Universo Político.com

CAMPANHAS -
Petista Dilma Rousseff é eleita a primeira mulher presidente do Brasil
Com 92,53% dos votos apurados, o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, anunciou oficialmente a vitória
Petista Dilma Rousseff é eleita a primeira mulher presidente do Brasil

*Notícia atualizada às 20h15

Do Universo Político.com

 

Dilma Rousseff (PT), 62, foi eleita neste domingo, dia 31, a primeira mulher presidente do Brasil. Com 92,53% dos votos apurados, às 20h04, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a petista já contabilizava 55,43% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) e não pode mais ser alcançada por José Serra (PSDB), que, totalizou, até o momento, 44,57%.

 

O presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, já anunciou oficialmente a vitória da candidata do PT. Em Aracaju, a vitória foi do tucano com 154 mil votos, contra 132,213 de Dilma. Diferença 21.787 votos. Em Sergipe, Dilma lidera. 

 

No momento em que votou, na cidade de Porto Alegre, Dilma Rousseff disse que, uma vez eleita, governaria dialogando com todos os setores. A petista, todavia, descartou membros da oposição em seu governo e ratificou prestigiar a sua coligação.

 

Um pouco sobre Dilma  

A economista Dilma Vana Rousseff nasceu em Belo Horizonte (MG) em 14 de dezembro de 1947, filha do imigrante búlgaro, naturalizado brasileiro, Pedro Rousseff e da professora Dilma Jane da Silva. Na juventude, participou de movimentos estudantis em Belo Horizonte e depois passou a integrar movimentos de luta armada.

 

Sua vida partidária começou pelo PDT, legenda da qual foi uma das fundadoras e pertenceu até 2001, quando saiu para se filiar ao PT. No Rio Grande do Sul foi secretária municipal de Fazenda de Porto Alegre na gestão de Alceu Collares (PDT) e de secretária estadual de Minas e Energia nos governos de Alceu Collares e Olívio Dutra (PT).

 

Candidata do PT à presidência da República é apoiada pela coligação “Para o Brasil Seguir Mudando”, que é integrada pelos partidos PRB / PDT / PT / PMDB / PTN / PSC / PR / PTC / PSB / PC do B. Antes de assumir sua candidatura, Dilma Rousseff teve que deixar o cargo de  ministra-chefe da Casa Civil do governo Lula para disputar a presidência da República, por exigência da legislação. Também foi ministra de Minas e Energia no governo Lula.

 

Da redação, com informações do TSE