Na Política

Biblia Online

30/10/09 | 14:08h (BSB)

Silvio fortalece campanha

O vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, vem conversando com outros petistas buscando fortalecer cada vez mais a sua campanha pela presidência do Diretório Estadual de Sergipe. Silvio, aliás, teve um motivo a mais que os companheiros para comemorar o desembarque do governador Marcelo Déda, esta semana em Aracaju. Além de já ter declarado ser Silvio Santos o seu candidato, o governador, mesmo distante da política, neste processo de recuperação da saúde, representa uma força ímpar na campanha.

 

Companheiros
"Eu estou torcendo muito pelo companheiro Déda. Pela sua saúde e pela certeza que tenho da importância deste voto tão especial. É um voto simbólico", diz Silvio, revelando que tem "corrido" muito atrás dos votos dos petistas, quando não está trabalhando pela PMA. Silvio tem percorrido os diretórios do PT no interior e está feliz com a receptividade. "Os companheiros têm identificado na gente um quadro ideal", revela.

PT debate em Sergipe
A menos de um mês do chamado PED (Processo de Eleição Direta) do Partido dos Trabalhadores, representantes das chapas que disputarão a presidência do PT Nacional participam de um debate, às 18h desta sexta-feira, dia 30, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

 

Luciano votarem Amorim  

O prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo (PMDB), mesmo sendo aliado do ex-governador João Alves Filho (DEM), não vê problema em votar no deputado federal Eduardo Amorim (PSC) para senador em 2010. "A possibilidade de votar em Amorim existe lá (Déda) e cá (João). São dois votos. Então vamos aguardar quem serão os senadores. Amorim é filho da terra. Mas meu palanque é o da oposição", disse o prefeito.

 

 

Posição
"Eu me relaciono bem com todo mundo. Faço política sem machucar ninguém. Já fiz campanha do lado da esquerda e da direita. Agora, quando tomei as minhas posições tomei e levei ao meu povo. E graças a Deus, o povo de Itabaiana e os amigos daquela região têm me acompanhado. Eu sempre digo: só tenho o meu voto, mas tenho a minha lealdade, o meu trabalho, o meu empenho, a minha determinação e não tenho medo de fazer campanha política em momento algum. Tanto faço campanha política ao lado como faço contra o governo", garantiu Luciano Bispo.

 

Mendonça fala hoje da PEC 300 

Os deputados federais Mendonça Prado (DEM) e coronel Paes de Lira (PTC/SP) concedem entrevista coletiva à imprensa sergipana, na manhã desta sexta-feira, 30 de outubro, a partir das 7h, no auditório do Hotel Aquários. Também estão confirmadas as presenças dos também deputados federais Major Fábio (Democratas/PB) e Capitão Assumpção (PSB/ES) durante os atos de mobilizações pró-PEC 300/08 em Aracaju.

 

 

Mendonça fala hoje da PEC300 II
Além de esclarecer o processo de tramitação da PEC 300/08 na Câmara dos Deputados, a entrevista tem o objetivo de conclamar a sociedade sergipana para a caminhada: "PEC 300/08: uma questão de igualdade", com concentração prevista para às 14h na Praça da Bandeira e para audiência pública que acontecerá a partir das 17h no plenário da Assembléia Legislativa de Sergipe.

 

 

Quinta-feira, dia 30 de outubro

Bancários encerram greve

Após 35 dias de paralisação, a greve dos bancários em Sergipe chegou ao fim. Até ontem a noite, dia 28, somente o Banese permanecia em greve, até que em assembleia no Sindicato, os bancários optaram pela volta aos trabalhos. A partir de hoje, exatamente todos os bancos estão abertos ao atendimento ao público.

Em defesa da criança e do adolescente

Está ocorrendo na manhã desta quarta-feira, 29, na Assembleia Legislativa, um debate sobre as questões relacionadas à proteção dos menores, no dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente comemora 19 anos. Além dos deputados estaduais, registram presença na Casa, como representante da Frente Parlamentar Nacional, o deputado federal Iran Barbosa (PT) e, pela Frente Municipal, a vereadora Rosângela Santana (PT).  Essa sessão especial, que foi requerida pela representante da Frente Estadual, deputada estadual Ana Lúcia (PT), conta também com a participação de delegados, promotores de Justiça e representantes de alguns municípios sergipanos.

 

Venha pra cá

"Não aceito que aprovem esta moção de solidariedade a este homem (vice-prefeito Sílvio Santos) que comparou os mototaxistas a traficantes. Se isso fosse real, o Congresso poderia ser comparado ao Comando Vermelho e o presidente Lula a Fernandinho Beira-Mar", foram estas palavras do vereador Fábio Mitidieri (PDT) que embalaram, nessa quarta-feira, 27, o líder da oposição na Câmara Municipal de Aracaju, vereador Joselito Vitale (DEM), a convidar Mitidieri a trocar de bancada e reforçar o grupo que faz oposição ao prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB).

 

Moção de apoio

Fábio Mitidieri estava contestando a aprovação de uma moção de apoio, protocolada pelo vereador Chico Buchinho (PT), ao vice-prefeito Sílvio Santos (PT), em relação ao conflito com os mototaxistas. Chico defendeu que deu entrada na moção apenas em consideração ao vice-prefeito que teria sido ameaçado de morte por um mototaxista insatisfeito com ele.

Quarta-feira, dia 29 de outubro

Jorge Alberto diz que não sabe da dívida do Estado

O secretário de administração do Estado Jorge Alberto disse que desconhece a existência de uma determinação do Tribunal Regional do Trabalho que condicionou o Estado a um pagamento de R$ 50 mil em multas diárias, por não ter efetuado as contratações para as Fundações de Saúde dentro do prazo. As multas, de acordo com o procurador do Trabalho, já acumulam uma dívida de R$ 2,6 milhões. Em entrevista a Gabriel Danásio, da Rádio 930 AM, Jorge Alberto observou: "estou sabendo disso agora por você. Até o momento não fui notificado a respeito dessa situação". Segundo ele, quem deve estar a par da situação é a Secretaria de Estado da Saúde.

 

Mais concursos

Jorge Alberto aproveitou a oportunidade para avisar que o Estado estará lançando nos próximos dias o edital para o concurso do DETRAN, que disponibilizará 300 vagas, e ainda este ano um concurso para o Instituto de Criminalista. Ele só não confirmou se esses novos concursados precisarão também do auxílio da pressão judicial para serem convocados.

 

Ulices repreende Augusto

O presidente da Assembleia Legislativa, Ulices Andrade (PDT) não deixou passar uma indireta lançada pelo deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) na manhã de hoje na tribuna. Enquanto criticava as Fundações Estatais de Saúde, Augusto disse que o projeto foi votado na Casa porque "quem tem maioria, atropela tudo". Mas logo após esse discurso, Ulices repreendeu: "deputado veja bem como o senhor fala. Porque desse jeito parece que o senhor está afirmando que nós atropelamos o regimento da Casa. E isso não é verdade. Não admitimos isso. Nós respeitamos o regimento". Restou a Augusto se desculpar, dizendo que não era essa sua intenção.

 

Capacitação

O vereador Chico Buchinho (PT) apresentou uma indicação na Câmara Municipal de Aracaju solicitando da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito que seja feito um novo curso de capacitação para os motoristas e cobradores de ônibus, para que os mesmo se adéquem ao sistema de elevador para deficientes físico, instalado recentemente nos ônibus.

 

Trégua

Chico Buchinho também espera que seja revisto a questão do rigor para o cumprimento dos horários das linhas. Para ele, é preciso que haja uma trégua, uma pequena permissão de atraso. Para que, assim, os condutores dos ônibus também deem uma trégua ao acelerador. E abandonem esse sentimento de "pressão" que os motiva a tratar os passageiros como bagagens, que não sofrem mesmo quando o veículo que as carrega está em alta velocidade.

 

Pec 300

Os deputados federais Mendonça Prado (DEM/SE) e coronel Paes de Lira (PTC/SP) concedem entrevista coletiva à imprensa sergipana, na manhã da próxima sexta-feira, 30 de outubro, a partir das 8h, no auditório do Hotel Aquários. Também estão confirmadas as presenças dos também deputados federais Major Fábio (DEM/PB) e Capitão Assumpção (PSB/ES) durante os atos de mobilizações pró-PEC 300/08em Aracaju. A PEC, de autoria do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), institui no país o piso nacional militar equiparado à remuneração já paga à corporação militar do Distrito Federal, beneficiando cerca de 700 mil policiais militares, bombeiros militares, ativos, inativos e pensionistas.

 

Pec 300 II

Além de esclarecer o processo de tramitação da PEC 300 na Câmara dos Deputados, a entrevista tem o objetivo de conclamar a sociedade sergipana para a caminhada: "PEC 300/08: uma questão de igualdade", com concentração prevista para às 14h na Praça da Bandeira e para audiência pública que acontecerá a partir das 17h, no plenário da Assembléia Legislativa de Sergipe. O ato público é uma iniciativa das Associações Unidas da Polícia Militar de Sergipe e a audiência foi motivada por requerimento do deputado federal Mendonça Prado, com o intermédio do deputado estadual Antônio Passos (DEM).

 

Bancários tentam conciliação

Nesta quarta-feira, 28, o procurador do Trabalho Ricardo Carneiro estará mediando uma nova reunião entre o Sindicato dos bancários e o Banese. O encontro que ocorre às 15 horas, na Procuradoria do Trabalho, visa estabelecer um acordo entre as partes para que se encerre a greve que pendura há mais de um mês. Apesar de estar solicito a uma negociação, o presidente do sindicato, José Souza de Jeus, acredita ser difícil que o Banco ceda às reivindicações. "Eu sei que Saumínio Nascimento (o presidente do Banese) já puxou muito da sua inteligência para pensar em uma proposta aceitável, mas, no último relatório apresentado, o banco deixou bem claro que não tinha interesse em negociar. Assim é complicado. Eles só querem aceitar a minuta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos)", disse De Jesus.

Reajuste de 6%

O Banese concordou em aplicar o reajuste de 6% proposto pela Fenaban, mas negou as demais solicitações dos bancários. "Além dos 3% a mais que não foi aceito pelo presidente do banco, pedimos a ajuda de transporte para os funcionários que trabalham no interior, que o banco só paga até Maruim ou Itaporanga, dependendo da rota", explica De Jesus. Segundo ele, o presidente sinalou aceitar nos moldes que são praticados no Banco do Nordeste. Falamos também do PCS. Como ponto importante, o Banese aceitou a assinatura do acordo coletivo de trabalho complementar do que já é praticado. A gente também pediu que fosse feito um reajuste na comissão dos caixas que é a menor praticada no Estado", observou De Jesus.

Terça-feira, dia 27 de outubro

TJ/SE inaugura Vara Cível Virtual

Nesta terça-feira (27), o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado Desembargador Roberto Porto, inaugurou no Fórum Gumercindo Bessa, a nova Vara Cível Virtual. A 22ª Vara de competência cível na Comarca de Aracaju julgará os processos referentes à Execução Fiscal. Segundo o Presidente do TJSE, foram investidos os mais modernos recursos tecnológicos, na Vara Cível Virtual que em competência exclusiva, visa oferecer maior celeridade e melhorar a arrecadação do Estado.

 

Venâncio: O câncer não espera
"O tratamento de câncer é urgente, não pode esperar 30, 60 ou 90 dias, porque, com certeza, a doença vai se agravar", destacou o líder da oposição na Assembleia deputado Venâncio Fonseca (PP) enquanto criticava a lentidão do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) para dar início às sessões de radioterapia de pessoas com câncer. Segundo ele, em meio ao sofrimento, diversas pessoas acumulam as filas já há muitos meses a espera da sua vez.

Isso porque, como disse Venâncio, outro serviço de radioterapia que era prestado no Hospital de Cirurgia foi suspenso no mês de abril deste ano, depois que a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) detectou que o aparelho responsável pelo tratamento estava fora dos padrões.

 

Até Gualberto concordou

Aparteando o discurso de Venâncio, o líder da bancada governista, deputado estadual Francisco Gualberto (PT), reconheceu a gravidade do problema, "uma vez que o câncer pode ser fatal se não tiver o acompanhamento e tratamentos corretos". Gualberto disse que já até solicitou do secretário Estadual de Saúde, Rogério Carvalho, uma providencia e o mesmo garantiu que o período de funcionamento do aparelho do Huse será ampliado para até 2 horas da madrugada, visando acolher a demanda de pacientes. Mas, mesmo assim, o próprio Gualberto não perdoou :"é verdadeiro que mesmo com esse funcionamento ainda há pessoas que estão na fila esperando por atendimento".

 

Oncologistas na Alese

Preocupado com a denúncia feita na semana passada, pelo deputado Wanderlê Correia (PTB), o deputado Antônio dos Santos (PSC), sugeriu hoje, 27, na Assembleia Legislativa, a presença de médicos na área de oncologia para discutir o aumento da ocorrência de casos de câncer registrada em de Simão Dias. A comunidade atribui o problema à instalação de antena de telefonia móvel. Para o deputado, a questão saúde é um assunto preocupante e que o caso do município deve ser investigado.

 

Matos em Brasília

O vereador Matos está em Brasília visitando parlamentares em busca de recursos com o objetivo de construir uma grande avenida interligando a Visconde de Maracaju e a Maranhão. A obra, indiscutivelmente, terá grande repercussão para uma melhor fluidez do trânsito na cidade por ser responsável pela ligação das duas principais artérias da zona norte de Aracaju. O projeto encontrou boa receptividade dos deputados federais e senadores.

Segunda-feira, dia 26 de outubro

Para Mendonça, na campanha de Serra, Albano estará em 2º plano

Na manhã de hoje, dia 26, o deputado federal Mendonça Prado (DEM) considerou que em Sergipe na campanha do candidato da oposição, à Presidência, José Serra (governador de São Paulo) o deputado federal Albano Franco, apesar de também ser tucano, estará em segundo plano. De acordo com Mendonça, já há previsões de que isso realmente acontecerá. "João (DEM) é certamente mais importante para campanha de Serra que Albano. E eu acho que João será o coordenador da campanha de José Serra aqui. Porque João Alves e José Serra estão muito afinados. Nas oportunidades que eu tive de conversa com Serra, ele detalhou muitas coisas da vida de João que demonstraram um grande apreço", comentou Mendonça em entrevista a Gilmar Carvalho na Rádio Ilha FM.

 

No governo ou na oposição?

Segundo Mendonça Prado, enquanto Albano Franco não decide se está com o governo ou com a oposição, o ex-govermador João Alves se demonstra o líder dos opositores em Sergipe e, com isso, dá motivos para Serra observar nele um pódio para sua campanha. "Serra é o candidato da oposição. E Dr. Albano apesar do prestígio, ninguém sabe nem onde ele está. Não se sabe se ele está no governo ou na oposição. Para mim, ele está é em cima do muro. Nem ele mesmo sabe onde está".

 

Sem paciência

O deputado Mendonça confessou ainda que não tem paciência para compreender a morosidade de Albano para se decidir e afirmou: "Eu prefiro viajar para a China do que discutir política com Albano".

 

João precisa de Albano?

Mesmo observando esses defeitos, Mendonça não nega a importância do líder do PSDB sergipano, Albano Franco, para a candidatura de João Alves ao governo do Estado em 2010, seja contribuindo com prestígio - já que Albano é destaque nas pesquisas para o Senado -, ou com o tempo do partido em programas eleitorais na TV. "Eu não posso fazer essa avaliação. O que sei é que todos podem contribuir de alguma forma com algum candidato", contorna Mendonça.



10-11-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter