Universo Político.com

SERGIPE -
Equipes de saúde devem se deslocar a creches e pré-escolas para vacinar crianças
Equipes de saúde devem se deslocar a creches e pré-escolas para vacinar crianças

A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei 140/2019, de autoria do vereador Fábio Meireles, instituindo a vacinação itinerante nas escolas de educação infantil e creches públicas e particulares do Município de Aracaju. A iniciativa se deu a partir da observação de que as campanhas nacionais não têm cumprido a meta, levando ao crescimento de doenças anteriormente erradicadas, como o sarampo.

“O nosso objetivo é permitir que as crianças tenham acesso às vacinas, garantindo a efetividade das campanhas que visam a erradicação e controle de doenças, como sarampo, poliomielite e tantas outras”, explicou, adiantando que, pela proposta fica estabelecido o deslocamento das equipes de saúde para as escolas e creches localizadas em Aracaju, durante todo o período letivo.

Ao justificar a sua propositura, acolhida e elogiada pelos colegas parlamentares, Fábio Meireles falou sobre o alerta da Fundo das Nações Unidas para a Infância, indicando que a cobertura da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) que estava estável e próxima a 100% no Brasil até 2014, caiu para 96,1% em 2015; para 95,4% em 2016, e atingiu apenas 85% no ano passado.

O vereador ressaltou que, apesar de não haver registros da Poliomielite, há uma queda considerável no número de crianças vacinadas em todo país, o que coloca sob ameaça o retorno da patologia, conforme informação do próprio Fundo das Nações Unidas.

Os números mostram que a cobertura vacinal da poliomielite estava acima de 95% até 2015, mas foi caindo, também, chegando a 84,4% em 2016 e 78,5% em 2017. “A cobertura da vacina tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche - DTP), que estava acima de 90% até 2015, passou a 89,5% em 2016 e 78,2% em 2017”, observou Meireles, lembrando que no ano passado foram confirmados mais de mil casos de sarampo no Brasil.


Da Ascom