Na manhã desta quinta-feira, 20/11, o vereador Dr. Emerson (PT) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para abordar o Dia da Consciência Negra. Comemorado nacionalmente hoje, essa data marca a morte de Zumbi os Palmares, um líder da luta pelos direitos dos negros no País. “Vivemos no tempo do diálogo e da tolerância. É a perspectiva da inculturação, ou seja, eu tenho que respeitar o direito dos outros para que meu direito seja respeitado”, ressalta Dr. Emerson. De acordo com ele, a sociedade precisa dialogar mais e entender as diferenças, porque o Brasil é fruto da miscigenação. “Creio que falta hoje a sociedade colocar como pressuposto básico, como primazia a dignidade da pessoa humana. A dignidade que passa pela tolerância, pela inexistência de discriminação contra raça, sexo e orientação sexual. Enfim, nos temos que ser tolerantes e temos que dialogar com toda a sociedade”, enfatiza o vereador.
Para Dr. Emerson é inadmissível que pessoas ainda passem fome, que não tenham um lugar para morar e que ainda convivam com a violência urbana cada vez mais agressiva nos dia de hoje. Ele afirma que há necessidade de dialogar com a sociedade, que é preciso enxergar a sociedade sem nenhum tipo de preconceito. “Temos por causa da discriminação racial uma situação adversa, que nega a dignidade a toda uma raça e em particular, a raça negra em nosso País. Muitos cometem o crime de discriminação racial. Então, nós precisamos estabelecer essa tolerância, porque a época da tirania, do fascismo, do nazismo, essa época tem que ser sepultada e ficar como ensinamento para todos nós”, expõe Dr. Emerson.
Segundo o vereador, o diálogo deve existir inclusive na política. “É importante e imperioso que façamos isso, que todos aprendam a dialogar, a respeitar as diferenças nessa Casa. Porque precisamos avançar muito nessa relação entre situação e oposição. Afinal, temos que fazer as nossas discussões tendo como prioridade a dignidade da pessoa humana e trazermos para essa discussão valores como justiça, verdade, paz e solidariedade, e nos políticos precisamos fazer muito esse exercício, porque há uma distância muito grande entre o que falamos e o que fazemos”, enfatiza Dr. Emerson.
O vereador explica que é preciso sair dessa situação de selvageria em que se encontra a sociedade, para isso é necessário manter uma interlocução entre gestores e cidadãos e que cada um assuma a responsabilidade. “Porque ainda temos uma quantidade enorme de pessoas nesse País que são vítimas da intolerância, vítima da discriminação e do abandono. É preciso que em um dia como hoje, a gente reflita sobre esses valores, que tenhamos a perspectiva de um mundo mais fraterno e mais solidário, a partir do momento que respeitemos as diferenças. Porque eu respeito o seu direito e dou a minha vida para que ele seja respeitado, enquanto a mesma exigência eu faça para que o meu direito seja respeitado”, ressalta Dr. Emerson.
Da CMA
saiba mais
-
15/10 - 09:34 - Energisa realiza obras para melhoria da rede elétrica
15/10 - 09:32 - Deso realiza mais de 60 mil análises de água
15/10 - 09:31 - Programa Ambiental Despoluir ganha nova versão
15/10 - 09:28 - Operação Desafino cumpre 15 mandados de busca e apreensão em Sergipe
15/10 - 09:20 - MPF e UFS assinam acordo para reparar política de cotas em concursos para professor efetivo
15/10 - 09:19 - Justiça Eleitoral orienta candidatos sobre a divulgação de pesquisas no 2º turno
15/10 - 09:06 - Vila da Criança segue com programação diversificada
15/10 - 08:57 - Setor de transporte disponibiliza compra de créditos do Mais Aracaju através do Pix
15/10 - 08:51 - Inscrições para concurso dos Correios
06/10 - 12:52 - Eleições:Central de Atendimento em Libras