Universo Político.com

INTERNAUTAS -
Quanto vale um voto?
Quanto vale um voto?

*Por Bertulino Menezes

 

Você já pensou quanto vale o nosso voto?! Vejamos: para algumas pessoas, o próprio voto pode valer uma camisa, um saco de cimento, uma prótese dentária, uma cesta básica, uma promessa de emprego...O voto parece uma moeda de troca, parece a moeda mais valiosa que o eleitor tem nas mãos. Ao mesmo tempo, uma moeda efêmera, de prazo de validade curto e já predeterminado, porque, depois de concluída a "negociação", as partes envolvidas não têm mais nenhum compromisso mútuo. É caso encerrado, é negócio concluído. É a moeda somente volta a ter valor na próxima eleição, depois de quatro anos.

 

E nessa perspectiva, prevalece a ausência de compromisso das duas partes- candidato e/ou candidata e eleitor e/ou eleitora- com a idade. E, depois, não será mais possível reclamar que a situação não muda, que os problemas não são resolvidos...

A história, porém, é uma outra.

 

Trocar nosso voto por benefícios pessoais significa a completa desvalorização de nossa escolha. Significa abandonar nossa cidade nas mãos de quem se preocupa apenas com o bem estar pessoal, e, no máximo, dos parentes mais próximos.

 

O nosso voto vale muito! E, diferente do que se possa pensar, seu prazo de validade não se esgota no dia da eleição. Sabe por que? Porque ele continua lá, na Câmara de Vereadores todas as vezes que nosso direitos são defendidos, todas as vezes em que as melhorias para a cidade são discutidas e aprovadas, todas as vezes em que o orçamento da cidade e as contas do Poder Executivo são analisadas, aprovadas ou não, todas as vezes em que as reivindicações das nossas comunidades são levadas à tribuna, discutidas e encaminhadas...Porque ele continua lá, no Poder Executivo, através do prefeito, dos trabalhos desenvolvidos pelas secretarias municipais, pelos departamentos públicos do município...

 

O nosso voto vale muito! É, como vimos, está diretamente ligado ao destino de tudo o que acontece na nossa Aracaju.

 

Portanto, o momento é esse! Façamos do ato de votar uma expressão a mais no exercício da cidadania. Façamos de nossa escolha o ponto de partida para continuarmos construindo a Aracaju que queremos para nós e para as futuras gerações.

 

Bertulino Menezes é jornalista e vereador por Aracaju 

 

*Material enviado pelo internauta. De única responsabilidade do autor. 

 

 

Comentários 

03/08/2012 - Aloisio Santana

Parabens pela matéria, realmente é de se pensar....

 

* Clique em comentar ou no ícone do Facebook e envie também o seu comentário