Universo Político.com

SERGIPE -
Iran Barbosa cobra reajuste salarial dos servidores públicos de Aracaju
Iran Barbosa cobra reajuste salarial dos servidores públicos de Aracaju

Na última sessão deliberativa do mês de maio, da Câmara Municipal de Aracaju, realizada na última quarta-feira, 8, o vereador Iran Barbosa (PT) cobrou do prefeito da Capital o envio do projeto de reajuste salarial anual dos servidores públicos municipais, cuja data-base é o mês de maio.

Na terça-feira (26), os vereadores aprovaram o projeto do Executivo que reajusta o piso salarial do magistério público municipal em 13,01%, no entanto, sem assegurar o retroativo dos meses de janeiro a abril. Emenda apresentada pelo petista, buscando garantir o pagamento desse passivo em duas parcelas, foi rejeitada pela maioria da bancada governista.

O vereador lembrou que os demais servidores também devem ter assegurado o reajuste dos seus salários anualmente, conforme a Constituição Federal, e que, em gestões anteriores, a data-base dos servidores públicos municipais era sempre antecipada para o mês de janeiro.


“Isso representava um ganho para os trabalhadores do serviço público municipal. Infelizmente, a atual Administração atrasou para o mês de maio. No entanto, estamos na última sessão deliberativa do mês de maio e não recebemos o Projeto de Lei com o índice de reajuste anual dos servidores, que é constitucional, gerando uma angústia entre os trabalhadores”, observou.


Para Iran Barbosa, quando o prefeito João Alves Filho (DEM) retirou o reajuste dos servidores do mês de janeiro e passou para maio, foi com a alegação de que seria o mês correto da data-base.


“Mas agora ele não está cumprindo com a data-base, porque maio já se encerra e não tivemos a oportunidade de aqui avaliar, discutir e aprovar o reajuste anual dos servidores. Quero apelar para que esforços sejam feitos para que os estudos sejam concluídos e o projeto chegue logo a essa Casa”, colocou o parlamentar.


Previsão orçamentária - Iran participou, na quinta-feira (27), da audiência pública que discutiu a Lei de Diretrizes Orçamentários de 2106, do município de Aracaju. Na ocasião, defendeu que é preciso haver previsão na LDO com vistas à correção anual dos salários dos servidores municipais.


“Isso é importante para não sermos surpreendidos com estudos que são feitos depois que o mês da data-base se encerra. A LDO tem que prever o reajuste e a Lei Orçamentária Anual deve vir com as perspectivas e estudos que apontem solução para garantir que os servidores tenham o seu salário revisado”, defendeu.


O petista apelou para que o Executivo Municipal, no mais curto espaço de tempo, encaminhe o projeto de reajuste para Câmara de Vereadores e que ele garanta não só a reposição das perdas inflacionárias, mas também a retroatividade a maio, com repercussão também para os servidores da casa legislativa.

“Esperamos que o Legislativo Municipal também faça o seu dever de casa e assegure o reajuste para os seus servidores, garantindo tanto a reposição das perdas inflacionárias e, se possível, um ganho real”, apelou o parlamentar.


Da CMA