das mulheres vítimas de violência; da racionalização do sistema prisional e o combate aos grandes criminosos como no caso do tráfico de drogas. Antes o Plano atenderia apenas as capitais Porto Alegre (Rio Grande do Sul), e Natal (Rio Grande do Norte)".
Ainda acrescentou: "A vinda de tropas da Força Nacional de Segurança para o nosso Estado também foi requerida, assim como também pontuamos o desleixo que o governo atual tem mostrado com sua incompetência, não apenas nas questões relativas à Pasta da Segurança Pública, mas a todos serviços públicos prestados pelo Estado".
A SSP também enviou nota explicando a situação afirmando que a vinda da Força Nacional foi um esforço do governador e dos gestores da SSP. "Não cabe a um senador nem qualquer outro membro do legislativo solicitar o emprego da Força Nacional, porque a competência formal, legal e personalíssima é do chefe do Executivo estadual e do DF ou ministro de Estado. Aliás, o envio da Força Nacional para Sergipe é apenas um dos itens de composição do Plano Tático Integrado de Segurança Pública, construído em todo mês de Dezembro entre representantes do Ministério da Justiça e Secretaria da Segurança Pública de Sergipe. O apoio do Governo Federal a Sergipe passa por um esforço concentrado do governador Jackson Barreto e gestores da SSP desde maio de 2016. Não foi apenas um encontro com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e o secretário Nacional da Segurança Pública, Celso Perioli, mas sete reuniões com pautas pré-definidas".
Da redação
saiba mais
-
15/10 - 09:34 - Energisa realiza obras para melhoria da rede elétrica
15/10 - 09:32 - Deso realiza mais de 60 mil análises de água
15/10 - 09:31 - Programa Ambiental Despoluir ganha nova versão
15/10 - 09:28 - Operação Desafino cumpre 15 mandados de busca e apreensão em Sergipe
15/10 - 09:20 - MPF e UFS assinam acordo para reparar política de cotas em concursos para professor efetivo
15/10 - 09:19 - Justiça Eleitoral orienta candidatos sobre a divulgação de pesquisas no 2º turno
15/10 - 09:06 - Vila da Criança segue com programação diversificada
15/10 - 08:57 - Setor de transporte disponibiliza compra de créditos do Mais Aracaju através do Pix
15/10 - 08:51 - Inscrições para concurso dos Correios
06/10 - 12:52 - Eleições:Central de Atendimento em Libras