Universo Político.com

SINDICALISMO

-

Justiça do Trabalho anula eleição do SINTASA

Os servidores da área de saúde do estado de Sergipe terão nova oportunidade de decidir os rumos da categoria. Isto porque o sindicato da categoria - SINTASA - passará por um novo processo eleitoral. Esta foi a decisão da 3ª Vara do Trabalho de Aracaju, proferida no último dia 14 de outubro. 

 

A decisão foi fruto de uma ação impetrada pelos militantes do Coletivo Atitude, grupo de oposição à atual direção do SINTASA, quando a chapa encabeçada pelo grupo foi impedida de participar das eleições do sindicato, ocorrida em 2010. Mesmo cumprindo com todos os requisitos estabelecidos pelo edital de convocação a chapa de oposição foi impedida de participar do pleito, sob alegação de terem perdido o prazo para inscrição de chapa.

 

De acordo com Gilenilson Silva, membro do Coletivo Atitude, a orientação de impedir a inscrição de chapa partiu do presidente do sindicato, Augusto Couto, que desautorizara a então secretária da entidade a receber qualquer inscrição de chapa sem a sua presença. "O que ocorreu com a gente foi um absurdo. A ex-secretária do sindicato, que testemunhou a nosso favor no julgamento, foi obrigada a não aceitar a inscrição de outras chapas sem a presença do presidente, este que só apareceu na sede do sindicato após o término do prazo para inscrição, estabelecida no edital de convocação", salientou.

 

A decisão anula o processo eleitoral ocorrido em 2010, obrigando a direção do SINTASA a convocar novas eleições dentro de um prazo de 15 dias após a publicação da sentença. Em caso de descumprimento a entidade estará sujeita a multa diária de 2 mil reais. Os militantes do Coletivo Atitude saudaram a decisão judicial, mas não poupam críticas ao modelo de funcionamento em vigor no SINTASA. "Queremos um sindicato pra valer, um sindicato da categoria e não de um presidente. O estatuto do SINTASA estabelece que cabe apenas ao presidente indicar a mesa eleitoral, mesa esta que conduzirá toda a eleição, nós achamos um absurdo. Mas agora nós vamos pra disputa e temos propostas concretas, desde a criação de delegados sindicais na base, o fortalecimento das CIPA´s e do Plano de Cargos e Salários da categoria", afirmou Gilenilson.

 

Da Agência Voz