Na Política

Biblia Online

30/04/19 | 06:50h (BSB)

Luciano Pimentel aborda crise no setor aéreo brasileiro

Preocupado com os impactos que a crise no setor aéreo brasileiro tem gerado para os sergipanos, o deputado estadual Luciano Pimentel apresentou nesta quarta-feira, 24, em pronunciamento na Alese, dados consolidados dos balanços anuais das companhias aéreas no período de 2015 a 2017, considerando ainda o terceiro trimestre de 2018.

Iniciando seu discurso, o parlamentar explicou que para muitos, por ser um tema nacional, o assunto deveria ser tratado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. “Mas eu acredito que nós, enquanto parlamentares, temos obrigação de compreender o que está acontecendo. E destaco esse tema para contribuir com informação, com intuito de que todos juntos, parlamentares e sociedade civil, possamos entender o problema e buscar ações que venham a trazer um alento para população”.

Em sua explanação, Luciano Pimentel lamentou o recente cancelamento de voos por parte da Avianca Brasil e demonstrou, com base em informações divulgadas no site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a situação financeira das empresas aéreas ressaltando os principais itens de custo dos serviços prestados pelas empresas, a exemplo dos valores gastos com pessoal, combustível, material de manutenção e reparo, arrendamento de aeronaves e tarifas aeroportuárias.

“Entre os dias 15 e 17 de abril a Avianca cancelou cinco voos e, até o dia 28 deste mês, estão previstos os cancelamentos de mais 42 voos, com partidas de Aracaju para São Paulo e Salvador e chegadas desses mesmos destinos para capital sergipana”, disse o deputado, continuando.

“Nos últimos anos, a Gol registrou PL negativo, ou seja, o valor das obrigações para com terceiros foi superior ao valor dos ativos, fato que configura graves problemas financeiros”, considerou.

De acordo com o parlamentar, os balanços mostram ainda que de 2013 para 2018 houve uma baixa 38% na quantidade de pousos e decolagens em Sergipe. Segundo Luciano Pimentel, além do preço das passagens, um dos fatores que influencia essa diminuição é o gasto com combustível. “Em 2017, as empresas gastaram mais de 9 bilhões de reais em querosene de aviação. Um item bastante significativo, que representa em média 35, 8% dos custos das companhias”.

Na sequência, o deputado relembrou a proposta levada por ele ao Governo do Estado, que trata sobre a redução do ICMS sobre o querosene de aviação para 12%, uma alternativa já adotada em São Paulo e que pode aquecer o setor turístico.

“A redução do querosene não beneficiará apenas a companhia aérea, mas toda sociedade. Tendo em vista que, a partir do momento que os voos tornam-se inviáveis, toda população acaba sendo afetada”, explicou Luciano Pimentel, pontuando que onde a medida foi aplicada ocorreu um aumento no número de partidas.

Concluindo, o parlamentar afirmou é fundamental continuar debatendo a temática para encontrar formas de auxiliar a recuperação das companhias aéreas, assegurando que elas permaneçam em Sergipe, atendendo o consumidor sergipano e fomentando o turismo no Estado.

Por Assessoria Parlamentar



25-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter