Na Política

Biblia Online

29/01/15 | 12:29h (BSB)

Temperança!

A temperança (equilíbrio ou autocontrole) é o segredo para resolver todo tipo de problema. Sem ela podemos criar problemas ou agravar os já existentes. E veja que a falta de temperança é algo comum, principalmente e infelizmente, nos dias atuais. Tornamos-nos pessoas tão dependentes de tudo que é rápido, que basta um pequeno atraso para nos tirar do sério.

 

Dentre as virtudes citadas na Bíblia Sagrada pelo apóstolo São Paulo, quando escreveu sua carta aos Gálatas, no capítulo 5, versos 22 e 23, talvez a temperança seja uma das mais ausentes no homem de hoje. Basta vermos os telejornais e descobriremos a falta de temperança evidente nos momentos que resultam em assassinatos, em brigas de trânsito, em discussões familiares, e assim por diante. Benjamim Franklin declarou: “A temperança coloca madeira na fogueira, munição na arma, farinha no barril, dinheiro na carteira, satisfação em casa, roupas nas crianças, vigor no corpo, inteligência no cérebro e espírito na constituição”.

 

O escritor John Hagee, em seu livro “Os Desafios da Vida e suas Oportunidades”, diz o seguinte: “Nessa era de tecnologia avançada, nós temos aprendido a controlar cada coisa por nós mesmos. Controlamos o sol para aquecer nossas casas, controlamos rios para produzir eletricidade para nossas cidades, controlamos satélites no espaço para transmitir sinais de comunicação às nações do mundo, controlamos doenças mortais com medicamentos milagrosos, mas não aprendemos a controlar a nós mesmos”. Quantos problemas poderiam ser evitados, se as pessoas tiverem essa temperança? Divórcios que não teriam acontecido, brigas que teriam sido abortadas, pessoas que ainda estariam vivas, cadeias mais vazias, amizades que não teriam terminado jamais, vícios que não dominariam mais sobre o indivíduo. Meu Deus! Quantas coisas teriam sido diferentes, quantos males teriam sido evitados.

 

É interessante percebermos como as pessoas estão buscando essa temperança, esse autocontrole em coisas externas como músicas clássicas, paisagens paradisíacas, e outras do tipo. Nada contra essas técnicas que podem trazer paz aos corações, ainda que momentâneas; mas o que elas não conseguem perceber é que a verdadeira temperança não acontece de fora para dentro e, sim, de dentro para fora. A temperança é um fruto do Espírito Santo de Deus e que se manifestará em nossa vida a partir do relacionamento que estabelecermos com o Senhor Jesus Cristo.

 

Então, experimente aumentar sua comunhão com Deus, através de orações, ou seja, verdadeiras e sinceras conversas com Ele; experimente aumentar o seu tempo de leitura da Bíblia Sagrada; experimente cantar louvores a Deus. Busque essa temperança, busque esse autocontrole, e não tenho dúvidas de que muita coisa (mas muita coisa mesmo) será melhor na sua vida!

 

Um abraço e até a próxima oportunidade, se Deus disser que sim.

(Esta coluna é atualizada todos os domingos, mas como estamos voltando a nossa rotina aqui, fizemos esta publicação extra nesta quinta-feira. Até domingo, então!)

 

* Luiz Antonio da Silva, ministro do Evangelho, é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular no bairro Jardins, em Aracaju, e Supervisor da igreja no Estado de Sergipe. Possui formação acadêmica em Teologia e graduação em Psicanálise Clínica, com pós-graduação em Teoria Psicanalítica. Também é graduado em Administração, com ênfase em Recursos Humanos e pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas. Colunista no Jornal Correio de Sergipe e, agora, no Portal NaPolítica. Contato: luantosilva@msn.com

 



18-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter