Universo Político.com

SINDICALISMO -
Adierson destaca desprezo com o transporte público em Café com Negócios
Adierson destaca desprezo com o transporte público em Café com Negócios

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), Adierson Monteiro, palestrou na 4ª edição do Café com Negócios, da Associação de Comerciantes e Empresários do Estado de Sergipe (Acese), que aconteceu na última sexta-feira, dia 09. No evento, que teve como tema a Mobilidade Urbana, Adierson citou algumas formas de se amenizar as problemáticas do trânsito, mas acentuou o desprezo que, segundo ele, o serviço do transporte público tem vivido.

 

"Se existisse país de 5º mundo, o Brasil seria um deles, principalmente pelo desprezo dado ao serviço do transporte público", disse ele referindo-se a falta de investimentos no setor, equiparado com a alta dos impostos cobrados para execução do serviço. "Cerca de 30% da tarifa do ônibus é de tributos. O valor do diesel utilizado nos ônibus é o mesmo do cobrado aos donos de veículos importados particulares. E gratuidades não são compensadas pelo Governo, saem da tarifa de ônibus e do bolso do empresário do transporte. Então, o único país do mundo que o transporte transfere recursos para o Estado é o Brasil. Na Europa, o Estado é quem transfere para o transporte público, e lá é um país mais pobrezinho, não é?", ironizou Adierson.

 

De acordo com ele, em uma pesquisa divulgada em agosto deste ano a Confederação Nacional da Indústria/Ibope identificou que 42% da população utiliza o transporte coletivo como principal meio de locomoção nas cidades. E ressaltou que como forma de contribuir com a mobilidade urbana e a melhoria no serviço do transporte público, o Setransp encomendou em 2008 um projeto para implantação de corredores de ônibus em Aracaju, faixas preferências e mais vias de mão dupla, no entanto, até o momento, o projeto permanece engavetado.

 

"Somos apenas prestadores de um serviço que é público, então o Poder Público é quem deve aplicar esse projeto. O Governo Federal, por exemplo, fez o PAC da Mobilidade, mas só destinou os recursos para cidades com acima de 700 mil habitantes. E Aracaju como fica? Esse é um problema que o prefeito da cidade está precisando resolver", comentou Adierson Monteiro. O presidente do Setransp tomou ainda a atenção do público citando o trabalho do urbanista, reconhecido mundialmente, Jaime Lerner, e exibindo um vídeo produzido pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), que pontua os principais problemas no trânsito das cidades e as alternativas para se conter a situação.