Universo Político.com

MARCA-TEXTO -
“Não estou nem um pouco preocupado com a eleição de 2014”
Declaração é de Valdir Santos, aliado do prefeito João Alves e do senador Eduardo Amorim
“Não estou nem um pouco  preocupado com a eleição  de 2014”

Por Adriana Freitas

 

O vereador Valdir dos Santos (PTdoB) diz nesta entrevista ao Universo Político.com que, nas eleições de 2014, vai apoiar o candidato que o PTdoB apoiar e não descartou a possibilidade de ser pré-candidato a deputado estadual. “Aracaju me deu três mandatos como vereador e em uma pesquisa recente, mesmo não declarando que seria candidato, o meu nome estava lá na 17ª colocação”, disse o vereador que também fez uma análise das mudanças do partido com o novo presidente, o deputado Paulinho Filho (PtdoB) e destacou a necessidade da criação  da Comissão de Ética na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).  O parlamentar afirma ainda não está preocupado com as eleições de 2014 – mesmo sendo aliado não apenas do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), sempre lembrado nas pesquisas, mas também do senador Eduardo Amorim (PSC), este pré-candidato assumido ao Governo do Estado.    

 

Em relação ao PTdo B, o senhor ficou chateado com mudança no comando e disse que iria ter uma conversa com o deputado Paulinho Filho. O senhor já se reuniu com o presidente estadual do PTdoB?

Já houve a reunião e o presidente do meu partido  resolveu me deixar em situação privilegiada e não exigiu nem  fidelidade para que fosse votar com ele. Tenho os meus compromissos e estou nesse partido  há mais de 15 anos e sempre tive um bom relacionamento com a nacional e não foi com essa mudança na diretoria que eu iria mudar de sigla.  Vou fazer três mandatos dentro desse partido e vou continuar  respeitando o meu compromisso que é ajudar a base do prefeito João Alves e o presidente atual  não criou nenhum problema.

 

Paulinho Filho disse que todos os filiados ao PT do B teriam que entregar os cargos que tem no Governo do Estado. Como o senhor avalia essa posição?

Acho que a posição do deputado Paulinho é correta. Ele assume a presidência  e, naturalmente, quem tem cargos no Governo ele informa que  todos devolvam os cargos que tem. Acho uma posição correta dele como presidente do PTdoB.

 

O senhor entregará os seus cargos ou houve acordo também neste sentido?

Não tenho nenhum cargo no Governo do Estado.

 

Déda é Jackson, então, querem o apoio do PT do B, mas não a participação no governo?

O partido fazia parte da base aliada do governador, na medida em que o presidente Clóvis deixou o partido com o grupo, naturalmente o grupo de Paulinho pediu que fosse entregasse o cargo quem quisesse continuar no PTdoB. Acho que foi uma decisão do presidente atual, mas o presidente anterior  que tinha o cargo continua  no Governo e com outra sigla.

 

Qual a expectativa do partido para as eleições de 2014? O senhor pretende disputar uma candidatura de deputado estadual?

Aracaju me deu três mandatos como vereador e em uma pesquisa recente, mesmo não declarando que seria candidato, o meu nome estava lá na 17ª colocação. Então, o povo de Aracaju conhece o meu trabalho e se for da vontade de Deus e do povo talvez tenha uma pré-candidatura a deputado estadual .

 

Vereador, há dois pré-candidatos declarados ao Governo do Estado, em 2014: Jackson Barreto é Eduardo Amorim. Qual dos dois terá o seu apoio e o que o motiva a estar no palanque dele?  

Vou acompanhar o partido, onde ele estiver eu vou está. Não posso em hipótese alguma está de um lado e o partido de outro. Vamos ver que condição o pré-candidato que o partido que vamos apoiar vai nos dar para ir às ruas. A minha eleição é daqui a três anos, portanto,  não estou nem um pouco  preocupado com relação a eleição  de 2014.

 

Caso o prefeito João Alves decida disputar as eleições também, muda alguma coisa na sua posição?

Apoio o partido e não vou deixar de aprovar as proposituras os projetos que o prefeito envie para essa casa.  Tenho três mandatos nessa casa e vou está apoiando em favor do povo.

 

O senhor já foi da base do prefeito João Alves quando ele era governador. Passou para o lado do prefeito Edvaldo Nogueira, fez campanha para Valadares Filho e agora volta a ficar ao lado de João Alves. Qual o critério que o senhor adota, vereador?

A minha posição é a do partido. Naturalmente independente de quem seja o prefeito e mande propositura que venha beneficiar o povo a gente precisa estar ao lado do povo e não de partido. O meu partido é o povo que elege.  Há uma lei nesse país que o mandato não é do parlamentar, e sim do partido, mas o povo vota no cidadão que precisa pensar no povo e não em sigla partidária.

 

Circula a informação de que o senhor estaria insatisfeito com a base aliado do prefeito João Alves. O senhor confirma essa informação?

Não é verdade, pois sou um homem de posição e faço parte de um partido há mais de 15 anos. Quando fui convidado para  mudar de sigla não mudei e ainda conversei com o presidente atual do meu partido e vou continuar na base do prefeito ajudando a administração. Sei que João Alves é um excelente administrado, claro que ele só tem nove meses de mandato e com certeza vai melhorar a saúde e a educação.

 

Em relação à Câmara Municipal, o senhor propôs um requerimento para criação de uma Comissão de Ética. Qual a importância da criação dessa comissão?

Já existe o processo para a criação da Comissão de Ética só que passei nessa casa por dois mandatos e nunca foi criada. Agora estou no terceiro mandato há nove meses e diante dos discursos acalorados que estão existindo nessa casa que passa dos limites e atinge a esfera pessoal, baseado nosso  fiz um requerimento e solicitei ao presidente Vinícius Porto  e foi aprovado. Já foi feita a inscrição para os seis componentes e espero que o processo para escolha dos candidatos seja feita o mais rápido.

 

O senhor acha que está ocorrendo descumprimento do regimento interno?

Até o Tribunal de Contas do nosso Estado existe uma Comissão de Ética, o Senado existe uma Comissão de Ética e as Câmaras  Municipais precisam ter uma comissão porque alguns colegas acabam fazendo a quebra do decoro parlamentar  e vamos  fazer com que as pessoas tenham respeito uns para com os outros. 

 

Durante os seu pronunciamento, o sistema de transporte público de qualidade é um dos temas debatidos. Quais pontos o senhor considera que precisa ser melhorado?

Recebi a informação que empresa que substituiu a empresa VCA só rodada em áreas pavimentadas e com assalto. Nos meu discurso tenho cobrado da Prefeitura Municipal de Aracaju e da empresa  para que os ônibus circulem em toda grande Aracaju, na área da Piabeta porque o mesmo trabalhador que mora nessa localidade também mora na cidade. Vou está cobrando os 50 ônibus  que ainda está faltando.  Vamos está cobrando  os 50  ônibus para atender a população nas áreas sem pavimentação porque quem come a carne também tem que roer o osso.

 

Como o senhor avalia o serviço prestado pela empresa Atalaia Transportes?

Em certa parte a Atalaia Transporte está atendendo a população, mas digamos que ele esteja atendendo 80% e falta ainda 20%. Também apelamos as demais empresas que  estão circulando no sistema para que elas também  tirem de circulação alguns ônibus velhos e coloquem novos para  oferecer uma melhor qualidade de transporte a população.

 

Da redação Universo Político.com