Universo Político.com

CAMPANHAS -
"Vamos construir 6 mil casas em nosso governo", promete Valadares Filho

O candidato a prefeito de Aracaju, Valadares Filho, participou de entrevista no programa A hora da Verdade, comandado pelo jornalista George Magalhães, durante a manhã desta terça-feira, 31. Questionado sobre a escolha do nome do candidato da base governista, Valadares disse que os partidos aliados sempre colocaram a unidade como principal objetivo do bloco.

 

"Os processos foram afunilando, alguns pré-candidatos retiraram seus nomes, restando apenas o meu o de Rogério Carvalho, que em um gesto extremamente importante retirou sua candidatura. O entendimento foi que o nosso nome, nesse momento, uniria todos o bloco, os quais estão empenhados com a nossa candidatura", disse o candidato, enaltecendo a presença da deputada Conceição Vieira como vice na chapa. "Ela veio para fortalecer e muito a nossa coligação", completa.

 

Valadares Filho destaca que a missão de sua administração é mostrar um projeto inovador, que tenha uma gestão moderna. "Faremos investimentos em tecnologia, deixando a Prefeitura de Aracaju cada vez mais cidadã, sedimentando conquistas, será a continuidade de um projeto que vem dando certo e que crescerá ainda mais", afirma.

 

Investimentos

Valadares Filho disse que vai fazer um plano habitacional muito forte em sua administração. "Nós vamos garantir 1.500 unidades por ano, através de parceria com a Caixa Econômica Federal, somente no programa Minha Casa Minha Vida. Serão 6.000 mil unidades até o final de nossa gestão. Priorizaremos também unidades habitacionais para as famílias que moram em áreas de risco, cadastrando e retirando-as do local, e dando uma condição melhor de moradia", assegura.

 

O repórter do programa, Elmo Siqueira fez um questionamento sobre a macrodrenagem, principalmente na zona de expansão, onde apresenta maiores problemas. "Nosso projeto será ousado para a zona de expansão. A prefeitura já realiza uma obra no Costa do Sol, um dos conjuntos mais prejudicados com as chuvas. Essa emenda é do deputado federal Valadares Filho. Temos conhecimento dos problemas e vamos trabalhar pelo crescimento ordenado. Para isso, iremos criar um órgão ambiental municipal que tenha o poder de licença, assim como a Adema faz pelo Estado", afirma.

 

Licitação do transporte público

Sobre a polêmica da licitação do transporte público, Valadares Filho reforça que defende o processo. "A licitação dá mais transparência e qualidade ao transporte. Defendo com tranquilidade e vou dar continuidade. Aqueles que não defendem pensam com uma mente atrasada, não se modernizou com o momento que vivemos na atualidade".

 

O candidato afirma que o processo está sendo com toda transparência possível e segurança que o mesmo exige, com o objetivo de melhorar o serviço para o povo de Aracaju. "Todo esse processo servirá para que a população deixe de utilizar o seu transporte particular e passe a usar o transporte público diariamente", explica.

 

"Vamos fazer investimentos para o transporte em massa, o estudo já está sendo realizado para a possibilidade de se colocar o Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). A viabilidade já tem sido estudada de forma concreta, falta somente fechar as parcerias, de onde serão retirados os recursos para a implementação", comenta.

 

Problemas diários

Diante da reivindicação apresentada pelos taxistas de Aracaju, o candidato foi questionado sobre quais medidas serão adotadas em relação aos taxistas clandestinos. "Tem que haver diálogo, os taxistas são importantes para o turismo, mobilidade e contribuem diretamente com a economia da nossa capital e devem ser tratados com respeito e valorização. Vou dialogar com a categoria para que nenhum deles sejam prejudicados", ressalta.

 

Outro problema levantado diariamente pela mídia é em relação a feira das trocas. "Nós temos que encontrar uma área a ser explorada pelos feirantes, para legalizar a feira das trocas, tudo isso em acordo com o Ministério Público para que não aconteçam mais problemas com os comerciantes e consumidores, investigando como estão feitas as vendas. Quero ser um parceiro para a resolução desse problema", afirma.

 

Educação, Saúde e Segurança Pública

"Já foram entregues dez mil computadores, e até o final da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira serão entregues 18 mil unidades ao todo. Mas entendemos também que existem problemas, como as creches, por exemplo. As únicas creches de Aracaju foram construídas por Jackson, Déda, e agora por Edvaldo. Faremos cinco creches iniciais, com parceria do governo federal, através do Ministério de Educação", promete.

 

Em relação à saúde, o candidato coloca que esse é um problema nacional. "Será feito um levantamento por bairro em relação a demanda. Os postos construídos talvez já não atendam mais a população do determinado bairro, devido ao crescimento populacional, a solução pode ser ampliá-lo ou até construir outro", explica Valadares Filho, citando ainda outras questões. "Temos também problemas com a distribuição de medicamentos, esse problema é de logística, além da valorização do profissional de saúde. Irei ouvir aos apelos do sindicato da categoria para sanar os problemas".

 

Ainda sobre a saúde o candidato afirma que os repasses do Governo Federal ainda são insuficientes para atender à demanda. "Precisamos ter um aumento dos recursos da União para os Estados brasileiros. Os valores que os municípios recebem são altos, mas vamos trabalhar para conseguir ampliar ainda mais.

 

Projetos na área de segurança já fazem parte do Plano de Governo de Valadares Filho. "Temos a guarda municipal, onde boa parte já é armada e qualificada, o objetivo é ampliar o quadro efetivo. Colocaremos câmeras de monitoramento em todos os bairros de Aracaju, para auxiliar o trabalho da nossa guarda municipal".

 

Por Wandycler Marcos Júnior