Universo Político.com

COTIDIANO

-

“José Souza está presente”, afirma Lucimara

O sindicalista José Souza foi homenageado pela vereadora Lucimara Passos (PCdoB), durante seu pronunciamento desta quarta-feira, 22/10. “Hoje é um dia triste para mim, quanto militando do PCdoB. Falar de Souza vai além do homem, esposo, pai, militante”, disse referindo-se a morte prematura de seu companheiro de luta e partido.


A parlamentar enfatizou que Souza levava a militância dos movimentos sociais como forma de conduzir sua vida, lutava com seriedade, não só por sua categoria, mas, pelos ideais coletivos. “Souza pautou sua vida lutando pela democratização do Brasil, lutou contra as injustiças sociais e inclusão dos menos favorecidos”, enumerou.


Além disso, o sindicalista, nascido em Capela, era Marxista convicto e lutou por melhores condições de trabalho em especial pelos bancários. José Souza foi um dos criadores da Central Única dos Trabalhadores (CTB) e estava à frente do Sindicato dos Bancários pela segunda vez consecutiva. Lucimara lembrou ainda que Souza apoiou os banesianos porque sabia que fortalecendo o Banese, estava deixando Sergipe forte.


“Presto essa homenagem pela importância que ele teve na luta sindical no Brasil, em homenagem a juventude, aos negros, as mulheres, aos gays, aos sindicalistas do Brasil, guerrilheiros. José Souza está presente”, finalizou.


Apartes


Também surpreso com a notícia do falecimento de José Souza, o vereador Renilson Félix (DEM) disse que não só o PCdoB perde um lutador. “Confesso que quando soube torci para que fosse mais umas das mentiras que postam no Facebook. Ele respeitava todos e defendia com unhas e dentes os seus ideais”, enfatizou.

Manuel Marcos (DEM) e Emmanuel Nascimento (PT) também lamentaram a morte do sindicalista e ressaltaram o trabalho feito pela coletividade. “Souza fez história nessa cidade, o nome dele deveria ser José Souza da Luta”, disse Emmanuel.


Da CMA