Universo Político.com

SERGIPE -
Membros do Fórum Sergipano em Defesa do SUS se reúnem na Alese
Membros do Fórum Sergipano em Defesa do SUS se reúnem na Alese

Em uma reunião na tarde dessa terça-feira (14), no gabinete na deputada estadual Ana Lúcia (PT), membros do Fórum Sergipano em Defesa do SUS e contra a Privatização da Saúde estabeleceram algumas metas para a audiência pública prevista para acontecer no plenário da Assembleia Legislativa, na próxima terça-feira (21), a partir das 14 horas,


O Fórum é formado pela Associação dos Docentes da UFS (Adufs), Sindicato dos Trabalhadores na UFS (Sintufs), Associação dos Renais Crônicos de Sergipe, Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFS), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SE), Movimento Mulheres de Peito, Movimento Loucomotivas, Mandato Popular da Deputada Ana Lúcia, Presidência Multiprofissional do Hospital Universitário, entre outros.


Segundo a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado, Shuley Morales, o momento é de somação de forças em defesa de um patrimônio nacional. “O SUS está em franco desmonte, seja no âmbito nacional, estadual e municipal. Com essa reunião nós aproveitamos para tratar de alguns temas importantes como a situação da Fundação Hospitalar de Saúde. Dia 24 teremos a audiência decisiva para descobrir se os contratos com FHS serão encerrados ou não e essa é a preocupação da nossa Frente. Qual será o tipo de contratualização? Com o encerramento da Fundação os serviços podem ser piorados com contratos terceirizados e precários”.


Integrante do Fórum Estadual, Atamário Cordeiro, disse que lutar contra o sucateamento do SUS é apenas uma das propostas do Fórum. Segundo ele a partir da organização do Fórum, foi criado uma demanda de mobilizações. “Nessa audiência na Alese nós teremos a presença do representante do Conselho Nacional de Saúde. Nós vamos fazer esse debate de uma maneira bem ampla, com audiências públicas no MPE e no MPF, nesse caso, sobre a Fundação Hospitalar de Saúde. São cerca de 5 mil trabalhadores que não sabemos como ficarão após uma decisão judicial”.


Presente na reunião, representando a Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE), Maristela Santos, que é membro da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude da OAB Sergipe e a Assessoria Jurídica Popular Maria Felipe. “Inicialmente fomos convidados para participar desta reunião em defesa das políticas do SUS. E a gente trouxe uma demanda sobre a Microcefalia, sobre a preocupação com os usuários. E aqui nos foi ponderado de uma situação da Fundação Hospitalar de Saúde”.


“Como ficará a condição dos trabalhadores? E de quem precisa desse acolhimento? São duas preocupações que cercam esta decisão. Vamos buscar o melhor diálogo, a melhor conversa, para manter a estruturação, para que ninguém venha a ser prejudicado neste processo. Vamos encaminhar algumas demandas à presidência da Ordem e vamos chamar outras comissões para entrarem no diálogo para ver no que podemos ajudar”, completou a advogada.


Presenças


Também participaram da reunião representando o Sintufs no Fórum, Tânia Maria Vieira Souza; a secretária-geral do Sindicato dos Enfermeiros do Estado, Paula Aparecida Barbosa; além de assessores parlamentares da deputada Ana Lúcia e do deputado Georgeo Passos (PTC).

Da Agência de Notícias Alese