Em reunião com o governador Jackson Barreto, nessa quarta-feira, 4, o representante da missão do Banco Mundial para o Programa Águas de Sergipe, Tadeu Habicallin, informou a intenção da instituição bancária internacional de patrocinar ações na área da saúde. De acordo com Habicallin, o banco vai disponibilizar U$ 8 milhões, o equivalente a R$ 25 milhões, do Águas de Sergipe para serem aplicados na prevenção, combate e acompanhamento das vítimas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do Zika vírus, que provocou microcefalia em centenas de recém-nascidos no país.
Numa primeira etapa, o representante do Banco Mundial explicou ao governador que os recursos serão aplicados na compra de carros fumacê, construção de um centro de imagem para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e ampliação da capacidade do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). Numa segunda etapa, o programa prevê a ampliação da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, com a instalação de 30 leitos normais e dez de unidade de tratamento intensivo (UTI) neonatal. Também é pretensão do banco financiar os equipamentos do Centro de Reabilitação e Referência de Sergipe que está sendo construído pelo governo estadual. Para a execução dos projetos na área da saúde, Habicallin disse que é preciso elaborar os projetos e obter a autorização do Governo Federal.
O governador ficou satisfeito com a possibilidade do Banco Mundial disponibilizar recursos do programa para a Secretaria de Estado da Saúde incrementar as ações de prevenção, combate e tratamento aos pacientes vítimas do Aedes aegypti. “Irei promover uma reunião com a Secretaria do Meio Ambiente, Cohidro, Deso e Saúde no sentido de que os entes envolvidos nos projetos trabalhem de forma harmoniosa e que não venham a atrasar a programação”, acentuou Jackson Barreto.
Águas de Sergipe
A missão do Banco Mundial está no estado para inspecionar as ações do Programa Águas de Sergipe, que é financiado pela instituição internacional. O governador ouviu dos técnicos que os projetos de Sergipe estão com um bom andamento, as licitações estão avançadas e os editais encontram-se próximos de contratar os serviços.
O Banco Mundial está investindo U$ 70 milhões, o equivalente a quase R$ 200 milhões, em obras estruturantes na Bacia do Rio Sergipe. O programa prevê a construção do sistema de esgotamento sanitário de Itabaiana e Nossa Senhora das Dores; macrodrenagem de Itabaiana; revitalização dos perímetros irrigados de Jacarecica I e II e Ribeira; e reflorestamento de matas ciliares dos afluentes do Rio Sergipe.
De acordo com Jackson, esta é a segunda vez que uma missão do Banco Mundial visita Sergipe para inspecionar as ações do programa. “O Estado tem que ter compromisso no cumprimento das metas, pois o Banco Mundial está financiando obras estruturantes e fundamentais para a qualidade de vida da população. O banco está nos avaliando de forma positiva e solicitou uma maior integração entre os órgãos na execução dos projetos. A mim compete reafirmar a importância do programa e cobrar dos setores envolvidos o respeito aos prazos”, afirmou o governador.
Participaram também da reunião, os representantes do Banco Mundial, Paula Pedreira de Freitas de Oliveira e Luiz Cláudio Martins Tavares, bem como o secretário de Estado do Meio Ambiente, Olivier Chagas, e assessores de órgãos estaduais.
Da ASN
saiba mais
-
04/11 - 22:36 - Chatbot do setor de transporte facilita a rotina
15/10 - 09:34 - Energisa realiza obras para melhoria da rede elétrica
15/10 - 09:32 - Deso realiza mais de 60 mil análises de água
15/10 - 09:31 - Programa Ambiental Despoluir ganha nova versão
15/10 - 09:28 - Operação Desafino cumpre 15 mandados de busca e apreensão em Sergipe
15/10 - 09:20 - MPF e UFS assinam acordo para reparar política de cotas em concursos para professor efetivo
15/10 - 09:19 - Justiça Eleitoral orienta candidatos sobre a divulgação de pesquisas no 2º turno
15/10 - 09:06 - Vila da Criança segue com programação diversificada
15/10 - 08:57 - Setor de transporte disponibiliza compra de créditos do Mais Aracaju através do Pix
15/10 - 08:51 - Inscrições para concurso dos Correios