Na Política

Biblia Online

03/11/17 | 09:53h (BSB)

Kitty Lima participa de audiência pública na OAB

A vereadora Kitty Lima (REDE) participou na última terça-feira, 31, da audiência pública promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) que tratou sobre o fim gradativo da circulação de carroças em Aracaju. O encontro foi motivado pelo Projeto de Lei Nº 106/2017, mais conhecido como PL das Carroças, protocolado por Kitty Lima na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e que versa sobre o assunto. Apesar de ainda não ter sido discutido em plenário, a proposta já sofre com a resistência da maioria dos vereadores.


A audiência pública foi aberta pelo vice-presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, que lembrou que a sociedade não vive mais no tempo onde as decisões de interesse coletivo não são apenas tomadas pelos representantes do povo nas câmaras de vereadores, nas assembleis e no Congresso Nacional. “O encontro de hoje é um bom exemplo disso. A sociedade precisa ser ouvida e os políticos e gestores públicos precisam entender isso”, disse.


A audiência pública ocorrida na OAB/SE, na opinião de Kitty, serviu para fazer com que as autoridades enxerguem que a sociedade apoia a iniciativa e pede pela aprovação desse projeto.


“O foco dele é os animais que sofrem com os abusos nesse tipo de atividade, porém a proposta contempla também os carroceiros. Eu jamais faria um projeto com essa importância e impacto sem analisar todos os lados envolvidos. Além de dar uma melhor qualidade de vida para os animais longe de maus-tratos, fiz questão de nesse projeto pensar também no carroceiro que é responsável pelo sustento da sua família, e por isso ele prevê a oferta de cursos profissionalizantes ou a substituição das carroças de tração animal pelo ‘cavalo de lata’, tirando esse trabalhador de um subemprego e lhe dando a oportunidade de um trabalho digno e melhor remunerado”, explicou Kitty.


A exemplo das demais capitais do país que aboliram as carroças num período médio de oito anos, Kitty revelou, durante seu discurso aos participantes, que pretende fazer o mesmo em Aracaju, porém no prazo de seis anos.


“Não será uma mudança radical da noite para o dia, por isso estamos mobilizando toda a sociedade para a conscientização desse projeto e essa audiência publica é a prova disso. A Comissão de Direito dos Animais da OAB, como sempre, está atuando como um grande parceiro ao promover esse encontro para que todas as informações em relação a esse projeto sejam esclarecidas”, pontuou a vereadora.


Para a presidente da Comissão de Direito dos Animais da OAB/SE, Renata Mezzarano, a situação dos carroceiros é uma das grandes preocupações da comissão quanto ao assunto, uma vez que a atividade não é reconhecida legalmente pela Justiça.

“A gente não conhece nenhum carroceiro que pague INSS, que tenha uma vida digna ou dinheiro sobrando. São cerca de 400 quilos que a lei municipal permite que o cavalo carregue na carroça, mas quem coloca todo esse peso nela é o carroceiro. E se ele tiver um problema na coluna, por exemplo, quem cuida? Se ele não paga INSS, como vai poder se afastar para tratar do problema se ele não tem direito a nenhum tipo de auxílio? Então essa questão de não se importar com o carroceiro nunca foi uma realidade para a OAB e nem para esta comissão que desde o início esta preocupada com a situação desses trabalhadores”, esclarece.


Da CMA



23-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter