Universo Político.com

BRASILEMUNDO -
Estudantes podem ter acompanhamento psiquiátrico gratuito
Estudantes podem ter acompanhamento psiquiátrico gratuito

Está na pauta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), Projeto de Lei de autoria da senadora Maria do Carmo Alves (DEM) que obriga a instituição responsável pelo programa de residência médica a oferecer assistência psiquiátrica e psicológica gratuita aos residentes. A iniciativa, também, alcança os estudantes de medicina de modo geral.

“A nossa propositura, que reputo de grande importância, já tem parecer favorável da senadora Lídice da Mata”, disse Maria, observando que o seu projeto visa assegurar a assistência emocional e psicológica para esses estudantes que, “desde o processo de seleção para ingresso na faculdade passam por altos níveis de estresse”. Para ela, a pressão psicológica começa ainda no ensino médio, considerando que o curso de medicina continua sendo o mais concorrido de todos os vestibulares.

De acordo com Maria do Carmo, quando entram na faculdade os estudantes vivenciam alto grau de responsabilidade, rigor acadêmico, estresse e privação de sono que favorecem doenças psíquicas como ansiedade e depressão. A senadora destacou, ainda, o fácil acesso a medicamentos como um dos fatores agravantes.

Em seu relatório, a senadora Lídice mostrou que um estudo com 1.350 estudantes de medicina, de 22 escolas do país, revelou que 41% dos estudantes apresentaram sintomas depressivos e 81,7% apresentaram estado de ansiedade. Outros sintomas frequentemente relatados no estudo foram cansaço, irritabilidade e distúrbios do sono.

Pela proposta, o atendimento psicológico pode ser prestado por estudantes de psicologia e de medicina sob supervisão de profissionais. “Estamos na expectativa da sua aprovação, pois entendemos ser extremamente importante para esses estudantes uma iniciativa dessa natureza”, destacou a senadora por Sergipe.

 

Da Ascom