Universo Político.com

ENTRETENIMENTO -
Japaratuba em Rede acontecerá na próxima semana
Japaratuba em Rede acontecerá na próxima semana

A primeira semana de janeiro de 2016 será de muita cultura e arte no município de Japaratuba. O Projeto ‘Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas’ realizará, entre os dias 04, 05, 06 e 07 de janeiro dentro do Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário, a 2ª Mostra Cultura em Rede. Exposições, sessões de cinema, minicurso e outras atividades trarão novidades para a programação do festival.


A mostra conta com a exposição ‘Cultura em Rede’, que será realizada no Centro Social Dona Janoca, e vai expor produtos de moda, utilitários, decoração e ambientação inspirados nas referências culturais do município, criados na oficina de Criatividade do projeto. A exposição apresentará também obras de artistas sergipanos do acervo do Instituto Banese. Outra atividade da 2ª Mostra será o Cine Cultura em Rede, que apresentará na Câmara de Vereadores de Japaratuba uma seleção de curtas metragens da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e um
documentário filmado em Sergipe, ‘Vou rifar meu coração’, dirigido por Ana Rieper.


A apresentação da pesquisa ‘Hábitos e Gostos Culturais de Japaratuba’, produzida na oficina de Gestão Cultural, e a participação do projeto na mesa redonda ‘Vivências e Experiências’, ambas na Jornada Nacional de Estudos Arthur Bispo do Rosário também fazem parte da programação. Além disso, será ofertado o minicurso ‘História das Artes Visuais em Sergipe’, com o Prof. Marcelo Uchoa, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS). Através do Sesc Sergipe, serão realizadas ainda atividades de incentivo à leitura na BiblioSesc, a biblioteca volante do Sistema Social do Comércio, que estará estacionada na Praça da Matriz. No domingo, haverá a coroação da rainha do Cacumbi, Juscileide Guimarães, participante do Japaratuba em Rede.


Japaratuba em Rede


O projeto tem como objetivo contribuir para a educação profissional no campo cultural de jovens de Japaratuba por meio da aprendizagem de conhecimentos técnicos, metodologias participativas e implementação de auto-organização dos grupos, com base nos princípios do cooperativismo e da gestão cultural sustentável, na perspectiva de que os mesmos possam estruturar uma cadeia produtiva da cultura na região que, a longo prazo, viabilize retorno econômico para os beneficiários e para a comunidade em geral e possibilite a manutenção do patrimônio cultural da cidade.

O Japaratuba em Rede é realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras e em parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Câmara Municipal de Vereadores, Instituto de Desenvolvimento Humano – Clube de Mães Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.


Da ASN