Universo Político.com

SERGIPE -
TCE mostra desempenho dos municípios em índice que mede efetividade das gestões
31 municípios obtiveram melhora no resultado geral do IEGM em comparação com 2018
TCE mostra desempenho dos municípios em índice que mede efetividade das gestões

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) divulgou os resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de 2019, considerando o ano de 2018 como base. Gestores e servidores dos 75 municípios sergipanos responderam a um questionário, dentro do padrão exigido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), analisando as esferas Educação, Saúde, Governança e Tecnologia da Informação, Planejamento, Fiscal, Ambiente e Cidade.

"Uma das nossas frentes de ação nesses dois últimos anos esteve no estímulo à melhoria das gestões públicas em Sergipe. E o IEGM, ao avaliar a qualidade de gastos e a efetividade das políticas públicas, está inserido justamente nesse contexto", avalia o conselheiro-presidente, Ulices Andrade. 

Para que seja realizada, a avaliação segue uma metodologia de cinco faixas de resultados. A nota A classifica as políticas públicas aplicadas em determinada esfera como altamente efetiva; nota B+, como muito efetiva; B, como efetiva; C+, como em fase de adequação e C, com baixo nível de adequação. Esta classificação serve para orientar os gestores municipais para melhorias nas políticas públicas e apresentar à população e instituições interessadas a evolução dessas políticas com o passar dos anos.

Em 2019 (ano base 2018), 31 municípios obtiveram melhora no resultado geral do IEGM em comparação com a avaliação feita em 2018 (ano base 2017), representando um aumento de 41,33% no desempenho geral do Estado.

 

O destaque atual vai para os números gerais nas esferas Educação, Saúde e Fiscal, em comparação com o ano de 2018 (ano base 2017). Na área da Educação houve considerável migração de municípios da faixa C+ para as faixas B e B+: 28 municípios melhoraram seus resultados, representando um aumento de 37,33% no desempenho geral do estado, nesta dimensão. 

Já na esfera da Saúde, 22 municípios obtiveram melhoras em comparação com 2018, gerando crescimento de 29,33% no resultado geral. Já na Fiscal, 31 municípios apresentaram melhoras nos resultados de 2019, um aumento de 21,33% no resultado do estado.

 

No âmbito do TCE/SE, o IEGM é conduzido pela Diretoria Técnica, através da Assessoria de Planejamento, que ao final deste ano ofertou treinamento sobre o Índice para mais de 300 gestores e servidores dos municípios sergipanos. 

A ação tem como objetivo apresentar de forma transparente a qualidade das políticas públicas municipais, por meio da avaliação de resultados dos programas e serviços prestados à população, visando o aperfeiçoamento das ações dos governos municipais. O TCE contribui para a efetivação deste índice desde 2015, valorizando a qualidade do gasto público e contribuindo com a administração pública.

 

A avaliação completa, com gráficos e mais detalhamento sobre o desempenho dos municípios no IEGM 2019, está disponível no site do TCE (tcese.tc.br)

 

Da DICOM TCE/SE