Universo Político.com

MUNICIPIOS

-

Fábio apoia transferência de feira do Centro

O vereador de Aracaju, Fábio Meireles (PPS), destacou hoje (30) a iniciativa da Administração municipal que articula a remoção da feira localizada nos fundos da Rodoviária Velha, no centro da capital. Em pronunciamento na Câmara Municipal, o vereador salientou “o dano social” que a ocupação irregular tem causado.

De acordo com o parlamentar, a feira instalada desde a gestão passada tornou-se um ponto para o comércio ilegal de entorpecentes, “o que desencadeou uma onda de violência sem freio na região, que neste mês já foi cenário de sete homicídios”. Segundo Fábio, o crescimento desordenado da feira também provocou complicações no tráfego de veículos.

Esta semana, observou Fábio, equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), começaram a cadastrar os quase 150 vendedores que atuam naquela localidade para que sejam remanejados. “Infelizmente, aquele comércio está contribuindo para o aumento da criminalidade. É uma questão social. Agora, os comerciantes poderão continuar exercendo suas atividades de maneira mais segura em um dos mercados ou até em feiras de outros bairros”, comentou o parlamentar.

“POR TODA PARTE”

Em sua fala, Fábio Meireles lamentou que a insegurança não seja uma realidade restrita ao centro da capital. O vereador apresentou dados do Fórum Brasileiro da Segurança Pública apontando que os roubos de veículo saltaram de 1.225 em 2015 para 1.623 no ano passado. Já o número de estupros passou de 133 há dois anos, para 160 no ano de 2016.

Ele citou também que os homicídios dolosos e latrocínios crescem desenfreadamente em Sergipe, segundo o Fórum. “Em 2015 foram registrados 341 assassinatos com intenção, já no ano passado esse número chegou a 414. Quando olhamos para o roubo com morte, notamos uma situação agravante porque em 2016 foram 428 casos, enquanto em 2015 ocorreram 356”, acrescentou Fábio Meireles, ressaltando que 40% desses crimes ocorrem na região metropolitana de Aracaju, conforme estudos da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O vereador Fábio Meireles afirmou ser necessária uma “política pública séria de combate à criminalidade no Estado” e cobrou mais iniciativas do governador Jackson Barreto para fortalecer a atuação da SSP. “O governador está mais preocupado com a eleição de 2018 do que com qualquer outra coisa. Percebe-se que ele prefere perseguir os professores a criminosos”, disse o parlamentar, salientando também ser preciso adotar medidas preventivas. “Vamos trabalhar nas periferias para impedir que nossas crianças se tornem criminosos por causa da incompetência do Poder Público”.

Da Assessoria de Imprensa