Universo Político.com

MARCA-TEXTO -
Vereador diz que DEM cogita João Alves para disputa ao governo em 2014
“Temos a melhor opção para Sergipe”, diz Renilson, que contesta apoio ao PMDB/PT, e nega acordo com PSC
Vereador diz que DEM cogita João Alves para disputa ao governo em 2014

Por Adriana Freitas e Raissa Cruz

 

Pela declaração do líder da bancada do DEM na Câmara Municipal de Aracaju, vereador Renilson Feliz, o Democratas deve liderar uma chapa na disputa ao governo em 2014. “Se tivermos um candidato será João Alves, e se não tivermos vamos apoiar qualquer outro candidato, mas desde que seja do grupo liderado por João Alves”, é o que defende o vereador, mostrando ainda que essa perspectiva já é estimada pelo DEM: “o DEM sabe que o prefeito vai deixar a prefeitura nas mãos de uma pessoa competente, que é José Machado”. Em entrevista ao Universo Político.com, o vereador fala ainda, apesar da sustentabilidade que o PSC dá à Administração de João Alves, “não existe nenhum acordo firmado visando às eleições de 2014” entre os partidos, e quanto as articulações com o PMDB e PT, “não há interesse do DEM”, “não há possibilidade”. Veja:

 

Eleições - Como o senhor avalia as pesquisas recentes do Instituto Padrão que colocou o prefeito de Aracaju João Alves Filho (DEM) em primeiro lugar para disputa ao Governo do Estado?

A pesquisa representa a vontade o desejo do povo sergipano, pois a administração do PT é ultrapassada e não representa a vontade do povo. Essa pesquisa demonstra que o povo quer a mudança do Governo do Estado.

 

O DEM cogita a ideia de João deixar a prefeitura com o vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) e disputar o governo?

O DEM tem o melhor candidato para disputar. Aracaju perderia o melhor prefeito, mas ganharia o melhor governador. O DEM sabe que o prefeito vai deixar a prefeitura nas mãos de uma pessoa competente, que é José Machado.

 

Então já se articula nos bastidores do DEM esse entendimento para João disputar o governo?

Não está confirmado entendimento nenhum ainda, o que está confirmado é que nós temos a melhor opção para administrar Sergipe. Colocamos à disposição de Sergipe o nome do democrata, João Alves, e eu como líder da bancada na Câmara, defendo que o democrata tenha candidato próprio.

 

O que o senhor diz a respeito da possibilidade de João se aliar ao PMDB, conforme articulações de Jackson Barreto para as eleições de 2014, e talvez estender essa aliança com o PT também, que compõe com o PMDB hoje?

Nós estamos aptos a fazer qualquer tipo de coligação desde que não seja com o PT. Nós somos adversários históricos do PT e não queremos composição do PT, nós queremos é derrotar o PT nas urnas. Agora quanto às alianças para as eleições estamos abertos, mas nós queremos ter o melhor nome e poderemos muito bem dar esse presente ao povo do estado de Sergipe colocando à disposição o nome do engenheiro João Alves. Agora não há possibilidade nenhuma de uma aliança com o PT em 2014. Assim como com o PMDB também não há interesse do DEM, que está representando um atraso na política sergipana, assim com o PT.

 

Há interesse no DEM de retribuir na disputa ao governo de 2014 o apoio dado ao grupo do senador Eduardo Amorim (PSC) na campanha de João Alves para prefeitura, quem sabe o apoiando para o governo, como defende o vereador Jailton Santana (PSC), por exemplo?

Não há nenhum acordo com Amorim para 2014. Em 2012, Amorim votou na vontade do povo de Aracaju, mas João Alves não tem nenhum acordo com ele para as próximas eleições. A parceria existe e o Grupo Amorim dá um apoio ao nosso Governo, sustentabilidade ao nosso Governo, mas não existe nenhum acordo firmado visando às eleições de 2014.

 

Não houve na aliança de 2012 nenhuma discussão envolvendo uma perspectiva de apoio entre os partidos para 2014?

Quando nós fizemos um acordo foi para as eleições de 2012, quando os Amorim perceberam que nós seríamos o melhor candidato a prefeito de Aracaju, foi para 2012, e, posteriormente, ganhamos as eleições.Tudo pode acontecer, mas apoio confirmado de que nós temos obrigação de votar em determinado candidato A ou B, isso o Democrata nunca fez, até porque o democrata não faz acordos futuros e sim no momento, para as eleições atuais. Em 2014 é outra história, outro mundo, e o que temos para o ano de 2014 é uma proposta de candidatura. E o meu apoio e a minha indicação é de que o prefeito João Alves Filho venha a ser candidato a governador. Se tivermos um candidato que será João Alves, e se não tivermos vamos apoiar qualquer outro candidato, mas desde que seja do grupo liderado por João Alves.

 

Câmara - A falta de entendimento entre os vereadores e a secretária Goretti Reis acabou, como está agora? Os cargos nomeados na Secretaria Municipal de Saúde sem concurso público, que foram questionados pelos vereadores, como ficarão?

A falta de entendimento nunca existiu. O grupo está coeso e foi firmado um pacto entre o prefeito e os vereadores para que ninguém critique a administração. Quanto aos cargos comissionados a escolha é técnica e com o aval do prefeito. Agora entendo que o melhor critério seria por merecimento e análise do currículo.

 

Em que pé se encontra a tentativa de instalar a CPI da Deso que o senhor defende? O senhor acredita que contará com sua bancada para instalar essa CPI? E quais os argumentos que o senhor tem usado para tentar convencer os vereadores?

Tenho as 14 assinaturas e só estou esperando a posição do presidente da Câmara de Vereadores, Vinícius Porto. Acho que a Deso presta um péssimo serviço a população, pois os canos têm mais ar do que água. A Deso é do Estado, mas presta serviço ao município.

 

Em relação a CPI dos Transportes, porque o senhor não assinou favorável a instalação?

Não assinei porque foi uma orientação da bancada que seguiu a orientação do prefeito. Os problemas já foram solucionados pelo prefeito que a retirada da Empresa VCA. Quem deixou de forma irresponsável o caos em Aracaju foi Edvaldo Nogueira.

 

O que o senhor defende no projeto que lançou a respeito do programa Mais Saúde?

Eu defendo que os médicos contratados pelos médicos de Aracaju só possam começar a trabalhar pelo município no momento que terem seus diplomas revalidados porque não é admissível que médicos estrangeiros venham para cá sem seus diplomas revalidados trabalhar em Sergipe nós não estamos precisando de qualquer tipo de profissional e sim de profissionais competentes que venham acrescentar alguma coisa para Aracaju. Até porque não concordo com os médicos cubanos que vem para cá em regime de escravidão. O Brasil é o país mais democrático do mundo e não podemos compactar com o sistema que Cuba quer implantar. Eles mandam os médicos que tem famílias constituídas para o Brasil, não vão receber pagamento aqui no Brasil, apenas um auxílio, e dinheiro será enviado ao Governo que Cubano que ajudar as famílias de forma ditatorial e esses médicos que vem para o Brasil não podem nem ser solteiros porque cassados o Governo exerce seu poder de fiscalização em Cuba e se eles ficarem por aqui as famílias pagam pesado as represálias e não podemos aceitar que o Brasil exporte pessoas nessa situação tão atrasado como Cuba.

 

Da redação Universo Político.com