Na Política

Biblia Online

10/04/17 | 09:44h (BSB)

CMA inaugura TV aberta em sessão

Na data em que comemora-se o Dia do Jornalista, 7/4, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) Nitinho (PSD) informou durante a Sessão Especial dedicada a categoria, que a partir desta sexta-feira, a TV Câmara Municipal de Aracaju inicia a transmissão em sinal digital e aberto, em fase experimental no canal 48.4.“Sinto feliz em poder colocar em prática esse projeto. TV em canal aberto promove mais transparência do nosso trabalho para a população aracajuana”, ressaltou.

Já a Sessão Especial, foi proposta pelo vereador e Jornalista por formação, Lucas Aribé (PSB). O vereador parabenizou toda a categoria pelo dia e aproveitou para abordar sobre uma comunicação mais acessível. “Antes, as pessoas com deficiência sequer eram consideradas pessoas, hoje, elas estão inseridas no mercado e com direitos”, comparou.

Para Lucas, a deficiência não está na pessoa e sim, no meio em que vive, além disso a era da tecnologia proporcionou mudanças positivas para todos os jornalistas, independente se tem deficiência ou não. “Existem vários aplicativos que auxiliam no nosso trabalho”, disse. Lucas Aribé acrescentou que a comunicação deve ser feita sempre pensando em quem está do outro lado, em qual é o público e se tem alguém com deficiência recebendo essa informação.

Sobre a TV em canal aberto, Lucas Aribé parabenizou a Câmara Municipal de Aracaju pelo canal aberto. “Agora, a população aracajuana tem mais esse canal de acesso às reuniões de comissões, sessões e votações. Esse processo que iniciou na gestão do ex-presidente Vinicius Porto e agora se concretiza na gestão do atual presidente Nitinho”, disse.

A diretora de Comunicação da CMA, Alexandra Brito explicou todo o processo que o Poder Legislativo enfrentou para hoje, ter um canal aberto. “O processo de implantação da TV Câmara foi iniciado na gestão passada e quando assumimos demos continuidade a esse trabalho”, explicou. Alexandra disse ainda que além da TV Câmara, a Casa conta com Agência de Notícias e Rádio Web.

“Com a implantação do canal aberto, nós da Câmara Municipal de Aracaju e toda equipe técnica fazemos uma homenagem a todos os jornalistas”, afirmou. A diretora falou ainda que é apaixonada pela profissão que abraçou há 27 anos, maior parte desse tempo em Assessoria de Comunicação. Quanto ao trabalho que realiza na CMA, Alexandra falou do cuidado que ela e a equipe têm em sempre atender os vereadores sem distinção de partido político. “Casa é plural”, reforçou. Além disso, a jornalista afirmou que a administração do presidente Nitinho e a sua na Comunicação da Casa, é pautada na valorização profissional e só contrata profissionais graduados na área.

Representando os assessores de comunicação dos vereadores, George Washington, fez uma reflexão sobre o trabalho da classe na área política. O jornalista que já foi presidente e dirigente do Sindjor, atua há alguns anos como assessor de comunicação parlamentar. De acordo com George, a área de assessoria de imprensa e comunicação é a que mais emprega jornalistas em Sergipe e no Brasil. O que foi corroborado por Paulo Souza, que apontou percentual de 60%.

Sobre as dificuldades enfrentadas pela categoria, George falou da questão salarial, da tripla jornada dos profissionais, além das mudanças sofridas devido ao avanço tecnológico. Temos profissionais multitarefas e isso é, muitas vezes um complicador. Uma só pessoa faz duas tarefas ao mesmo tempo e acaba ocupando uma vaga de outro companheiro de profissão”, opinou.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindjor), Paulo Souza parabenizou a Câmara pela ampliação do acesso a informação através da TV Câmara Aracaju em canal aberto. Para o sindicalista, essa iniciativa além de promover transparência no trabalho dos vereadores, abre espaço para os profissionais da comunicação do estado.

Sobre a questão profissional, Paulo Souza afirmou que hoje não é um dia de comemoração e sim de lamentação, já que, o espaço de atuação para os jornalistas vem a cada ano diminuindo. “Em contrapartida, as assessorias estão garantindo em parte, as vagas que antes eram ocupadas nas redações”, opinou.

Com relação a atuação do Sindijor, Paulo ressaltou que é um trabalho árduo e que foca na fiscalização do exercício da profissão. “Não é fácil convencer a classe patronal de garantir o espaço do jornalista diplomado”, avaliou.

Papel do sindjor é defender a categoria. O sindicalista elogiou a Diretoria de Comunicação da Casa pela valorização profissional e somente contratar profissionais habilitados em Jornalismo.

Vereadores- Os vereadores Jason Neto (PDT), Emília Corrêa (PEN), Cabo Amintas (PTB), Iran Barbosa (PT) e Américo de Deus (Rede) também participaram da Sessão Especial e destacaram a importância da profissional não só no Parlamento Municipal, mas para toda sociedade.

Emília ressaltou que jornalista é a alma da notícia. “É um profissional que tem que se autovigiar para não colocar o seu sentimento na notícia e deturpar o a informação”, opinou.

Américo destacou que a imprensa deve ser livre e soberana. “O grande desafio é a credibilidade da informação. Muitas vezes a notícia não agrada alguns políticos e a informação não saí como deve”, lembrou.

Já Iran Barbosa, fez uma reflexão histórica da data em que marca o dia do jornalista. De acordo com o vereador, o Dia do Jornalista surgiu desde o Brasil colonial e marca a resistência da boa informação e imparcialidade do jornalismo. “Sempre procurei dar um destaque especial a categoria de jornalista por onde passei. A estratégia da boa comunicação como instrumento da democracia e transparência do mandato”. O vereador defendeu ainda a valorização da classe.

Radialista, Jason Neto parabenizou a CMA pelo canal aberto e clamou que a categoria lute pela valorização profissional. Além disso, o parlmanetar lembrou de algumas proposituras de sua autoria relacionada à imprensa.

 

Da CMA



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter